Questões de Fonoaudiologia

Lista completa de Questões de Fonoaudiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A triagem auditiva neonatal tem por objetivo a identificação precoce da perda auditiva.

Considerando os critérios e princípios da triagem auditiva, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. A triagem auditiva não pode ser realizada em Unidades Básicas de Saúde, em berçários comuns, alojamento conjunto ou UTI neonatal.
  • B. A realização da triagem auditiva nos berçários e alojamentos conjuntos antes da alta hospitalar possibilita a avaliação de grande número de crianças em pouco tempo.
  • C. A recomendação atual é de que a triagem auditiva neonatal deve ser aplicada somente em recém-nascidos que preencherem os critérios de risco para perda auditiva.
  • D. O procedimentos de triagem auditiva neonatal mais recomendado é a avaliação auditiva comportamental.

Sobre as aplicações clínicas da pesquisa do limiar eletrofisiológico por meio do PEATE, analise as afirmativas a seguir.

I. Esse exame identifica o limiar auditivo de crianças com transtornos psiquiátricos e transtornos neurológicos.

II. Esse exame é uma mensuração objetiva para fins de diagnóstico em casos de simulação.

III. Esse exame é uma mensuração subjetiva da audição em adultos.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.

A deglutição é uma função que envolve o transporte de material da cavidade oral até o estômago sem permitir a entrada de nenhuma substância na via aérea. Para que a deglutição ocorra de forma segura, é necessária uma coordenação precisa e complexa dos diversos músculos e nervos que participam desse processo.

Considerando os nervos envolvidos na deglutição, uma lesão nos pares cranianos V, VII e XII resultará em disfagia nas seguintes fases da deglutição:

  • A. preparatória-oral e oral.
  • B. faríngea e esofágica.
  • C. oral e faríngea.
  • D. preparatória-oral e faríngea.

Sobre a avaliação audiológica infantil, é incorreto afirmar:

  • A. Em crianças com idade de até 6 meses, deve-se utilizar, além das emissões otoacústicas, a audiometria de reforço visual e a pesquisa de detecção de voz.
  • B. Tem como objetivo identificar a presença de perda auditiva, o tipo e o grau da perda e a configuração do audiograma.
  • C. Crianças com risco de perda auditiva adquirida ou progressiva devem fazer avaliações periódicas nos três primeiros anos de vida.
  • D. Se a criança for considerada de risco para alteração retrococlear, necessitará realizar PEATE e acompanhamento de linguagem.

Considere o caso clínico a seguir.

Paciente do sexo feminino, 30 anos de idade, apresenta nódulos de pregas vocais e fenda em ampulheta.

Em relação ao caso, todas as estratégias vocais a seguir podem ser utilizadas na terapia vocal do paciente, EXCETO:

  • A. Técnica do som basal; técnica de vibração de lábios.
  • B. Técnica de vibração de língua; técnica de exteriorização da língua.
  • C. Técnica dos sons vibrantes; técnica de empuxo.
  • D. Técnica de voz salmodiada; técnica de rotação de língua no vestíbulo.

Sobre a avaliação e o tratamento de recém-nascidos e lactentes com distúrbios de alimentação e deglutição, é incorreto afirmar:

  • A. A avaliação e o tratamento de recém-nascidos e lactentes são semelhantes à proposta de intervenção com adultos, não havendo a necessidade de se considerar as peculiaridades inerentes a essas faixas etárias.
  • B. Deve-se avaliar a alimentação do recém-nascido imediatamente antes da dieta por sonda, potencializando respostas motoras e de deglutição mais fidedignas.
  • C. Deve-se utilizar o estímulo térmico gelado intraoral com critério, pois nos recém-nascidos prematuros e instáveis clinicamente, esse estímulo pode produzir hipotermia.
  • D. Na avaliação de crianças com traqueostomia, é necessário certificar-se da necessidade e frequência de aspirações para retirada de secreção, da ocorrência de tosse produtiva e suficiente para limpar as secreções de forma espontânea.

Em relação à presbifonia, é correto afirmar:

  • A. Os idosos não percebem suas alterações vocais e, por isso, não apresentam queixas relacionadas à voz.
  • B. A presbifonia pode provocar dificuldade de deglutição, facilitando a incidência de engasgos e aspirações.
  • C. No envelhecimento, ocorre aumento do tempo máximo de fonação e da extensão fonatória.
  • D. A presbifonia faz parte do processo natural de envelhecimento e, portanto, não pode ser evitada ou minimizada.

Relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as alterações das funções estomatognáticas a suas possíveis causas.

COLUNA I

1. Alterações mecânicas da respiração

2. Alterações ambientais da respiração

3. Presença de resíduos após a deglutição

4. Mastigação bilateral simultânea

COLUNA II

( ) Congestão nasal

( ) Disfunções da ATM

( ) Diminuição de saliva

( ) Alterações climáticas

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 1 3 4 2
  • B. 1 4 3 2
  • C. 4 1 3 2
  • D. 3 4 1 2

Assinale a alternativa correta. Em uma abordagem cognitiva, as dislexias são classificadas como periféricas e centrais. Dessa maneira, as dislexias periféricas são aquelas nas quais:

  • A. O sistema de análise visual está prejudicado
  • B. O indivíduo não substitui letras na leitura
  • C. O indivíduo não apresenta dificuldades de leitura
  • D. O indivíduo não apresenta omissões nas atividades de leitura
  • E. O indivíduo não apresenta erros fonêmicos

Em relação à avaliação fonoaudiológica do idoso com afasia, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Para os pacientes idosos, a situação de avaliação pode desencadear ansiedade pela falta de costume dessa geração a testes formais.

( ) Não se deve avaliar aspectos específicos de diferentes canais sensoriais como visão e audição.

( ) O ambiente físico deve ser considerado no processo de avaliação, observando a presença de ruídos e a iluminação desfavorável.

( ) Na avaliação da afasia no idoso, deve-se utilizar protocolos padronizados que avaliam os diferentes níveis da linguagem.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. F V F V
  • B. V F V V
  • C. V F V F
  • D. V F F V
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...