Lista completa de Questões de Fonoaudiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O exame otoneurológico tem como objetivos, EXCETO:
Sugerir um prognóstico.
Identificar o fator etiológico do exame otoneurológico.
Identificar se existe ou não distúrbio em alguns dos sistemas relacionados ao equilíbrio e ao posicionamento do corpo no espaço.
Realizar dois principais diagnósticos diferenciais: patologia central, em que o distúrbio é situado acima da entrada do VIII par no tronco encefálico, ou patologia periférica, em que o distúrbio é situado abaixo da entrada do VIII par no tronco encefálico.
Criança de 2 anos, pré-termo, com fator de alto risco para perda de audição (exsangüíneo transfusão) com queixa de atraso de fala, apresentou à avaliação audiológica os seguintes resultados:
OD – valores tonais de 40 dB e detecção de voz a 35 dB para audiômetro pediátrico, ausência de RCP a 100 dB para agogô grande, Timpanometria com curva tipo A, ausência de reflexos estapedianos ipsi e contralateralmente, EOAT com reprodutibilidade de 37%, response (eco) de 6 dB, estabilidade da sonda de 98%, EOAPD presentes em todas as bandas de freqüência, potencial evo-cado do tipo precoce presente a 80 dBNPS.
OE – valores tonais de 40 dB e detecção de voz a 40 dB para audiômetro pediátrico, ausência de RCP a 100 dB para agogô grande, Timpanometria com curva tipo B, ausência de reflexos estapedianos ipsi e contralateralmente, EOAT com repro de 98%, response (eco) de 14dB, estabilidade da sonda de 78%, EOAPD presentes em todas as bandas de freqüência, potencial evocado do tipo precoce presente a 90dBNPS.
Com base na avaliação acima, é CORRETO afirmar:
As células ciliadas externas estão íntegras.
A avaliação audiológica sugere perda auditiva de grau moderado.
A imitanciometria indica uma alteração de orelha média, somente pela au-sência do reflexo estapediano.
O potencial evocado pode sugerir como resultado uma perda auditiva neu-rossensorial de grau profundo.
De acordo com potenciais evocados auditivos, todas as afirmativas estão erradas, EXCETO;
Na perda mista, o limiar eletrofisiológico está ausente, devido às freqüências baixas.
Na perda neurossensorial de grau leve, as latências absolutas e os interva-os interpicos estão normais e o limiar eletrofisiológico está ausente.
Na perda condutiva, há um aumento de latência absoluta de todas as ondas com intervalos interpicos dentro da normalidade e presença de replicabilidade.
Na perda retrococlear, os valores de latência interpicos estão diminuídos para quaisquer intervalos; há presença de onda I e/ou ausência de III e V, com ausência de replicabilidade e diferença interaural de 0 (zero mili-segundos).
Uma das maneiras de se verificar a atividade e integridade coclear é a pesquisa das emissões otoacústicas, seja por estímulo click (transiente - EOAT) seja por tom puro (Produto de distorção - EOAPD). Assim, a presença e a ausência das emissões otoacústicas auxiliam o diagnóstico, afirmando e/ou descartando as várias perdas auditivas.
Assinale a afirmativa FALSA em relação à EOAT e EOADP:Presença de EOAT descarta a possibilidade de se ter uma perda auditiva de grau profundo.
Presença de EOAT e EOAPD descarta a possibilidade de uma perda auditi-va de grau profundo.
Presença de EOAPD descarta a possibilidade de se ter uma perda auditiva de grau profundo.
Ausência de EOAT e EOADP descarta a possibilidade de se ter uma perda auditiva de grau profundo.
Sobre a triagem auditiva neonatal, é CORRETO afirmar:
A detecção da perda auditiva deve ser universal com até 6 meses de idade, preferencialmente logo após o nascimento, levando a intervenção com até 12 meses de idade, se necessária.
Crianças com indicadores de perda auditiva tardia progressiva ou flutuante, bem como distúrbios da condução auditiva neural e/ou padrões de disfunção do sistema nervoso, não devem ser monitoradas.
As crianças que não passam no teste inicial (qualquer método de triagem) ou em qualquer dos testes subseqüentes devem iniciar atendimento clínico e audiológico para confirmar a presença de perda auditiva antes dos 12 me-ses.
Todas as crianças que passam no teste de triagem, mas apresentam indicadores de risco para outras doenças auditivas ou atraso na fala e linguagem, seguirão com atendimento clínico e audiológico e farão monitoramento do desenvolvimento da comunicação.
Em relação as disartrias, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
As disartrias dizem respeito a distúrbios no controle neuromuscular da fala, que podem resultar em lentificação na velocidade de fala.
As disartrias têm como conseqüências fraqueza muscular, movimentos motores lentificados, tônus muscular alterado e reflexos anormais.
Apesar de apresentar incoordenação dos movimentos da musculatura oral, o paciente com disartria não tem dificuldades para iniciar e cessar os movi-mentos para a produção dos sons.
O paciente com disartria apresenta alterações vocais dependentes do tipo de comprometimento neurológico.
Clarissa foi encaminhada ao serviço de Fonoaudiologia por seu ortodontista. Ela sempre teve preferência por alimentos pastosos e queixa-se de dor ao mastigar. Em relação à mastigação, é INCORRETO afirmar:
A performance mastigatória está diretamente relacionada à área de contato oclusal.
A força de mordida não tem qualquer relação com a idade cronológica nem com o tamanho corporal.
A eficiência mastigatória é positivamente correlacionada com a idade cronológica e o tamanho corporal.
Os padrões do movimento mastigatório desenvolvem-se e modificam-se buscando maior eficiência funcional e desempenho.
Em relação às funções de mastigação e deglutição, é INCORRETO afirmar:
São alterações da mastigação: mastigação unilateral, mastigação bilateral simultânea, mastigação sem vedamento labial, mastigação com ruídos.
A deglutição pode ser dividida em quatro fases: oral preparatória, oral pro-priamente dita, faríngea e esofágica.
A deglutição é uma ação motora aprendida e complexa, que pode ser iniciada conscientemente, durando de 1 a 10 segundos.
A mastigação lenta, freqüentemente relacionada a disfunções da ATM, pode ser também encontrada em pacientes vítimas de queimaduras.
De acordo com o período de vida, a deglutição pode ser classificada em Infantil e Adulta. Em relação à deglutição, é CORRETO afirmar:
As diferenças encontradas entre deglutição infantil e adulta são decorrentes da morfologia da cavidade oral.
Na deglutição adulta, observa-se a separação dos maxilares e a língua posicionada entre os rebordos gengivais.
Aproximadamente aos 12 meses de idade, a criança pode apresentar características da deglutição adulta.
A deglutição infantil caracteriza-se pela manutenção dos dentes ocluídos, mandíbula estabilizada e contração mínima de lábios.
Sobre a deglutição, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Movimentos compensatórios de cabeça e a presença de ruídos são considerados atipias da deglutição.
São consideradas alterações da deglutição: a interposição lingual e a interposição do lábio inferior.
A deglutição envolve 20 pares de músculos esqueléticos, cuja contração é integrada por estruturas reticulares bulbares, além de oito pares encefálicos.
A deglutição com ruído ocorre devido ao excesso de força do dorso da língua contra o palato no momento da passagem do bolo da cavidade oral para a orofaringe.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...