Questões de Fonoaudiologia

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O exame otoneurológico tem como objetivos, EXCETO:

  • A.

    Sugerir um prognóstico.

  • B.

    Identificar o fator etiológico do exame otoneurológico.

  • C.

    Identificar se existe ou não distúrbio em alguns dos sistemas relacionados ao equilíbrio e ao posicionamento do corpo no espaço.

  • D.

    Realizar dois principais diagnósticos diferenciais: patologia central, em que o distúrbio é situado acima da entrada do VIII par no tronco encefálico, ou patologia periférica, em que o distúrbio é situado abaixo da entrada do VIII par no tronco encefálico.

Criança de 2 anos, pré-termo, com fator de alto risco para perda de audição (exsangüíneo transfusão) com queixa de atraso de fala, apresentou à avaliação audiológica os seguintes resultados:

OD – valores tonais de 40 dB e detecção de voz a 35 dB para audiômetro pediátrico, ausência de RCP a 100 dB para agogô grande, Timpanometria com curva tipo A, ausência de reflexos estapedianos ipsi e contralateralmente, EOAT com reprodutibilidade de 37%, response (eco) de 6 dB, estabilidade da sonda de 98%, EOAPD presentes em todas as bandas de freqüência, potencial evo-cado do tipo precoce presente a 80 dBNPS.

 OE – valores tonais de 40 dB e detecção de voz a 40 dB para audiômetro pediátrico, ausência de RCP a 100 dB para agogô grande, Timpanometria com curva tipo B, ausência de reflexos estapedianos ipsi e contralateralmente, EOAT com repro de 98%, response (eco) de 14dB, estabilidade da sonda de 78%, EOAPD presentes em todas as bandas de freqüência, potencial evocado do tipo precoce presente a 90dBNPS.

 Com base na avaliação acima, é CORRETO afirmar:

  • A.

    As células ciliadas externas estão íntegras.

  • B.

    A avaliação audiológica sugere perda auditiva de grau moderado.

  • C.

    A imitanciometria indica uma alteração de orelha média, somente pela au-sência do reflexo estapediano.

  • D.

    O potencial evocado pode sugerir como resultado uma perda auditiva neu-rossensorial de grau profundo.

De acordo com potenciais evocados auditivos, todas as afirmativas estão erradas, EXCETO;

  • A.

    Na perda mista, o limiar eletrofisiológico está ausente, devido às freqüências baixas.

  • B.

    Na perda neurossensorial de grau leve, as latências absolutas e os interva-os interpicos estão normais e o limiar eletrofisiológico está ausente.

  • C.

    Na perda condutiva, há um aumento de latência absoluta de todas as ondas com intervalos interpicos dentro da normalidade e presença de replicabilidade.

  • D.

    Na perda retrococlear, os valores de latência interpicos estão diminuídos para quaisquer intervalos; há presença de onda I e/ou ausência de III e V, com ausência de replicabilidade e diferença interaural de 0 (zero mili-segundos).

Uma das maneiras de se verificar a atividade e integridade coclear é a pesquisa das emissões otoacústicas, seja por estímulo click (transiente - EOAT) seja por tom puro (Produto de distorção - EOAPD). Assim, a presença e a ausência das emissões otoacústicas auxiliam o diagnóstico, afirmando e/ou descartando as várias perdas auditivas.

Assinale a afirmativa FALSA em relação à EOAT e EOADP:

  • A.

    Presença de EOAT descarta a possibilidade de se ter uma perda auditiva de grau profundo.

  • B.

    Presença de EOAT e EOAPD descarta a possibilidade de uma perda auditi-va de grau profundo.

  • C.

    Presença de EOAPD descarta a possibilidade de se ter uma perda auditiva de grau profundo.

  • D.

    Ausência de EOAT e EOADP descarta a possibilidade de se ter uma perda auditiva de grau profundo.

Sobre a triagem auditiva neonatal, é CORRETO afirmar:

  • A.

    A detecção da perda auditiva deve ser universal com até 6 meses de idade, preferencialmente logo após o nascimento, levando a intervenção com até 12 meses de idade, se necessária.

  • B.

    Crianças com indicadores de perda auditiva tardia progressiva ou flutuante, bem como distúrbios da condução auditiva neural e/ou padrões de disfunção do sistema nervoso, não devem ser monitoradas.

  • C.

    As crianças que não passam no teste inicial (qualquer método de triagem) ou em qualquer dos testes subseqüentes devem iniciar atendimento clínico e audiológico para confirmar a presença de perda auditiva antes dos 12 me-ses.

  • D.

    Todas as crianças que passam no teste de triagem, mas apresentam indicadores de risco para outras doenças auditivas ou atraso na fala e linguagem, seguirão com atendimento clínico e audiológico e farão monitoramento do desenvolvimento da comunicação.

Em relação as disartrias, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    As disartrias dizem respeito a distúrbios no controle neuromuscular da fala, que podem resultar em lentificação na velocidade de fala.

  • B.

    As disartrias têm como conseqüências fraqueza muscular, movimentos motores lentificados, tônus muscular alterado e reflexos anormais.

  • C.

    Apesar de apresentar incoordenação dos movimentos da musculatura oral, o paciente com disartria não tem dificuldades para iniciar e cessar os movi-mentos para a produção dos sons.

  • D.

    O paciente com disartria apresenta alterações vocais dependentes do tipo de comprometimento neurológico.

Clarissa foi encaminhada ao serviço de Fonoaudiologia por seu ortodontista. Ela sempre teve preferência por alimentos pastosos e queixa-se de dor ao mastigar. Em relação à mastigação, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    A performance mastigatória está diretamente relacionada à área de contato oclusal.

  • B.

    A força de mordida não tem qualquer relação com a idade cronológica nem com o tamanho corporal.

  • C.

    A eficiência mastigatória é positivamente correlacionada com a idade cronológica e o tamanho corporal.

  • D.

    Os padrões do movimento mastigatório desenvolvem-se e modificam-se buscando maior eficiência funcional e desempenho.

Em relação às funções de mastigação e deglutição, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    São alterações da mastigação: mastigação unilateral, mastigação bilateral simultânea, mastigação sem vedamento labial, mastigação com ruídos.

  • B.

    A deglutição pode ser dividida em quatro fases: oral preparatória, oral pro-priamente dita, faríngea e esofágica.

  • C.

    A deglutição é uma ação motora aprendida e complexa, que pode ser iniciada conscientemente, durando de 1 a 10 segundos.

  • D.

    A mastigação lenta, freqüentemente relacionada a disfunções da ATM, pode ser também encontrada em pacientes vítimas de queimaduras.

De acordo com o período de vida, a deglutição pode ser classificada em Infantil e Adulta. Em relação à deglutição, é CORRETO afirmar:

  • A.

    As diferenças encontradas entre deglutição infantil e adulta são decorrentes da morfologia da cavidade oral.

  • B.

    Na deglutição adulta, observa-se a separação dos maxilares e a língua posicionada entre os rebordos gengivais.

  • C.

    Aproximadamente aos 12 meses de idade, a criança pode apresentar características da deglutição adulta.

  • D.

    A deglutição infantil caracteriza-se pela manutenção dos dentes ocluídos, mandíbula estabilizada e contração mínima de lábios.

Sobre a deglutição, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    Movimentos compensatórios de cabeça e a presença de ruídos são considerados atipias da deglutição.

  • B.

    São consideradas alterações da deglutição: a interposição lingual e a interposição do lábio inferior.

  • C.

    A deglutição envolve 20 pares de músculos esqueléticos, cuja contração é integrada por estruturas reticulares bulbares, além de oito pares encefálicos.

  • D.

    A deglutição com ruído ocorre devido ao excesso de força do dorso da língua contra o palato no momento da passagem do bolo da cavidade oral para a orofaringe.

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