Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para o preenchimento correto da lacuna da frase "A principal diferença é que, nas línguas orais, os vocábulos são organizados seqüencialmente - como uma seqüência linear de elementos sonoros - enquanto que na ______ os elementos são organizados como uma combinação de componentes que ocorrem simultaneamente" (PEREIRA, 1993), tem de ser usado o que está expresso na opção:
comunicação total verdadeira;
língua de sinais;
oralismo;
comunicação imediata;
comunicação imediata total.
É indicado no tratamento de portadores de deficiência auditiva neurossensorial bilateral profunda o implante:
auricular
cloaco-coclear;
coclear;
cloaco-coclear auditivo;
aurículo-cócleo-coclear.
Para uma avaliação mais precisa da fala de uma criança, é importante que se saiba:
I - quais são as trocas ou omissões, porém mais uma vez tentar compreender a razão destas trocas e quais as possibilidades de correção.
II - que é raro serem encontrados problemas de fala que fazem parte de problemas de linguagem.
III - que muitas vezes acabam-se reduzindo problemas de desenvolvimento de linguagem em meras trocas ou omissões de fonemas.
Das afirmativas acima:
somente III está correta;
somente I está correta;
somente II está correta;
I e III estão corretas;
todas estão corretas.
A musculatura da articulação da fala recebe impulsos voluntários dos nervos cranianos:
hipoglosso, genioglosso, milohideo e vago;
milohioideo, glossofaríngeo, vagofaríngeo e acessórios;
hipoglosso, glossofaríngeo, vago e acessório;
hipoglossofaríngeo, esternocleidomastoideo, facial e bucal;
occiptal, lacrimal e ciático.
A menor unidade com significado na linguagem é:
o fonema;
o som;
o grafema;
a palavra;
o grito.
Distúrbios articulatórios que hoje são reconhecidos como desvios fonológicos evolutivos seriam as falhas, caracterizadas de forma simplista por trocas, omissões e distorções dos fonemas na fala. Estas perturbações podem ser ocasionadas por:
fissura labial e palatina, hipoacusia e macro ou microglossia;
hipoacusia, cegueira e hemiplegia;
psicoses infantis e paralisia do membro inferior direito;
macro ou microglossia e insônia;
agenesia digital, cegueira e fissura labial.
A última fase do período sensoriomotor, que vai aproximadamente de 18 a 24 meses de idade, é marcada pelo surgimento de condutas representativas que revelam o início da formação de uma nova capacidade conhecida como função simbólica ou representativa. Em outras palavras:
I - a criança desenvolve a possibilidade de lidar com realidades ausentes, simbolizando-as de alguma forma.
II - tal capacidade manifesta-se nas condutas comunicativas, na forma como a criança brinca ou manipula os objetos e no modo como passa a realizar imitações.
III - a novidade é que, agora, a criança passa a usar os objetos simbolicamente.
Das afirmativas acima:
apenas I está correta;
apenas I e II estão corretas;
I, II, III estão corretas;
apenas I e III estão corretas;
apenas II e III estão corretas.
O aprendizado da leitura e da escrita está vinculado a um conjunto de fatores, adotando-se como princípios o domínio da linguagem e a capacidade de simbolização. Pode-se, então, dizer que:
I - as condições externas de aprendizagem definem o sujeito como um organismo, cuja integridade anátomo-funcional possibilita a percepção dos estímulos.
II - por outro lado, as condições internas definem o campo de estímulos recebidos, em cujo fornecimento o meio ambiente representa um papel fundamental.
Das afirmativas acima:
as duas estão corretas e se completam;
as duas estão incorretas;
a I está correta e a II está incorreta;
a II está correta e a I está incorreta;
as duas estão corretas, embora não haja correlação entre elas.
Os fatores que devem ser pesquisados para possível diagnóstico de um distúrbio do aprendizado de leitura e escrita, são:
integridade motora, moral e profissional;
integridade moral, sócio-emocional e motora;
integridade motora, profissional e sensório-perceptual;
integridade motora, sensório-perceptual e sócioemocional;
integridade motora, moral e sensório-perceptual.
Trocas, omissões, ou inversões grafêmicas, e disgrafia são considerados desvios:
da forma;
do ritmo;
de comportamento;
da deglutição;
da fala.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...