Questões de Fonoaudiologia

Lista completa de Questões de Fonoaudiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A aquisição do sistema fonológico segue padrões universais e cada criança apresenta suas características individuais. É comum ocorrerem vários processos fonológicos simultaneamente. Há processos fonológicos usuais e os não usuais. Os exemplos /faka/ por /vaka/ e /selu/ por /zelu/ referem‐se a qual tipo de processo fonológico?

  • A. Sonorização de fricativa: processos fonológicos usuais no desenvolvimento normal.
  • B. Ensurdecimento de fricativa: processos fonológicos usuais no desenvolvimento normal.
  • C. Sonorização de fricativa: processos fonológicos não usuais no desenvolvimento normal.
  • D. Ensurdecimento de fricativa: processos fonológicos não usuais no desenvolvimento normal.

Em relação às fendas glóticas, relacione adequadamente as colunas a seguir. (Considere que alguns números se repetirão.)

1. Fenda triangular posterior.

2. Fenda triangular médio‐posterior.

3. Fenda dupla.

( ) Homens com esse tipo de fenda, geralmente, têm laringe de padrão feminino, reduzida em tamanho.

( ) A presença dessa fenda pode refletir uma contração excessiva da faringe, contribuindo para aproximação da parte central das pregas vocais.

( ) Esta fenda é típica da disfonia por tensão muscular ou disfonia por síndrome de tensão músculo esquelética.

( ) Crianças de ambos os sexos apresentam este tipo de fenda.

( ) Essa fenda desaparece rapidamente quando o paciente é submetido à fonoterapia e a lesão de massa é reabsorvida, demonstrando que a fenda era um artefato de adaptação.

A sequência está correta em

  • A. 3, 1, 2, 1, 2.
  • B. 2, 2, 1, 3, 1.
  • C. 2, 3, 1, 2, 3.
  • D. 1, 3, 2, 1, 3.

“O objetivo de uma avaliação de voz é descrever o perfil vocal básico de um indivíduo e verificar a influência do comportamento vocal na gênese de uma disfonia.”

( Behlau, 2001.)

No que se refere à avaliação de voz, segundo Behlau (2001), afirma‐se que:

I. “Entende‐se por ____________________ a habilidade do sujeito falante em usar a dinâmica vocal na fala encadeada intensamente, por um determinado período, sem mostrar sinais de cansaço, mantendo a qualidade vocal inicial.”

II. “____________________ é o resultado da interrelação harmônica das forças expiratórias, mioelásticas da laringe e musculares da articulação.”

III. “____________________ é um parâmetro físico ligado diretamente à pressão subglótica da coluna aérea e é avaliada em como julgamos um som.”

IV. “____________________ é um parâmetro ligado à velocidade de vibração das pregas vocais.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. articulação e pronúncia / Resistência vocal / Sensação de intensidade (Loudness) / Sensação de frequência (Pitch)
  • B. resistência vocal / Coordenação pneumofonoarticulatória / Sensação de frequência (Pitch) / Sensação de intensidade (Loudness)
  • C. coordenação pneumofonoarticulatória / Resistência vocal / Sensação de intensidade (Loudness) / Sensação de frequência (Pitch)
  • D. resistência vocal / Coordenação pneumofonoarticulatória / Sensação de intensidade (Loudness) / Sensação de frequência (Pitch)

Assinale a alternativa que apresenta uma afasia pertencente ao sistema de classificação de Luria.

  • A. Afasia de broca.
  • B. Afasia de Wernicke.
  • C. Afasia de condução.
  • D. Afasia transcortical motora.
  • E. Afasia motora aferente (apráxica).

“O nervo _________________ constitui o __________ par de nervos cranianos. É um nervo misto (motor e sensorial). Caso ocorra lesão pode comprometer a ___________________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. olfatório / II / visão
  • B. glossofaríngeo / IX / sensibilidade gustativa
  • C. glossofaríngeo / X / sensibilidade gustativa
  • D. vestíbulo coclear / VIII / audição e o equilíbrio
  • E. hipoglosso / IV / motricidade dos músculos da língua

“De acordo com a classificação de Luria, esses pacientes têm uma pronúncia vagarosa de sons isolados e de palavras, fazendo longas pausas na transição de uma palavra para outra, sendo cada palavra pronunciada com grande esforço. No entanto, tal afasia não é simplesmente representada por um distúrbio da fala motora, mas, principalmente, por uma perturbação da fala interna. O paciente parece incapaz de guardar a esquematização da fala interna, o que conduz à fala hesitante e a uma redução da complexidade gramatical das frases produzidas. A linguagem oral e escrita se caracterizam por curtos fragmentos de frases. Estes afásicos têm uma fala monótona e, uma vez criados os padrões articulatórios, não conseguem suprimi-los, o que conduz à perseveração. A compreensão também está comprometida. Luria sugere que o distúrbio básico nos pacientes com essa afasia não é uma deficiência na capacidade de criar novas articulações, mas, sim, uma perturbação na automaticidade da fala contínua em consequência da perturbação dos esquemas da fala.” O trecho anterior descreve pacientes com afasia

  • A. pré-motora.
  • B. acústico-mnésica.
  • C. frontal (dinâmica).
  • D. sensorial (acústica).
  • E. motora aferente (apráxica).

De acordo com o código de ética da fonoaudiologia, a infração ética consiste em:

I. resguardar a privacidade do cliente;

II. colaborar, sempre que possível, em campanhas que visem o bem-estar da coletividade;

III. manter sigilo sobre fatos de que tenha conhecimento em decorrência de sua atuação com o cliente, exceto por justo motivo.

IV. oferecer ou prestar serviços gratuitos à entidade pública de qualquer natureza ou a empresas, além de participar gratuitamente de projetos e outros empreendimentos que visem lucro.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. IV.
  • E. I e IV.

Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os músculos dos lábios participam ativamente das funções estomatognáticas e são auxiliares na mastigação. São eles: orbicular dos lábios, zigomático maior e menor e o bucinador.

( ) As estruturas envolvidas na fonação (pulmões, traqueia, laringe, cavidades nasal e bucal) possuem outras funções específicas – respiração, mastigação, deglutição – que, do ponto de vista biológico, são mais importantes do que falar.

( ) Uma das características da deglutição adulta (madura) é a contração da musculatura perioral.

( ) Alguns problemas neurológicos, como a paralisia cerebral e algumas síndromes, levam a alterações de tônus, postura e mobilidade de órgãos fonoarticulatórios.

A sequência está correta em

  • A. F, V, F, V
  • B. V, V, F, V
  • C. V, F, F, F
  • D. F, F, V, V
  • E. F, V, V, F

Relacione os tipos de disartria aos distúrbios neurológicos mais comumente associados.

A sequência está correta em

  • A. 3, 2, 1, 4
  • B. 1, 4, 3, 2
  • C. 2, 3, 4, 1
  • D. 3, 4, 2, 1
  • E. 4, 1, 3, 2

Os fonemas /d/, /ç/ e /K/ classificam-se, respectivamente, como

  • A.

    Ponto de articulação: bilabial / linguopalatal / linguoalveolar

    Modo de articulação: oclusiva / líquida / fricativa

    Saída de ar: oral / oral / oral

    Traço de sonoridade: surdo / surdo / sonoro

  • B.

    Ponto de articulação: linguodental / velar / linguopalatal

    Modo de articulação: fricativa / oclusiva / oclusiva

    Saída de ar: oral / nasal / oral

    Traço de sonoridade: surdo / sonoro / sonoro

  • C.

    Ponto de articulação: linguoalveolar / linguopalatal / velar

    Modo de articulação: líquida / fricativa / fricativa

    Saída de ar: oral / nasal / oral

    Traço de sonoridade: sonoro / surdo / sonoro

  • D.

    Ponto de articulação: labiodental / linguodental / velar

    Modo de articulação: oclusiva / líquida / fricativa

    Saída de ar: oral / oral / nasal

    Traço de sonoridade: surdo / sonoro / surdo

  • E.

    Ponto de articulação: linguodental / linguopalatal / velar

    Modo de articulação: oclusiva / fricativa / oclusiva

    Saída de ar: oral / oral / oral

    Traço de sonoridade: sonoro, surdo, surdo

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...