Questões de Fonoaudiologia

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em relação ao programa de intervenção fonoaudiológica em disfagias orofaríngeas neurogênicas, é correto afirmar que:

  • A.

    o Fonoaudiólogo deve realizar primeiramente uma avaliação com um protocolo clínico sem dieta.

  • B.

    durante a avaliação funcional, são administrados os alimentos habituais do paciente em relação ao volume e à consistência.

  • C.

    as técnicas na terapia em disfagias são referidas por Logemann e utilizam abordagens de estratégias diretas, com bolo alimentar, objetivando estimular a mobilidade e sensibilidade das estruturas envolvidas na dinâmica da deglutição.

  • D.

    durante o exame, podemos utilizar várias técnicas de reabilitação e manobras posturais compensatórias, observando as estruturas e monitorando complicações que possam ocorrer durante a introdução de alimentos, sempre variando volume e consistência mais apropriados.

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Sobre as afasias de recepção ou compreensão, de Wernicke, afasias sensoriais ou afasias fluentes, é correto afirmar que os portadores apresentam dificuldade em:

  • A.

    compreender o símbolo das palavras.

  • B.

    organizar as regras convencionais da língua.

  • C.

    usar as regras da língua nas bases fonética e fonológica.

  • D.

    usar as regras da língua nas bases fonética, fonológica, semântica, sintática e morfológica.

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O que diferencia um tratamento com base fonológica de uma abordagem tradicional, enfocando fonemas isolados é que:

  • A.

    a seleção de processos e traços e o fato de a terapia voltar-se a esses alvos, com fundamento em hipóteses sobre a estrutura organizacional do sistema fonológico da criança.

  • B.

    o objetivo dos programas de terapia com base fonética é facilitar o desenvolvimento de um sistema fonológico inteligível, em oposição ao aperfeiçoamento de fonemas isolados, tratados um de cada vez.

  • C.

    a terapia fonético-fonológica deve ser baseada na pressuposição de que a criança tem um desvio fonológico.

  • D.

    o tratamento deve ser planejado para remediar o aprendizado fonético-fonológico.

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A terapia tradicional dos transtornos de fala tem por objetivo treinar a criança para que ela seja capaz de produzir corretamente cada um dos sons que apresentam problemas. A abordagem terapêutica proposta por Hodson e Paden difere da tradicional em:

  • A.

    trabalhar com cada som errado emitido.

  • B.

    "treinar" segmentos fonêmicos em vez de facilitar a emergência de padrões fonológicos.

  • C.

    usar o período em que a criança incorpora por si mesma, de forma gradativa, um padrão em seu sistema, para facilitar a emergência de outros padrões fonéticos.

  • D.

    procurar aproveitar a habilidade das crianças em fazer generalizações e trabalhar apenas o número suficiente de fonemas dentro de um padrão, a fim de estimular essa tendência.

As habilidades auditivas podem ser avaliadas através de testes comportamentais especiais realizados em cabina acústica. Dentre as habilidades abaixo descritas não é uma habilidade exclusivamente auditiva:

  • A.

    Habilidade em detectar sons.

  • B.

    Habilidade em discriminar sons.

  • C.

    Habilidade em identificar sons não-verbais na presença de outros sons.

  • D.

    Habilidade em selecionar um estímulo e ignorar outro.

  • E.

    Habilidade em identificar sons não-verbais no silêncio (reconhecer) com dois, três, quatro ou mais eventos acústicos que se sucedem.

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Como se tem evidenciado, a apropriação do sistema de escrita é um processo evolutivo, que ocorre de modo progressivo, à medida que a criança tem oportunidade de interagir com a escrita e com pessoas que escrevem. A partir de tal interação, é correto afirmar que a criança:

  • A.

    passa a elaborar hipóteses ou idéias a respeito do que é a escrita, as quais revelam diferentes graus de conhecimento por ela constituídos e organizados.

  • B.

    aprende a escrever de imediato e que os "erros" nem sempre são inerentes ao processo.

  • C.

    nas etapas iniciais dessa longa caminhada, consegue compreender as relações entre a oralidade e a escrita.

  • D.

    a partir do momento em que a segmentação silábica é alcançada, a criança direciona sua atenção para os componentes surdos das palavras.

Sobre a participação do fonoaudiólogo no tratamento das alterações auditivas na infância é incorreto afirmar:

  • A.

    A avaliação audiológica deve ser realizada somente após o tratamento medicamentoso.

  • B.

    É função do fonoaudiólogo a avaliação e o treinamento no nível do processamento auditivo normal.

  • C.

    O fonoaudiólogo atua na orientação de pais e educadores quanto ao controle dos fatores de risco e adequação das condições físicas e ambientais às necessidades da criança.

  • D.

    O fonoaudiólogo deve orientar os educadores no sentido de localização do aluno em sala de aula, favorecendo a visão do professor e a manutenção da atenção.

  • E.

    O fonoaudiólogo deve atuar como membro da equipe educacional e participar do planejamento pedagógico orientando sobre atividades que favoreçam o desenvolvimento das habilidades prejudicadas pela doença auditiva.

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As alterações de escrita decorrentes das chamadas trocas surda/sonoras, em geral, estão relacionadas:

  • A.

    à metodologia utilizada no aprendizado da leitura e escrita.

  • B.

    ao conhecimento sobre as possibilidades de construção de sílabas.

  • C.

    aos processos de percepção e produção de fala.

  • D.

    à compreensão do que é linguagem.

A versão 2000 do JCIH (Joint Committee on Infant Hearing) sugere a adoção dos seguintes indicadores de risco para perda auditiva na fase neonatal (do nascimento aos 28 dias de vida). Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Toda doença ou condição que requeira admissão em UTI por período igual ou maior a 56 horas.

  • B.

    Sinais sugestivos de síndrome conhecida associada à perda auditiva sensorioneural ou condutiva.

  • C.

    História familiar de perda auditiva.

  • D.

    Anomalias craniofaciais, incluindo aquelas com alterações morfológicas de pavilhão auditivo e meato acústico externo.

  • E.

    Infecções intra-útero tais como citomegalovírus, herpes, toxoplasmose ou rubéola.

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Na proteção específica à saúde fonoaudiológica, é correto afirmar que:

  • A.

    os programas educacionais de caráter público tanto quanto o de caráter específico, são aqueles direcionados a população em geral.

  • B.

    os programas públicos se direcionam à educação da comunidade para um conhecimento restrito sobre saúde fonoaudiológica.

  • C.

    atualmente, o melhor para o controle dos distúrbios da comunicação está na ênfase aos programas educacionais.

  • D.

    não se deve envolver a mídia nas estratégias educacionais da população, pela dificuldade em dar continuidade a esses programas.

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