Questões de Fonoaudiologia

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Sobre a avaliação clínica fonoaudiológica da disfagia infantil, é incorreto afirmar:

  • A. É necessário realizar anamnese detalhada, com investigação das preferências alimentares, consistências e utensílios utilizados, condições nutricionais, ganho de peso e dinâmica familiar durante as refeições.
  • B. A avaliação das estruturas orofaciais inclui a observação do tônus, postura, mobilidade, sensibilidade, simetria, integridade e conformação das estruturas orofaciais, bem como a pesquisa de reflexos adaptativos e protetivos.
  • C. A realização de ausculta cervical deve ocorrer prioritariamente no início e no final da avaliação com alimento, momentos em que ocorrem com mais frequência a penetração e a aspiração laringotraqueal.
  • D. A qualidade vocal deve ser observada antes e após a oferta e sempre que o examinador desconfiar da ocorrência de penetração laríngea.

Relacione os sintomas elencados na COLUNA I com as estratégias utilizadas para minimizá-los na COLUNA II.

COLUNA I

1. Hipotonia facial

2. Hipertonia global

3. Protrusão da língua

4. Excursão exagerada da mandíbula

COLUNA II

( ) Dar flexão e simetria da cabeça

( ) Manuseio global para adequação do tônus

( ) Promover postura com estabilidade

( ) Oferecer estímulos orais laterais

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 1 3 4 2
  • B. 4 1 3 2
  • C. 1 4 3 2
  • D. 4 2 1 3

Sobre o tratamento do refluxo gastroesofágico, considere as afirmativas a seguir.

I. O refluxo gastroesofágico é uma causa frequente de problemas respiratórios em recém-nascidos.

II. Recomenda-se posicionar o recém-nascido em decúbito elevado somente após as mamadas.

III. O aumento do fluxo de alimento pode minimizar a ocorrência de refluxo gastroesofágico.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I, II e III.

Sobre a avaliação e o tratamento dos distúrbios da deglutição em neonatos e lactentes, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Deve-se observar o grau de responsividade e o limiar para o estresse durante o manuseio do neonato na avaliação, pois são aspectos que interferem na resposta de alimentação.
  • B. Deve-se utilizar nesse grupo as mesmas propostas de intervenção utilizadas para a população adulta na avaliação e no tratamento fonoaudiológicos, pois elas são baseadas na fisiologia da deglutição.
  • C. Deve-se avaliar a situação de alimentação com utensílios adequados e sem interferências do cuidador da criança.
  • D. Deve-se utilizar estratégias de manuseio oral e perioral, devendo haver manuseio global somente e postural após a alta hospitalar.

Sobre a avaliação da sucção nos casos de disfagia infantil, considere as afirmativas a seguir.

I. A avaliação da sucção não nutritiva deve ser realizada em crianças até 6 meses de idade, utilizando-se dedo mínimo enluvado, com eliciação prévia do reflexo de busca.

II. A avaliação da deglutição de saliva tem início com a inspeção da mucosa oral, para avaliação da sua lubrificação, e com observação da frequência de deglutição por meio da ausculta cervical.

III. A avaliação da sucção nutritiva pode ser realizada no seio materno ou utilizando-se utensílios da rotina da criança, adequando, se necessário, a consistência nos casos de desempenho insatisfatório.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I, II e III.

Sobre a norma de atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso – método canguru, é incorreto afirmar:

  • A. A primeira etapa do método começa logo após o nascimento de um bebê pré-termo e / ou de baixo peso, com identificação dos recém-nascidos na sala de parto.
  • B. Para o início da segunda etapa do método, são necessários estabilidade clínica da criança, ganho de peso regular, segurança materna, interesse e disponibilidade da mãe em permanecer com a criança o maior tempo desejado e possível.
  • C. A terceira etapa se inicia com a alta hospitalar e exige acompanhamento ambulatorial criterioso do bebê e de sua família.
  • D. O método canguru, desde a primeira fase, é realizado por uma equipe multidisciplinar, capacitada na metodologia de atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso.

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) engloba todos os aspectos da saúde humana e componentes relevantes para a saúde relacionados com o bem-estar e descreve-os em termos de domínios de saúde e domínios relacionados à saúde.

Sobre os componentes da CIF, considere as afirmativas a seguir.

I. O termo funções do corpo refere-se aos órgãos, membros e componentes do corpo.

II. Deficiências são problemas nas estruturas ou funções do corpo, e limitação de atividades refere-se à dificuldade de realização de atividades.

III. O termo restrições na participação refere-se aos problemas que o indivíduo pode enfrentar quando está envolvido em situações da vida real.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.

Considere que um recém-nascido pré-termo, com 32 semanas de idade gestacional e peso de 1 410 g, em uso de sonda orogástrica para a alimentação, foi avaliado pela fonoaudióloga da equipe de neonatologia. Na avaliação fonoaudiológica, manteve-se sonolento, com reflexo de busca inconsistente, sucções irregulares e língua posteriorizada.

Nesse caso, a conduta fonoaudiológica correta a ser adotada é:

  • A. introduzir alimentação por via oral e reduzir o complemento por sonda orogástrica.
  • B. realizar estimulação oral por intermédio da sucção não nutritiva, com dedo enluvado ou mama vazia.
  • C. incentivar o aleitamento materno para melhorar o padrão de sucção e o posicionamento da língua.
  • D. encaminhar o recém-nascido ao videodeglutograma, antes de iniciar a intervenção fonoaudiológica.

As alterações de linguagem são elemento central nos quadros clínicos associados ao espectro autístico.

Sobre o diagnóstico e a terapia de linguagem de crianças autistas, é correto afirmar:

  • A. O diagnóstico fonoaudiológico deve incluir um conjunto de procedimentos relacionados à comunicação, ao desenvolvimento cognitivo e à adaptação social.
  • B. As dificuldades de comunicação e linguagem são consideradas secundárias às outras alterações, sendo sua caracterização de menor importância para determinação de procedimentos terapêuticos.
  • C. Os modelos de intervenção terapêutica devem abordar a comunicação como um todo e não as áreas predominantemente alteradas.
  • D. As oficinas de linguagem oferecem uma situação protegida, de comunicação diádica e interações comunicativas simétricas, e apresentam vantagem econômica sobre a terapia individual, pois é necessário somente um terapeuta para o grupo de pacientes.

Sobre o distúrbio específico de linguagem, considere as afirmativas a seguir:

I. Pode-se observar a ocorrência de simplificações fonológicas não observadas no processo normal de aquisição de linguagem e dificuldades em adquirir novas palavras, estruturação gramatical simples e vocabulário restrito.

II. As manifestações de linguagem encontradas são variadas e mutáveis, dependendo da gravidade do quadro.

III. O diagnóstico de distúrbio específico de linguagem é dado na presença de alterações de linguagem concomitantemente a outras patologias, como deficiência auditiva, disfunção neuromotora, transtorno globais do desenvolvimento, entre outras.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.
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