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Em relação aos distúrbios de linguagem, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico de retardo do desenvolvimento da comunicação pode ser feito por meio de observação e análise dos níveis de desenvolvimento pré-linguístico social e cognitivo do bebê.
Na atuação com crianças com gagueira, freqüentemente os familiares apresentam atitudes inadequadas frente às disfluências das crianças. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A ansiedade visível da mãe e o comportamento constrangedor diante dos episódios iniciais de gagueira infantil são circunstâncias desfavoráveis à fluência da criança.
No que se refere ao distúrbio neurológico da linguagem e da fala no adulto, julgue os itens que seguem.
As afasias podem dividir-se em emissivas (cujo deficit de emissão é maior que o de compreensão, como a afasia de Wernick) e receptivas (cujo deficit de compreensão é maior que o de expressão, como a afasia de Broca).
Na atuação com crianças com gagueira, freqüentemente os familiares apresentam atitudes inadequadas frente às disfluências das crianças. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Uma das atitudes paternas que auxilia a fluência de uma criança com gagueira é o oferecimento de estratégias de evitação ou de fuga de situações que evidenciem a sua disfluência.
No que se refere ao distúrbio neurológico da linguagem e da fala no adulto, julgue os itens que seguem.
Disartria corresponde a articulação imperfeita da fala causada por uma lesão no sistema nervoso central ou periférico. É caracterizada por fraqueza, incoordenação ou paralisia do aparelho fonador.
As crianças que apresentam alterações no desenvolvimento de linguagem, normalmente apresentam deficit em outros aspectos, usualmente alterações primárias relacionadas aos aspectos lingüísticos. Os aspectos que influenciam ou que devem ser observados na exclusão dessas crianças com alterações específicas, incluem
problemas neurológicos congênitos ou adquiridos.
No que se refere ao distúrbio neurológico da linguagem e da fala no adulto, julgue os itens que seguem.
A disartria espástica caracteriza-se por voz soprosa, monoaltura, articulação imprecisa das consoantes e hipernasalidade.
As crianças que apresentam alterações no desenvolvimento de linguagem, normalmente apresentam deficit em outros aspectos, usualmente alterações primárias relacionadas aos aspectos lingüísticos. Os aspectos que influenciam ou que devem ser observados na exclusão dessas crianças com alterações específicas, incluem
problemas emocionais ou comportamentais.
No que se refere ao distúrbio neurológico da linguagem e da fala no adulto, julgue os itens que seguem.
Disartria atáxica é uma desordem do neurônio motor superior.
As crianças que apresentam alterações no desenvolvimento de linguagem, normalmente apresentam deficit em outros aspectos, usualmente alterações primárias relacionadas aos aspectos lingüísticos. Os aspectos que influenciam ou que devem ser observados na exclusão dessas crianças com alterações específicas, incluem
ausência de perda auditiva superior a 30 dB.
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