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O desenvolvimento da referência objetal em sua fase inicial, ou seja, do primeiro ao quarto/quinto ano de idade, deve ser avaliado, fundamentalmente, com a observação da criança quanto à:
relação com brinquedos e jogos
atuação e manipulação dos objetos
compreensão e utilização das palavras
evolução dos aspectos psicomotores e afetivos
Paciente apresenta aos testes de diapasão: rinne negativo, weber com lateralização para a orelha pior e teste de schwabach prolongado.
Esse resultado é característico da seguinte deficiência:
central
sensorial
funcional
condutiva
Distúrbios vocais decorrentes de afecções neurológicas, como, por exemplo, traumas cranianos ou esclerose lateral amiotrófica, limitam ou impedem a comunicação.
Nesses distúrbios, a terapia de voz tem o objetivo prioritário de:
reduzir a hipernasalidade
diminuir a qualidade vocal instável
maximizar a inteligibilidade da voz
equilibrar a coordenação fono-respiratória
A presença de sulcos longitudinais na língua, normalmente dois ou três, é indicativa da existência de:
mordedura freqüente durante a fala
deglutição indevida com projeção lingual
alteração da língua, relativa à função de articulação
desproporção entre a largura da língua e a largura da cavidade oral
Em reabilitação vocal, os sons a serem utilizados com o objetivo de propiciar uma emissão normotensa e equilibrada em ressonância são classificados como:
plosivos
vibrantes
fricativos
hiperagudos
De acordo com a perspectiva sócio-histórica, a atenção, a percepção e a memória são funções nicialmente naturais, que passam a ser voluntárias.
Este processo ocorre por:
treinamento específico
mediação da linguagem
interferência da escolarização
estimulação psicomotora global
Nos pacientes portadores de deglutição atípica ou adaptada, observamos, primordialmente, contração do seguinte músculo:
mentalis
masseter
orbicular
bucinador
A Associação Americana de Psiquiatria utiliza os seguintes grupos de sintomas para caracterizar a síndrome autística:
isolamento social e relacional / ausência de fala e linguagem / dificuldade com mudanças
problemas emocionais de origem familiar / alterações gramaticais persistentes / problemas de interação social e relacional
distúrbios sociais e comportamentais / problemas afetivos profundos / presença persistente de atividades repetitivas e metódicas
incapacidade qualitativa na interação social / distúrbios na comunicação e na atividade imaginativa / repertório restrito de atividades e interesses
Na avaliação fonoaudiológica de um bebê, além das investigações como histórico, dados hospitalares e observação de reflexos e padrões motores, torna-se fundamental realizar a palpação com o objetivo principal de:
aferir o padrão respiratório
verificar estruturas intra-orais
determinar o tipo de alimentação
descobrir malformações genéticas
O conceito de consciência fonológica, indispensável à compreensão dos transtornos da língua escrita, é caracterizado como:
inventário mental dos fonemas da língua
transtorno específico das aquisições fonológicas
compreensão da organização fonológica de forma seqüencial
capacidade de reconhecimento de unidades inferiores à palavra
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