Questões de Fonoaudiologia

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As seguintes cartilagens constituem a laringe:

  • A.

    epiglote, tireóide, cricóide, aritenóides, cuneiformes e corniculado.

  • B.

    epiglote, tireóide, palatoglosso, piriformes e torus tubarius.

  • C.

    tireóide, cricóide, aritenóides, cuneiformes e tonsilas palatinas.

  • D.

    tireóide, cricóide, palatoglosso, palatofaríngeo e piriformes.

  • E.

    cricóide, aritenóides, tonsilas palatinas e cuneiformes.

Em relação à zona de articulação dos fonemas, é correta seguinte classificação:

  • A.

    velares: /K/, /g/ e /r/; "que", "gue" e "rre".

  • B.

    labiodentais: /t/, /d/, /n/, /l/ e /r/; "te", "de", "ne", "lê" e "re".

  • C. velares: /f/ e /v/; "fé" e "vê".
  • D.

    palatais : /t/, /d/, /n/, /l/ e /r/; "te", "de", "ne", "lê" e "re".

  • E. dentais ou alveolares: /s/ e /z/; "se" e "zé".

No que se refere ao suporte da fonoaudiologia para a amamentação natural, assinale a opção correta.

  • A.

    Deve-se orientar a mãe a manter o bebê na posição horizontal, para facilitar a retirada do leite.

  • B.

    O movimento de ordenha realizado pelo bebê é mais eficiente quando ele suga apenas o bico do seio da mãe; o ato de sugar a auréola dificulta a retirada do leite.

  • C.

    Deve-se observar a coordenação entre respiração, sucção e deglutição, ou seja, verificar se o bebê consegue sugar o seio ou se este encontra-se muito inchado, o que dificulta o movimento de ordenha e respiração.

  • D.

    Deve-se orientar os pais quanto ao tamanho do furo da mamadeira. Em caso de necessidade, é adequado aumentar o furo da mamadeira, para que o bebê não faça esforço com o gotejamento rápido e, conseqüentemente, alcance plenitude alimentar.

  • E.

    Como forma preventiva de possíveis distúrbios emocionais, aconselha-se a não se insistir com a amamentação no seio materno caso a mãe apresente inchaços no seio.

Os ataques vocais correspondem à maneira como se inicia a adução glótica durante a fonação. O ataque vocal aspirado pode ser produzido por

  • A.

    adução glótica suave e sincrônica com a expiração controlada.

  • B.

    três situações: adução intensa, adução precoce e fluxo expiratório excessivo diante de adução normal.

  • C. adução deficiente ou atrasada.
  • D.

    ar suplementar ao da expiração normal que, utilizado até o final, gera também tensão laríngea.

  • E.

    ar que permanece nos pulmões, mesmo após a expiração máxima.

As alterações estruturais mínimas da cobertura mucosa das pregas vocais são

  • A.

    malformações congênitas com alterações fonatórias e respiratórias.

  • B.

    desvios embriogênicos na arquitetura histológica das pregas vocais.

  • C.

    pequenos desvios na arquitetura cartilaginosa da laringe, o que favorece a inadaptação das cordas vocais à fonação.

  • D.

    alterações cicatriciais da mucosa ou do músculo vocal em decorrência de microcirurgia da laringe.

  • E.

    lesões de aspecto edematoso e, por vezes, polipóide, quase sempre assimétricas.

A insuficiência velofaríngea produz

  • A. diplofonia.
  • B. voz hipernasal.
  • C. voz hiponasal.
  • D. voz soprosa.
  • E. bitonalidade.

No que se refere à fonoaudiologia na saúde pública, julgue os seguintes itens.

I De acordo com o SUS, as unidades básicas de saúde devem priorizar ações voltadas às práticas ligadas à prevenção e ao tratamento de problemas fonoaudiológicos específicos da realidade social em que o serviço de saúde está inserido.

II No que se refere ao serviço de fonoaudiologia, é importante reconhecer as características das demandas específicas em cada comunidade e sua área de abrangência, estabelecendo-se programas de caráter preventivo e medidas que evitem ou minimizem os distúrbios de comunicação pertinentes a determinada realidade social.

III As ações e os programas de saúde pública devem ser constantemente verificados e avaliados, a fim de serem garantidos a prevenção e o tratamento das problemáticas de comunicação, seja na própria unidade básica de saúde (via atendimentos de curta e média duração), seja por encaminhamentos de assistência secundária.

IV O serviço de fonoaudiologia nas unidades básicas de saúde é comumente demandado pelas escolas que identificam em seus alunos alguma dificuldade de comunicação e(ou) aprendizagem.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 0
  • B. 1
  • C. 2
  • D. 3
  • E. 4

Assinale a opção correta quanto à saúde vocal.

  • A.

    O sussurro e o cochicho são recomendados para diminuírem o atrito e o esforço na produção da voz normal.

  • B.

    Apenas aos profissionais da voz e aos que usam a voz como instrumento de trabalho recomenda-se seguir as normas de higiene vocal.

  • C.

    Pigarrear ou raspar a garganta, para soltar alguma secreção, facilita a emissão mais suave e contribui para uma emissão mais adequada.

  • D.

    Sprays e pastilhas usadas sem prescrição médica podem apresentar efeito negativo sobre as pregas vocais, visto que irritam e apresentam efeito anestésico, que mascara a dor na garganta e, ainda, alteram a quantidade e a viscosidade da saliva.

  • E.

    Alimentação, vestuário e mudanças bruscas de temperatura são fatores que não interferem na boa produção vocal, pois mudanças vasculares que poderiam levar momentaneamente à diminuição dos mecanismos de defesa não são encontradas nesses casos.

Assinale a opção que apresenta a definição correta de disfagia.

  • A.

    Distúrbio neurológico que acomete a laringe, causando falta de eficiência na sua função de proteger as vias aéreas à deglutição.

  • B.

    Distúrbio da expressão verbal causado por alteração do controle muscular dos mecanismos da fala.

  • C.

    Dificuldade de produção oral ocasionada por alterações anatômicas e(ou) fisiológicas dos órgãos articulatórios cuja causa é de origem periférica.

  • D.

    Dilatação sacular do ventrículo laríngeo, semelhante a um cisto, que pode envolver, além do ventrículo, outras estruturas supraglóticas.

  • E.

    Distúrbio da fluência da fala que se caracteriza pela interrupção, mais ou menos brusca, de ritmo da expressão verbal.

São características da afasia de broca:

  • A.

    predomínio dos distúrbios de expressão em relação aos da compreensão e expressão não-fluente.

  • B.

    profunda alteração da compreensão verbal e expressão impregnada de transformações que levam ao jargão.

  • C.

    dificuldades na repetição, expressão oral fluente, com parafasias fundamentalmente fonêmicas e compreensão oral pouco alterada.

  • D.

    falta de impulso verbal, sem distúrbios de articulação ou de nomeação e compreensão oral pouco alterada.

  • E.

    falta de vocábulos, com incapacidade de beneficiar-se dos auxílios e grande anomia, que acarreta problemas neuropsicológicos específicos.

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