Questões de Fonoaudiologia

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A sensação de distorção de intensidade, que pode ser definida como um aumento anormal da loudness para sinais em intensidades supralimiares, é denominada de:

    A) Balanceamento binaural.

    B) Adaptação patológica.

    C) Hiperacusia.

    D) Zumbido.

    E) Fenômeno do recrutamento.

São características comuns da avaliação auditiva de um indivíduo com perda condutiva as citadas abaixo, EXCETO:

    A) Teste de Rinne negativo e Weber com lateralização para a orelha pior.

    B) Curvas timpanométricas baixas e ausência do reflexo do músculo do estribo.

    C) Gráfico audiométrico apresentando uma curva ascendente, porém nas otites médias crônicas o perfil da curva pode ser plano.

    D) Índice de reconhecimento de fala sem alteração, sendo normalmente de 100%.

    E) Melhor conservação da audição para sons graves.

Sobre avaliação e terapia fonoaudiológica em casos de fissura labiopalatina, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Entre os distúrbios articulatórios compensatórios característicos da fissura labiopalatina estão golpe de glote, fricativa velar e coarticulação.

    B) Na fricativa faríngea, o som é produzido pela constrição do trato vocal ou por uma constrição provocada pela retração da língua contra a faringe, provocando uma fricção audível.

    C) A utilização de pistas auditivas, visuais e táteis é fundamental no processo terapêutico, uma vez que o maior objetivo é desenvolver a consciência fonológica do indivíduo.

    D) A presença de sincinesias faciais indica insuficiência velofaríngea, na tentativa de realizar um ponto de constrição nasal anterior.

    E) Os mecanismos articulatórios compensatórios anteriorizam a língua, com uso acentuado da ponta, posteriorizando a mandíbula durante a fala e acarretando hipotonia na região laríngea.

A síndrome caracterizada pela deterioração da memória e de pelo menos uma outra função cognitiva que interfere nas atividades de vida diária, podendo ser reversível ou irreversível, é denominada:

    A) Apraxia.

    B) Demência.

    C) Comprometimento Cognitivo Leve (CCL).

    D) Dislexia de superfície.

    E) Epilepsia.

Analise as assertivas abaixo sobre afasias:
I. A Afasia Transcortical Motora é um tipo de afasia fluente, cuja principal característica é o aumento de fala. A compreensão geralmente está alterada. II. As afasias infantis não são classificadas como as dos adultos, sendo apenas divididas em afasias emissivas e receptivas. III. Uma das manifestações das afasias é a parafasia semântica, que é a troca de um vocábulo por outro, estando os dois relacionados semanticamente.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Analise as assertivas abaixo sobre aleitamento materno, de acordo com o Caderno de Atenção Básica 23:
I. A produção do leite logo após o nascimento da criança é controlada principalmente por hormônios, e a “descida do leite”, que costuma ocorrer até o terceiro ou quarto dia pós-parto, ocorre mesmo se a criança não sugar o seio. II. Após a “descida do leite”, inicia-se a fase III da lactogênese, também denominada galactopoiese. Essa fase, que se mantém por toda a lactação, depende principalmente da sucção do bebê e do esvaziamento da mama. III. Como a produção do leite ocorre após a mamada, os intervalos entre uma oferta da mama e outra são importantes, pois nesse momento é que há a liberação da ocitocina.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Existe uma série de abordagens fisiológicas para a terapia vocal, indicadas a partir de evidências científicas, que são utilizadas de acordo com a necessidade de cada patologia. A definição “treinamento estruturado, com foco fonatório para a melhoria do controle da fonte glótica, favorecendo o aumento do tempo máximo de fonação, a estabilidade na emissão e a expansão da extensão vocal, desenvolvido em 4 semanas e com aplicação direcionada para doença de Parkinson” é denominada:

    A) Método de acentuação.

    B) Método Lee Silverman.

    C) Terapia de voz confidencial.

    D) Terapia de ressonância.

    E) Exercícios de função vocal.

No trabalho em Motricidade Orofacial é importante a avaliação detalhada da mastigação. Sobre a avaliação e os aspectos terapêuticos dessa função, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Na avaliação do movimento mandibular, consideram-se adequados os movimentos de abertura inclinados para o lado de trabalho e os de fechamento dirigidos para o lado de não trabalho (lado da trituração).

    B) A mastigação constitui um processo fisiológico e complexo que envolve atividades neuromusculares e digestivas.

    C) A mastigação é o estágio inicial da digestão, pois facilita a deglutição e a ação das enzimas digestivas do estômago, principalmente do pâncreas.

    D) Quando o alimento encontra-se mais triturado, o movimento predominante da mandíbula se dá no plano vertical.

    E) O padrão correto da mastigação deve ser bilateral e alternado, pois possibilita a alternância de trabalho e repouso da musculatura.

A consciência fonológica é uma competência metalinguística que possibilita o acesso consciente ao patamar fonológico da fala e a manipulação cognitiva das representações neste nível. Portanto, envolve reflexão, análise e manipulação intencional de unidades que compõem a linguagem (palavras, sílabas, fonemas). Relacione os quatro níveis de desenvolvimento da consciência fonológica e assinale a alternativa CORRETA:
I. Sensibilidade à rima e à aliteração. II. Conhecimento silábico. III. Conhecimento intrassilábico. IV. Conhecimento segmental.
( ) Corresponde a uma etapa inicial, caracterizada pela descoberta, por parte da criança, de que determinadas palavras apresentam um mesmo conjunto de sons em seu princípio ou fim. Implica uma capacidade para detectar estruturas sonoras semelhantes em diferentes palavras. ( ) Envolve a compreensão de que as sílabas podem ser subdivididas em elementos menores do que elas mesmas e maiores do que um fonema. ( ) Corresponde a uma capacidade para segmentar e operar com as estruturas silábicas das palavras, que implica um processo de divisão da palavra em seus constituintes silábicos. ( ) As palavras são compostas por um conjunto de segmentos sequenciados denominados fonemas.

    A) IV, III, II, I.

    B) I, II, III, IV.

    C) II, I, III, IV.

    D) I, III, II, IV.

    E) II, III, IV, I.

Quais são os testes que avaliam a integração e a separação binaural, ou seja, a habilidade do ouvinte para repetir tudo o que ouviu ou para dirigir a atenção para uma só orelha?

    A) Teste de Fala Filtrada e Teste com Escuta de Dígitos.

    B) Teste Pediátrico de inteligibilidade de fala e Teste de fala com ruído.

    C) Teste de identificação de sentenças sintéticas e Teste de fala filtrada.

    D) Teste de fala com ruído e Teste de Díssilabos Alternados e Sobrepostos.

    E) Teste com escuta de dígitos e Teste de Díssilabos Alternados e Sobrepostos.

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