Questões de Fonoaudiologia

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Sobre a mordida cruzada, um dos fatores que contribuem para má oclusão, assinale a alternativa correta.

  • A. É uma sobremordida aumentada pela perda precoce dos dentes posteriores.
  • B. Há uma desproporção entre os ossos do complexo craniofacial, com anomalias ósseas importantes.
  • C. Alguns casos apresentam retrusão mandibular com relação à base do crânio, o que propicia um aumento facial vertical.
  • D. Problemas localizados de posição dentária, crescimento alveolar inadequado ou desarmonia entre a maxila e a mandíbula.

Em relação à avaliação dos órgãos fonoarticulatórios no paciente com a fissura lábio‐palatal, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Lábios: verifica‐se a continuidade do músculo orbicular dos lábios, projeção dos lábios para frente e mobilidade labial.
  • B. Músculos bucinadores: não apresentam alterações, podendo ser hipotônicos devido à postura labial e à respiração bucal.
  • C. Língua: a respiração bucal ocasiona uma postura de repouso baixa, diminuição da agilidade e habilidade da ponta da língua.
  • D. Músculos masseteres: pode apresentar hipertensão quando existe hipotonia muscular ou dificuldade para o fechamento dos lábios devido a um lábio superior curto.

Fazem parte do grupo de músculos intrínsecos da língua, EXCETO:

  • A. Transverso.
  • B. Genioglosso.
  • C. Lingual inferior.
  • D. Lingual superior.

Em relação à motricidade orofacial, analise as afirmativas a seguir.

I. A mioterapia visa modificar o comportamento muscular por meio da execução de exercícios, enquanto a terapia miofuncional começou a ser utilizada para atuar na modificação muscular por meio do reestabelecimento das funções orais.

II. A mioterapia e a terapia miofuncional são linhas terapêuticas completamente diferentes, sendo necessário ao terapeuta, quando eleger uma das duas linhas de trabalho, saber o porquê da sua escolha e conhecer profundamente sobre ambas.

III. A realização de exercícios isométricos, isotônicos e de contra resistência são necessários, independente da linha terapêutica escolhida pelo terapeuta, pois compõe o protocolo utilizado na terapia de motricidade orofacial.

IV. A ordem que devem ser realizados os exercícios isotônicos, isométricos e isocinéticos está relacionada ao grau de dificuldade, pois não é indicado solicitar a um paciente que realize um exercício isocinético se seu músculo está com o tônus reduzido.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.

A Motricidade Orofacial (MO) é uma das áreas de atuação da fonoaudiologia. Em relação à MO, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Nas pessoas com face mais curta, em que o crescimento é predominantemente horizontal, observa‐se maior vigor, potência e força mastigatórias.
  • B. Os movimentos mandibulares durante os ciclos mastigatórios são altamente adaptativos, especialmente nas crianças, devido à instabilidade oclusal que pode ocorrer por ocasião das trocas dentárias.
  • C. A mastigação unilateral estimula, inadequadamente, o crescimento e proporciona uma excitação neural que terá como resposta o maior desenvolvimento póstero‐anterior da mandíbula do lado do balanceio.
  • D. O padrão bilateral alternado possibilita distribuição da força mastigatória, intercalando períodos de trabalho e repouso musculares e articulares; é um processo que independe do crescimento e desenvolvimento facial.

Analise as afirmativas a seguir.

I. As interferências oclusais podem desencadear o bruxismo ou apertamento dental, porém sabe‐se que a presença desses hábitos costuma estar relacionada, principalmente, aos aspectos emocionais.

II. As afecções bucais frequentes como ocorrência de estomatites, amigdalites, gengivites e outras são importantes indicativos de interferência na mastigação e preferências alimentares.

III. Nas faces longas, a musculatura menos potente caracteriza uma mastigação mais lenta, com menor vigor e não deve ser confundida com mastigação alterada.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

“De acordo com a literatura, indivíduos com ______________________ apresentam características específicas, dentre as quais estão a alteração do processamento da informação visual, desempenho ruim nas provas de nomeação automática rápida, dificuldades em processar estímulos linguísticos e não linguísticos, déficit no componente fonológico da linguagem.” Assinale a alternativa que apresenta a característica que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. dislexia
  • B. disgrafia
  • C. distúrbio fonológico
  • D. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Cardin (1992) afirma que as Fissuras Labiopalatais (FLP) são alterações da fusão dos processos faciais embrionários. Em relação às fissuras labiopalatais e/ou labiais em bebês, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As fissuras palatinas alteram a sucção por falta de pressão intraoral mesmo após o fechamento cirúrgico; o bebê pode permanecer com a movimentação compensatória.

( ) As alterações otológicas nos bebês com FLP deve‐se principalmente ao funcionamento inadequado da tuba auditiva pelo comprometimento da função do músculo tensor do véu palatino.

( ) O tempo de mamada nos bebês com FLP não deve ultrapassar 30 minutos, já que a criança apresentará dificuldades durante a amamentação, evitando‐se, assim, o desgaste da mãe, do bebê e da relação entre ambos.

( ) Em bebês com fissuras labiais unilaterais, a tendência do crescimento é ocorrer no segmento maior, desfavorecendo o segmento menor; nesse caso, colocar o bebê para mamar apenas do lado do lábio comprometido favorece a estimulação necessária para o desenvolvimento adaptado.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, F.
  • B. V, V, V, V.
  • C. F, F, V, V.
  • D. V, V, F, V.

No que se refere a paralisias faciais, analise as afirmativas.

I. Duas fases podem ser definidas em relação às paralisias faciais: a primeira considerada a fase flácida em que há pouca ou nenhuma informação neural para a musculatura e, a segunda, considerada como fase de sequelas, em que a musculatura já foi reinervada, podendo esta ser acompanhada de recuperação parcial dos movimentos e movimentos aberrantes.

II. Nos casos de paralisia facial periférica em sua fase inicial, ou seja, fase flácida, o trabalho consiste na realização de estratégias realizadas de forma isométrica, acompanhadas por massagens indutoras no sentido do movimento desejado, de preferência em ambos os lados da face para não exacerbar a informação proprioceptiva do lado acometido.

III. O prognóstico na fase das sequelas, em casos de paralisias facial periférica, não está relacionado ao tempo de evolução da paralisia, mas ao grau de conscientização do paciente, porém, em alguns casos, apesar da conscientização e colaboração do paciente, faz‐se necessário o encaminhamento ao médico especialista plástico ou otorrinolaringologista para estudos de estratégias reparadoras.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.

“O _________________ fonológico afeta 10% da população e é caracterizado por alteração do sistema fonológico de causa desconhecida, no qual o indivíduo não usa os sons da fala esperado para idade ou dialeto. O _____________ é a simplificação de uma regra fonológica feita pela criança e refere‐se a uma classe de sons e não ao som isolado. As alterações __________________ manifestam‐se, principalmente, por meio das distorções, dificuldades na produção do som. As alterações ________________ manifestam‐se, principalmente, por meio das omissões e substituições em que o paciente omite ou substitui o som‐alvo por outro presente em seu inventário.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. transtorno / processo fonológico / fonéticas / fonológicas
  • B. transtorno / processo fonológico / fonológicas / fonéticas
  • C. processo / transtorno fonológico / fonéticas / fonológicas
  • D. transtorno / distúrbio específico de linguagem / fonéticas / fonológicas
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