Questões de Fonoaudiologia

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O professor ou profissional que trabalha com ortografia deve conhecer mais profundamente as relações entre a escrita e a sua estrutura:

  • A. pedagógica.
  • B. fonológica.
  • C. gramatical.
  • D. fonética.
  • E. silábica.

Famílias silábicas simples, formadas por consoante-vogal, palavras em que aparecem as mesmas sílabas duplicadas são selecionadas como um dos métodos para garantir na criança a:

  • A. codificação da escrita.
  • B. fixação e automatização da escrita.
  • C. oralidade da escrita.
  • D. pronúncia correta.
  • E. funcionalidade e codificação da escrita

A teoria Vygotskianiana introduz a visão de que pensamento e fala são, a princípio, distintos, e após o desenvolvimento do indivíduo, a linguagem verbal passa a ser a grande forma de mediação, o que nos indica que o indivíduo antes passou pela fase:

  • A. pré-interacional e pré-verbal.
  • B. ideológica e formal.
  • C. morfológica do pensamento e não verbal.
  • D. pré-lingüística do pensamento e pré-intelectual da fala.
  • E. sociocultural.

A voz humana já existe desde o nascimento e é produzida pelo trato vocal a partir de um som básico gerado na:

  • A. prega vocal.
  • B. faringe.
  • C. laringe.
  • D. traquéia.
  • E. b e c corretas.

As estruturas que estão acima da laringe são muito importantes na produção das consoantes. Tais estruturas são:

  • A. condutores dos sons da fala.
  • B. produtores dos sons da fala.
  • C. articuladores dos sons da fala.
  • D. ressonadores dos sons da fala.
  • E. transmissores dos sons da fala.

A principal fonte de som formada pela ativação da vibração das pregas vocais, produzindo a matériaprima, é chamada de fonte:

  • A. amplificadora.
  • B. fonatória.
  • C. friccional.
  • D. glótica.
  • E. c e d corretas.

Quando auxiliamos o indivíduo a reconhecer os elementos de sua qualidade vocal condicionada durante toda a vida, através de um processo de leitura de vozes, estamos realizando a:

  • A. psicodinâmica vocal.
  • B. higiene vocal.
  • C. padronização vocal.
  • D. conscientização vocal.
  • E. interpretação vocal.

Quando temos todas as reações a sons manifestadas por reações motoras, estamos tendo um:

  • A. comportamento sensorial.
  • B. comportamento motor.
  • C. comportamento verbal.
  • D. comportamento não verbal.
  • E. comportamento auditivo.

Desde o nascimento, o indivíduo apresenta uma função normal no processo auditivo no que se refere à capacidade de organizar e compreender os estímulos sonoros que recebe. A isto chamamos de:

  • A. discriminação auditiva.
  • B. memória auditiva.
  • C. análise auditiva.
  • D. percepção auditiva.
  • E. seqüenciação auditiva.

Segundo Drum, alterações mínimas da oclusão podem dar lugar a parafunções como bruxismo, onicofagia, mordedura de lábios, que são de origem:

  • A. habitual.
  • B. endógena.
  • C. psíquica.
  • D. compensadora.
  • E. b e c corretas.
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