Questões de Fonoaudiologia

Lista completa de Questões de Fonoaudiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a atuação fonoaudiológica nas disfagias neurogênicas, é correto afirmar que:

  • A.

    o refluxo gastresofágico, quando presente, é um complicador no tratamento fonoaudiológico.

  • B.

    se o paciente estiver internado, em home care ou com dieta enteral ou parenteral, o fonoaudiólogo deve aguardar a evolução do quadro para iniciar a sua intervenção.

  • C.

    a saturação de oxigênio do paciente não é um fator relevante para a intervenção fonoaudiológica.

  • D.

    pacientes que permanecem muito tempo deitados devem ser colocados em uma posição que favoreça a hiperextensão cervical.

  • E.

    a ausculta pulmonar e cervical são procedimentos que devem ser realizados apenas pelo médico assistente.

É indicado no tratamento de portadores de deficiência auditiva neurossensorial bilateral profunda o implante:

  • A.

    auricular

  • B.

    cloaco-coclear;

  • C.

    coclear;

  • D.

    cloaco-coclear auditivo;

  • E.

    aurículo-cócleo-coclear.

Ao realizar o teste de sucção não-nutritiva em um bebê, nascido a termo, portador de Síndrome de Down, foi verificado que o mesmo possuía um reflexo débil. A fim de adequar esse padrão de sucção, recomenda-se:

  • A.

    estimular o reflexo de procura e sucção, 3 a 4 vezes antes da mamada.

  • B.

    estimular o reflexo de sucção, 3 a 4 vezes antes da mamada e esvaziar um pouco a mama, colocando o bebê quando a ejeção do leite estiver presente.

  • C.

    posicionar os lábios do bebê corretamente, puxando-os delicadamente, e estimular o reflexo de sucção, 3 a 4 vezes antes da mamada.

  • D.

    segurar o lábio inferior do bebê com o indicador, durante toda a mamada.

  • E.

    massagear, com o indicador, a cavidade intra-oral do bebê, antes de cada mamada.

Para uma avaliação mais precisa da fala de uma criança, é importante que se saiba:

I - quais são as trocas ou omissões, porém mais uma vez tentar compreender a razão destas trocas e quais as possibilidades de correção.
II - que é raro serem encontrados problemas de fala que fazem parte de problemas de linguagem.
III - que muitas vezes acabam-se reduzindo problemas de desenvolvimento de linguagem em meras trocas ou omissões de fonemas.

Das afirmativas acima:

  • A.

    somente III está correta;

  • B.

    somente I está correta;

  • C.

    somente II está correta;

  • D.

    I e III estão corretas;

  • E.

    todas estão corretas.

São considerados "Centros corticais da expressão e compreensão da linguagem no cérebro", respectivamente:

  • A.

    O terço anterior do giro frontal superior esquerdo (área de Broca) e o terço anterior do giro temporal inferior esquerdo (área de Wernicke).

  • B.

    O terço posterior do giro frontal inferior esquerdo (área de Broca) e o terço posterior do giro temporal superior esquerdo (área de Wernicke).

  • C.

    A porção anterior do giro parietal superior esquerdo (área de Broca) e a porção anterior do giro temporal superior esquerdo (área de Wernicke).

  • D.

    A porção posterior do giro parietal superior esquerdo (área de Broca) e a porção anterior do giro temporal superior esquerdo (área de Wernicke).

  • E.

    A porção superior do sulco central esquerdo (área de Broca) e o terço anterior do giro temporal inferior esquerdo (área de Wernicke).

A musculatura da articulação da fala recebe impulsos voluntários dos nervos cranianos:

  • A.

    hipoglosso, genioglosso, milohideo e vago;

  • B.

    milohioideo, glossofaríngeo, vagofaríngeo e acessórios;

  • C.

    hipoglosso, glossofaríngeo, vago e acessório;

  • D.

    hipoglossofaríngeo, esternocleidomastoideo, facial e bucal;

  • E.

    occiptal, lacrimal e ciático.

A avaliação dos aspectos "pragmáticos" da linguagem é indicada nos(nas):

  • A.

    distúrbios fonéticos.

  • B.

    atrasos de linguagem.

  • C.

    distúrbios da fluência.

  • D.

    disartrias.

  • E.

    distúrbios de aprendizagem da leitura e da escrita.

A menor unidade com significado na linguagem é:

  • A.

    o fonema;

  • B.

    o som;

  • C.

    o grafema;

  • D.

    a palavra;

  • E.

    o grito.

Com base na proposta de Friedman sobre as condições psicossociais que geram a gagueira, indique a alternativa que corresponde à orientação correta para os pais e familiares de uma criança de 2 anos que esteja apresentando uma "gagueira natural".

  • A.

    Aguardar a evolução do quadro para iniciar a escolarização da criança.

  • B.

    Iniciar imediatamente a terapia fonoaudiológica.

  • C.

    Procurar não interromper o fluxo natural da fala da criança.

  • D.

    Retirar a criança de atividades que exijam esforço respiratório.

  • E.

    Chamar a atenção da criança para a dificuldade e oferecer-lhe o modelo articulatório correto.

Distúrbios articulatórios que hoje são reconhecidos como desvios fonológicos evolutivos seriam as falhas, caracterizadas de forma simplista por trocas, omissões e distorções dos fonemas na fala. Estas perturbações podem ser ocasionadas por:

  • A.

    fissura labial e palatina, hipoacusia e macro ou microglossia;

  • B.

    hipoacusia, cegueira e hemiplegia;

  • C.

    psicoses infantis e paralisia do membro inferior direito;

  • D.

    macro ou microglossia e insônia;

  • E.

    agenesia digital, cegueira e fissura labial.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...