Questões de Fonoaudiologia

Lista completa de Questões de Fonoaudiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Conforme o Caderno de Atenção Básica 23 – Saúde da Criança: Aleitamento Materno e Alimentação Complementar, do Ministério da Saúde, analise as assertivas abaixo:
I. O tempo de permanência na mama em cada mamada não deve ser fixado, haja vista que o tempo necessário para esvaziar uma mama varia para cada dupla mãe/bebê e, numa mesma dupla, pode variar dependendo da fome da criança, do intervalo transcorrido desde a última mamada e do volume de leite armazenado na mama, entre outros. II. A mamadeira, além de ser uma importante fonte de contaminação, pode influenciar negativamente a amamentação. III. Atualmente, a chupeta não tem sido desaconselhada, pois os achados em pesquisas são insuficientes para afirmar que esse hábito é capaz de interferir negativamente na amamentação.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e II.

O fonoaudiólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família desenvolve tanto atividades comuns aos demais profissionais quanto ações específicas. Sobre essas ações, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Identificar fatores de risco que levam aos distúrbios da comunicação e funções orofacias.

    B) Compartilhar a construção de projetos terapêuticos dos usuários com necessidade de atenção especializada, incluindo a prescrição de medicamentos e solicitação de exames complementares.

    C) Realizar consulta compartilhada com a equipe de saúde da família.

    D) Facilitar a inclusão social de usuários com deficiência auditiva, física e intelectual.

Das causas de disfagia orofaríngea, é CORRETO afirmar que:

    A) Doença de Wilson é uma causa metabólica.

    B) Doença de Lyme é uma causa miopática.

    C) Discinesia tardia é uma causa estrutural.

    D) Nenhuma das alternativas.

Conforme as Diretrizes de Atenção da Triagem Auditiva, do Ministério da Saúde, analise as assertivas abaixo:
I. A Triagem Auditiva Neonatal (TAN) tem por finalidade a identificação o mais precocemente possível da deficiência auditiva nos neonatos e lactentes. Consiste no teste e reteste, com medidas fisiológicas e eletrofisiológicas da audição, com o objetivo de encaminhá-los para diagnóstico dessa deficiência, e intervenções adequadas à criança e sua família.
II. Segundo dados de diferentes estudos epidemiológicos, a prevalência da deficiência auditiva varia de 10 a 20 neonatos para cada mil nascidos vivos, e de 5 a 10 para cada cem recém-nascidos provenientes de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).
III. Antecedente familiar de surdez permanente não é considerado como fator de risco para deficiência auditiva no recém-nascido.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e II.

Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os músculos dos lábios participam ativamente das funções estomatognáticas e são auxiliares na mastigação. São eles: orbicular dos lábios, zigomático maior e menor e o bucinador. ( ) As estruturas envolvidas na fonação (pulmões, traqueia, laringe, cavidades nasal e bucal) possuem outras funções específicas – respiração, mastigação, deglutição – que, do ponto de vista biológico, são mais importantes do que falar. ( ) Uma das características da deglutição adulta (madura) é a contração da musculatura perioral. ( ) Alguns problemas neurológicos, como a paralisia cerebral e algumas síndromes, levam a alterações de tônus, postura e mobilidade de órgãos fonoarticulatórios.
A sequência está correta em

    A) F, V, F, V

    B) V, V, F, V

    C) V, F, F, F

    D) F, F, V, V

Analise os símbolos audiométricos, abaixo, e assinale a alternativa INCORRETA:

    A) ? indica resposta mascarada em orelha direita por via aérea (fones).

    B) O indica resposta mascarada em orelha esquerda por via aérea (fones).

    C) V indica resposta por via óssea (fronte).

    D) Ø indica resposta em orelha direita em campo livre.

Com base na classificação de Lloyd e Kaplan (1978) (Média tonal de 500, 1k e 2k), dificuldade com fala em nível de conversação é uma característica da:

    A) Audição normal.

    B) Perda auditiva de grau leve.

    C) Perda auditiva de grau moderado.

    D) Perda auditiva de grau moderadamente severo.

São parâmetros assistenciais ligados a analise vocal, EXCETO:

    A) Análise Perceptivo-auditiva.

    B) Análise da Função da Produção Vocal.

    C) Análise dos Parâmetros Ocupacionais.

    D) Análise da Dinâmica Pneumofonoarticulatória.

De acordo com o CFFa, nos centros de formação e apoio à inclusão, o Fonoaudiólogo:

    A) Participa de ações de formação destinadas à equipe e/ou à comunidade escolar sobre temas relevantes da sua área de atuação.

    B) Acolhe alunos com deficiência (visual, auditiva, física, intelectual e múltipla ou com surdocegueira) e transtornos globais do desenvolvimento.

    C) Desenvolve ações preventivas e terapêuticas que possam favorecer a comunicação humana e suas relações com a aprendizagem.

    D) Realiza formação continuada e capacitação específica aos professores do ensino regular/educação especial, quanto aos recursos de tecnologia assistiva e uso de sistemas de comunicação complementares alternativos ou aumentativos.

Com relação aos parâmetros assistenciais propostos pelo CFFa, sobre a avaliação de linguagem, para realizar a avaliação da escrita completa (leitura, letramento, escrita e psicomotora), é necessário:

    A) 45 minutos.

    B) 90 minutos.

    C) 120 minutos.

    D) 180 minutos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...