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A aquisição do sistema fonológico segue padrões universais e cada criança apresenta suas características individuais. É comum ocorrerem vários processos fonológicos simultaneamente. Há processos fonológicos usuais e os não usuais. Os exemplos /faka/ por /vaka/ e /selu/ por /zelu/ referem‐se a qual tipo de processo fonológico?
Em relação às fendas glóticas, relacione adequadamente as colunas a seguir. (Considere que alguns números se repetirão.)
1. Fenda triangular posterior.
2. Fenda triangular médio‐posterior.
3. Fenda dupla.
( ) Homens com esse tipo de fenda, geralmente, têm laringe de padrão feminino, reduzida em tamanho.
( ) A presença dessa fenda pode refletir uma contração excessiva da faringe, contribuindo para aproximação da parte central das pregas vocais.
( ) Esta fenda é típica da disfonia por tensão muscular ou disfonia por síndrome de tensão músculo esquelética.
( ) Crianças de ambos os sexos apresentam este tipo de fenda.
( ) Essa fenda desaparece rapidamente quando o paciente é submetido à fonoterapia e a lesão de massa é reabsorvida, demonstrando que a fenda era um artefato de adaptação.
A sequência está correta em
O objetivo de uma avaliação de voz é descrever o perfil vocal básico de um indivíduo e verificar a influência do comportamento vocal na gênese de uma disfonia.
( Behlau, 2001.)
No que se refere à avaliação de voz, segundo Behlau (2001), afirma‐se que:
I. Entende‐se por ____________________ a habilidade do sujeito falante em usar a dinâmica vocal na fala encadeada intensamente, por um determinado período, sem mostrar sinais de cansaço, mantendo a qualidade vocal inicial.
II. ____________________ é o resultado da interrelação harmônica das forças expiratórias, mioelásticas da laringe e musculares da articulação.
III. ____________________ é um parâmetro físico ligado diretamente à pressão subglótica da coluna aérea e é avaliada em como julgamos um som.
IV. ____________________ é um parâmetro ligado à velocidade de vibração das pregas vocais.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
Assinale a alternativa que apresenta uma afasia pertencente ao sistema de classificação de Luria.
O nervo _________________ constitui o __________ par de nervos cranianos. É um nervo misto (motor e sensorial). Caso ocorra lesão pode comprometer a ___________________________. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
De acordo com a classificação de Luria, esses pacientes têm uma pronúncia vagarosa de sons isolados e de palavras, fazendo longas pausas na transição de uma palavra para outra, sendo cada palavra pronunciada com grande esforço. No entanto, tal afasia não é simplesmente representada por um distúrbio da fala motora, mas, principalmente, por uma perturbação da fala interna. O paciente parece incapaz de guardar a esquematização da fala interna, o que conduz à fala hesitante e a uma redução da complexidade gramatical das frases produzidas. A linguagem oral e escrita se caracterizam por curtos fragmentos de frases. Estes afásicos têm uma fala monótona e, uma vez criados os padrões articulatórios, não conseguem suprimi-los, o que conduz à perseveração. A compreensão também está comprometida. Luria sugere que o distúrbio básico nos pacientes com essa afasia não é uma deficiência na capacidade de criar novas articulações, mas, sim, uma perturbação na automaticidade da fala contínua em consequência da perturbação dos esquemas da fala. O trecho anterior descreve pacientes com afasia
De acordo com o código de ética da fonoaudiologia, a infração ética consiste em:
I. resguardar a privacidade do cliente;
II. colaborar, sempre que possível, em campanhas que visem o bem-estar da coletividade;
III. manter sigilo sobre fatos de que tenha conhecimento em decorrência de sua atuação com o cliente, exceto por justo motivo.
IV. oferecer ou prestar serviços gratuitos à entidade pública de qualquer natureza ou a empresas, além de participar gratuitamente de projetos e outros empreendimentos que visem lucro.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)
Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os músculos dos lábios participam ativamente das funções estomatognáticas e são auxiliares na mastigação. São eles: orbicular dos lábios, zigomático maior e menor e o bucinador.
( ) As estruturas envolvidas na fonação (pulmões, traqueia, laringe, cavidades nasal e bucal) possuem outras funções específicas respiração, mastigação, deglutição que, do ponto de vista biológico, são mais importantes do que falar.
( ) Uma das características da deglutição adulta (madura) é a contração da musculatura perioral.
( ) Alguns problemas neurológicos, como a paralisia cerebral e algumas síndromes, levam a alterações de tônus, postura e mobilidade de órgãos fonoarticulatórios.
A sequência está correta em
Relacione os tipos de disartria aos distúrbios neurológicos mais comumente associados.
A sequência está correta em
Os fonemas /d/, /ç/ e /K/ classificam-se, respectivamente, como
Ponto de articulação: bilabial / linguopalatal / linguoalveolar
Modo de articulação: oclusiva / líquida / fricativa
Saída de ar: oral / oral / oral
Traço de sonoridade: surdo / surdo / sonoro
Ponto de articulação: linguodental / velar / linguopalatal
Modo de articulação: fricativa / oclusiva / oclusiva
Saída de ar: oral / nasal / oral
Traço de sonoridade: surdo / sonoro / sonoro
Ponto de articulação: linguoalveolar / linguopalatal / velar
Modo de articulação: líquida / fricativa / fricativa
Saída de ar: oral / nasal / oral
Traço de sonoridade: sonoro / surdo / sonoro
Ponto de articulação: labiodental / linguodental / velar
Modo de articulação: oclusiva / líquida / fricativa
Saída de ar: oral / oral / nasal
Traço de sonoridade: surdo / sonoro / surdo
Ponto de articulação: linguodental / linguopalatal / velar
Modo de articulação: oclusiva / fricativa / oclusiva
Saída de ar: oral / oral / oral
Traço de sonoridade: sonoro, surdo, surdo
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