Lista completa de Questões de Fonoaudiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A deglutição consiste em uma atividade neuromuscular complexa, na qual estão envolvidos músculos da respiração e do trato gastrintestinal. Assinale a alternativa correta quanto aos aspectos envolvidos nessa função.
A deglutição está presente desde a 20a semana de gestação, sendo uma ação automática comandada pelo tronco cerebral.
A fase esofágica da deglutição é totalmente involuntária e inconsciente.
Na fase faríngea da deglutição, ocorrerá o abaixamento da laringe, facilitando o fechamento das pregas vocais, que será concomitante à abertura do músculo cricofaríngeo, para que o alimento possa entrar no esôfago.
Em casos em que a alteração ortodôntica já ocorreu, não é observada mais a deglutição atípica.
A deglutição adaptada corresponde à movimentação inadequada da língua e/ou de outras estruturas que participam do ato de deglutir, durante a fase oral da deglutição, sem que haja nenhuma alteração de forma, na cavidade oral.
Com relação ao BERA, são verdadeiras as afirmativas abaixo, EXCETO:
considerada a grande arma na identificação das perdas auditivas, sejam elas do tipo que forem, a audiometria de tronco cerebral é um método de fácil aplicação cujas respostas são estáveis e reprodutíveis;
cinco padrões devem ser avaliados no BERA: formato das curvas, presença ou não de cada onda nas várias intensidades, período de latência, valor da amplitude de cada onda e correlação entre os dados obtidos com estímulos unilaterais;
é um método de eleição para ser utilizado com pacientes não cooperativos;
o BERA não pode ser considerado um método de fácil aplicação;
o BERA é o mesmo que audiometria tronco cerebral.
Sobre a presbifagia, é correto afirmar que:
é uma degeneração fisiológica do mecanismo da deglutição decorrente do envelhecimento sadio das fibras nervosas e musculares responsáveis pela função.
é uma alteração da deglutição que acomete indivíduos idosos vítimas de AVE's, TCE's, doenças neuromusculares (ex: parkinsonismo) e tumores de cabeça e pescoço.
as alterações da deglutição, na presbifagia, acontecem apenas na fase oral, em conseqüência da falta de elementos dentários e do aumento da quantidade de tecido conjuntivo da língua.
o objetivo principal do tratamento fonoaudiológico na prebisfagia é tentar conter a evolução e o caráter progressivo dessa doença neuromuscular, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao paciente.
o tratamento fonoaudiológico na presbifagia deve ser mantido durante todo o período em que o paciente possa alimentar-se por via oral, devendo ser suspenso caso o paciente necessite de outra via de alimentação.
Em crianças de 13 a 30 meses, os procedimentos de avaliação audiológica mais utilizados são:
avaliação instrumental, exame da deglutição e equilíbrio;
avaliação instrumental, observação do reflexo cocleopalpebral e reação à voz e técnicas de condicionamento operante - reforço visual;
reação à voz e técnicas de condicionamento operante - reforço visual, testes de equilíbrio dinâmico e avaliação instrumental;
avaliação instrumental, exame fonético e reforço auditivo;
observação do reflexo cocleopalpebral, técnicas de condicionamento operante e exame fonético.
Quanto às características orofaciais dos "respiradores orais", marque V para verdadeiro ou F para falso.
( ) Maxila atrésica e protrusão de incisivos superiores.
( ) Mordidas abertas e cruzadas e retrusão do mento.
( ) Crescimento facial aumentado sagitalmente e narinas estreitas.
( ) Eversão de lábio inferior e lábio superior hipodesenvolvido.
A seqüência correta, de cima para baixo, é:
Qualquer grau de audição que reduza a inteligibilidade da mensagem falada a um grau de inadequação para interpretação apurada ou para aprendizagem é considerado deficiência:
visual;
lingüística;
psicomotora;
auditiva;
mental.
Quanto aos aspectos morfológicos, posturais e funcionais em uma avaliação miofuncional orofacial, marque V para verdadeiro ou F para falso.
( ) A presença de úvula bífida ou sulcada no palato mole, associada a um padrão vocal hipernasal pode ser indicativo de uma fissura submucosa, necessitando de exames otorrinolaringológicos mais específicos.
( ) A avaliação da deglutição não deve limitar-se a observar se existe ou não projeção de língua entre os dentes ou contra os mesmos.
( ) Em um processo de avaliação da respiração, o espelho de Glatzel é utilizado abaixo das narinas do paciente, apenas para visualizar se há ou não passagem de ar pelo nariz.
A seqüência correta, de cima para baixo, é:
Com relação ao processo de aquisição da linguagem da criança surda, pode-se afirmar que:
I - a patologia de linguagem encontrada nos quadros de deficiência auditiva não pode ser compreendida somente sob o prisma da deficiência sensorial.
II - nas dificuldades de aquisição da linguagem pela criança surda devemos considerar as oportunidades restritas de interlocução.
III - a relação "um a um", no caso terapeuta-criança, propiciada pelo atendimento individual, tem sido a opção privilegiada, que favorece a cumplicidade entre eles e a construção da linguagem.
Das afirmativas acima:
somente I e II estão corretas;
somente I e III estão corretas;
somente II e III estão corretas;
todas estão incorretas;
todas estão corretas.
De acordo com as características funcionais dos pacientes com Disfunções e Alterações da Articulação Têmporo-Mandibular (ATM), assinale a alternativa correta.
O estalido é o mais comum dos ruídos, mas, não pode ser considerado um dos sinais de desequilíbrio mecânico da ATM.
As queixas de sintomas auditivos costumam ser freqüentes. Sensação de ouvido tapado e/ou pressão são bastante relatadas.
No tratamento das disfunções de ATM, a aplicação de compressas frias é uma medida bastante útil, pois aumenta a vascularização das estruturas comprometidas responsáveis pela manifestação dolorosa.
Necessitam de intervenção fonoterápica as funções de mastigação e deglutição. A articulação da fala não está relacionada com as disfunções de ATM.
Os hábitos parafuncionais orais não são descritos como um dos fatores etiológicos, mas podem ser agravantes dessa patologia.
Para o preenchimento correto da lacuna da frase "A principal diferença é que, nas línguas orais, os vocábulos são organizados seqüencialmente - como uma seqüência linear de elementos sonoros - enquanto que na ______ os elementos são organizados como uma combinação de componentes que ocorrem simultaneamente" (PEREIRA, 1993), tem de ser usado o que está expresso na opção:
comunicação total verdadeira;
língua de sinais;
oralismo;
comunicação imediata;
comunicação imediata total.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...