Questões de Fonoaudiologia do ano 0000

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De acordo com as características funcionais dos pacientes com Disfunções e Alterações da Articulação Têmporo-Mandibular (ATM), assinale a alternativa correta.

  • A.

    O estalido é o mais comum dos ruídos, mas, não pode ser considerado um dos sinais de desequilíbrio mecânico da ATM.

  • B.

    As queixas de sintomas auditivos costumam ser freqüentes. Sensação de ouvido tapado e/ou pressão são bastante relatadas.

  • C.

    No tratamento das disfunções de ATM, a aplicação de compressas frias é uma medida bastante útil, pois aumenta a vascularização das estruturas comprometidas responsáveis pela manifestação dolorosa.

  • D.

    Necessitam de intervenção fonoterápica as funções de mastigação e deglutição. A articulação da fala não está relacionada com as disfunções de ATM.

  • E.

    Os hábitos parafuncionais orais não são descritos como um dos fatores etiológicos, mas podem ser agravantes dessa patologia.

Sobre a atuação fonoaudiológica nas disfagias neurogênicas, é correto afirmar que:

  • A.

    o refluxo gastresofágico, quando presente, é um complicador no tratamento fonoaudiológico.

  • B.

    se o paciente estiver internado, em home care ou com dieta enteral ou parenteral, o fonoaudiólogo deve aguardar a evolução do quadro para iniciar a sua intervenção.

  • C.

    a saturação de oxigênio do paciente não é um fator relevante para a intervenção fonoaudiológica.

  • D.

    pacientes que permanecem muito tempo deitados devem ser colocados em uma posição que favoreça a hiperextensão cervical.

  • E.

    a ausculta pulmonar e cervical são procedimentos que devem ser realizados apenas pelo médico assistente.

Ao realizar o teste de sucção não-nutritiva em um bebê, nascido a termo, portador de Síndrome de Down, foi verificado que o mesmo possuía um reflexo débil. A fim de adequar esse padrão de sucção, recomenda-se:

  • A.

    estimular o reflexo de procura e sucção, 3 a 4 vezes antes da mamada.

  • B.

    estimular o reflexo de sucção, 3 a 4 vezes antes da mamada e esvaziar um pouco a mama, colocando o bebê quando a ejeção do leite estiver presente.

  • C.

    posicionar os lábios do bebê corretamente, puxando-os delicadamente, e estimular o reflexo de sucção, 3 a 4 vezes antes da mamada.

  • D.

    segurar o lábio inferior do bebê com o indicador, durante toda a mamada.

  • E.

    massagear, com o indicador, a cavidade intra-oral do bebê, antes de cada mamada.

São considerados "Centros corticais da expressão e compreensão da linguagem no cérebro", respectivamente:

  • A.

    O terço anterior do giro frontal superior esquerdo (área de Broca) e o terço anterior do giro temporal inferior esquerdo (área de Wernicke).

  • B.

    O terço posterior do giro frontal inferior esquerdo (área de Broca) e o terço posterior do giro temporal superior esquerdo (área de Wernicke).

  • C.

    A porção anterior do giro parietal superior esquerdo (área de Broca) e a porção anterior do giro temporal superior esquerdo (área de Wernicke).

  • D.

    A porção posterior do giro parietal superior esquerdo (área de Broca) e a porção anterior do giro temporal superior esquerdo (área de Wernicke).

  • E.

    A porção superior do sulco central esquerdo (área de Broca) e o terço anterior do giro temporal inferior esquerdo (área de Wernicke).

A avaliação dos aspectos "pragmáticos" da linguagem é indicada nos(nas):

  • A.

    distúrbios fonéticos.

  • B.

    atrasos de linguagem.

  • C.

    distúrbios da fluência.

  • D.

    disartrias.

  • E.

    distúrbios de aprendizagem da leitura e da escrita.

Com base na proposta de Friedman sobre as condições psicossociais que geram a gagueira, indique a alternativa que corresponde à orientação correta para os pais e familiares de uma criança de 2 anos que esteja apresentando uma "gagueira natural".

  • A.

    Aguardar a evolução do quadro para iniciar a escolarização da criança.

  • B.

    Iniciar imediatamente a terapia fonoaudiológica.

  • C.

    Procurar não interromper o fluxo natural da fala da criança.

  • D.

    Retirar a criança de atividades que exijam esforço respiratório.

  • E.

    Chamar a atenção da criança para a dificuldade e oferecer-lhe o modelo articulatório correto.

Considerando características de comunicação de crianças autistas, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A ecolalia é definida como sendo a repetição de uma palavra ou de um grupo de palavras ditas na fala do outro, e acontece sempre imediatamente após a fala do outro.

  • B.

    As principais alterações lingüísticas em indivíduos autistas estão relacionadas aos aspectos morfossintomáticos e semânticos da linguagem.

  • C.

    Todas as crianças diagnosticadas como autistas apresentam movimentos estereotipados.

  • D.

    Qualquer que seja a abordagem conceitual, a hipótese etiológica e o critério diagnóstico envolvendo autismo infantil, a linguagem sempre representa um aspecto fundamental do quadro clínico.

  • E.

    A inversão pronominal consiste em uma dificuldade na utilização da terceira pessoa do singular e uma tendência a sua substituição pela primeira pessoa do singular.

Quanto aos Desvios Fonológicos e Desvios Fonéticos, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nos desvios fonológicos, os erros de articulação ocorrem em função de uma desorganização em algum nível periférico do processo articulatório.

  • B.

    Os erros de distorção dos sons da fala, como por exemplo a produção interdental anterior e/ou palatal para os fonemas /t, d, n, l, s, z/ são muito comuns em casos de desvios fonológicos.

  • C.

    Nos desvios fonológicos, a dificuldade de produção de sons está na representação mental da regra fonológica.

  • D.

    No desvio fonético, a etiologia pode estar relacionada aos aspectos cognitivo-lingüísticos e psicossociais.

  • E.

    Em casos de desvios fonéticos, há sempre integridade anatômica e fisiológica dos órgãos fono-articulatórios.

Analise as produções de fala a seguir e estabeleça os processos fonológicos encontrados, respectivamente, de acordo com a Teoria dos Processos Fonológicos.

Sapo - /tapu/

Carta - /kata/

Avião - /afiãw/

  • A.

    Plosivisação, apagamento de líquida final e dessonorização de obstruinte.

  • B.

    Anteriorização de palatal, dessonorização e substituição de líquidas.

  • C.

    Plosivisação, substituição de líquidas e anteriorização de palatal.

  • D.

    Dessonorização de obstruinte, apagamento de líquida final e posteriorização de palatal.

  • E.

    Posteriorização de palatal, redução de encontro consonantal e dessonorização de obstruinte.

Na terapia de pacientes afásicos com discurso fluente, as seguintes condutas podem facilitar a compreensão da linguagem, EXCETO:

  • A.

    sempre falar de frente para o paciente.

  • B.

    usar enunciados automáticos.

  • C.

    usar a repetição e a redundância.

  • D.

    usar frases curtas e diretas.

  • E.

    reduzir a velocidade da fala.

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