Questões de Fonoaudiologia do ano 0000

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Para o preenchimento correto da lacuna da frase "A principal diferença é que, nas línguas orais, os vocábulos são organizados seqüencialmente - como uma seqüência linear de elementos sonoros - enquanto que na ______ os elementos são organizados como uma combinação de componentes que ocorrem simultaneamente" (PEREIRA, 1993), tem de ser usado o que está expresso na opção:

  • A.

    comunicação total verdadeira;

  • B.

    língua de sinais;

  • C.

    oralismo;

  • D.

    comunicação imediata;

  • E.

    comunicação imediata total.

É indicado no tratamento de portadores de deficiência auditiva neurossensorial bilateral profunda o implante:

  • A.

    auricular

  • B.

    cloaco-coclear;

  • C.

    coclear;

  • D.

    cloaco-coclear auditivo;

  • E.

    aurículo-cócleo-coclear.

Para uma avaliação mais precisa da fala de uma criança, é importante que se saiba:

I - quais são as trocas ou omissões, porém mais uma vez tentar compreender a razão destas trocas e quais as possibilidades de correção.
II - que é raro serem encontrados problemas de fala que fazem parte de problemas de linguagem.
III - que muitas vezes acabam-se reduzindo problemas de desenvolvimento de linguagem em meras trocas ou omissões de fonemas.

Das afirmativas acima:

  • A.

    somente III está correta;

  • B.

    somente I está correta;

  • C.

    somente II está correta;

  • D.

    I e III estão corretas;

  • E.

    todas estão corretas.

A musculatura da articulação da fala recebe impulsos voluntários dos nervos cranianos:

  • A.

    hipoglosso, genioglosso, milohideo e vago;

  • B.

    milohioideo, glossofaríngeo, vagofaríngeo e acessórios;

  • C.

    hipoglosso, glossofaríngeo, vago e acessório;

  • D.

    hipoglossofaríngeo, esternocleidomastoideo, facial e bucal;

  • E.

    occiptal, lacrimal e ciático.

A menor unidade com significado na linguagem é:

  • A.

    o fonema;

  • B.

    o som;

  • C.

    o grafema;

  • D.

    a palavra;

  • E.

    o grito.

Distúrbios articulatórios que hoje são reconhecidos como desvios fonológicos evolutivos seriam as falhas, caracterizadas de forma simplista por trocas, omissões e distorções dos fonemas na fala. Estas perturbações podem ser ocasionadas por:

  • A.

    fissura labial e palatina, hipoacusia e macro ou microglossia;

  • B.

    hipoacusia, cegueira e hemiplegia;

  • C.

    psicoses infantis e paralisia do membro inferior direito;

  • D.

    macro ou microglossia e insônia;

  • E.

    agenesia digital, cegueira e fissura labial.

A última fase do período sensoriomotor, que vai aproximadamente de 18 a 24 meses de idade, é marcada pelo surgimento de condutas representativas que revelam o início da formação de uma nova capacidade conhecida como função simbólica ou representativa. Em outras palavras:

I - a criança desenvolve a possibilidade de lidar com realidades ausentes, simbolizando-as de alguma forma.
II - tal capacidade manifesta-se nas condutas comunicativas, na forma como a criança brinca ou manipula os objetos e no modo como passa a realizar imitações.
III - a novidade é que, agora, a criança passa a usar os objetos simbolicamente.

Das afirmativas acima:

  • A.

    apenas I está correta;

  • B.

    apenas I e II estão corretas;

  • C.

    I, II, III estão corretas;

  • D.

    apenas I e III estão corretas;

  • E.

    apenas II e III estão corretas.

O aprendizado da leitura e da escrita está vinculado a um conjunto de fatores, adotando-se como princípios o domínio da linguagem e a capacidade de simbolização. Pode-se, então, dizer que:

I - as condições externas de aprendizagem definem o sujeito como um organismo, cuja integridade anátomo-funcional possibilita a percepção dos estímulos.
II - por outro lado, as condições internas definem o campo de estímulos recebidos, em cujo fornecimento o meio ambiente representa um papel fundamental. 

Das afirmativas acima:

  • A.

    as duas estão corretas e se completam;

  • B.

    as duas estão incorretas;

  • C.

    a I está correta e a II está incorreta;

  • D.

    a II está correta e a I está incorreta;

  • E.

    as duas estão corretas, embora não haja correlação entre elas.

Os fatores que devem ser pesquisados para possível diagnóstico de um distúrbio do aprendizado de leitura e escrita, são:

  • A.

    integridade motora, moral e profissional;

  • B.

    integridade moral, sócio-emocional e motora;

  • C.

    integridade motora, profissional e sensório-perceptual;

  • D.

    integridade motora, sensório-perceptual e sócioemocional;

  • E.

    integridade motora, moral e sensório-perceptual.

Trocas, omissões, ou inversões grafêmicas, e disgrafia são considerados desvios:

  • A.

    da forma;

  • B.

    do ritmo;

  • C.

    de comportamento;

  • D.

    da deglutição;

  • E.

    da fala.

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