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De acordo com as características funcionais dos pacientes com Disfunções e Alterações da Articulação Têmporo-Mandibular (ATM), assinale a alternativa correta.
O estalido é o mais comum dos ruídos, mas, não pode ser considerado um dos sinais de desequilíbrio mecânico da ATM.
As queixas de sintomas auditivos costumam ser freqüentes. Sensação de ouvido tapado e/ou pressão são bastante relatadas.
No tratamento das disfunções de ATM, a aplicação de compressas frias é uma medida bastante útil, pois aumenta a vascularização das estruturas comprometidas responsáveis pela manifestação dolorosa.
Necessitam de intervenção fonoterápica as funções de mastigação e deglutição. A articulação da fala não está relacionada com as disfunções de ATM.
Os hábitos parafuncionais orais não são descritos como um dos fatores etiológicos, mas podem ser agravantes dessa patologia.
Sobre a atuação fonoaudiológica nas disfagias neurogênicas, é correto afirmar que:
o refluxo gastresofágico, quando presente, é um complicador no tratamento fonoaudiológico.
se o paciente estiver internado, em home care ou com dieta enteral ou parenteral, o fonoaudiólogo deve aguardar a evolução do quadro para iniciar a sua intervenção.
a saturação de oxigênio do paciente não é um fator relevante para a intervenção fonoaudiológica.
pacientes que permanecem muito tempo deitados devem ser colocados em uma posição que favoreça a hiperextensão cervical.
a ausculta pulmonar e cervical são procedimentos que devem ser realizados apenas pelo médico assistente.
Ao realizar o teste de sucção não-nutritiva em um bebê, nascido a termo, portador de Síndrome de Down, foi verificado que o mesmo possuía um reflexo débil. A fim de adequar esse padrão de sucção, recomenda-se:
estimular o reflexo de procura e sucção, 3 a 4 vezes antes da mamada.
estimular o reflexo de sucção, 3 a 4 vezes antes da mamada e esvaziar um pouco a mama, colocando o bebê quando a ejeção do leite estiver presente.
posicionar os lábios do bebê corretamente, puxando-os delicadamente, e estimular o reflexo de sucção, 3 a 4 vezes antes da mamada.
segurar o lábio inferior do bebê com o indicador, durante toda a mamada.
massagear, com o indicador, a cavidade intra-oral do bebê, antes de cada mamada.
São considerados "Centros corticais da expressão e compreensão da linguagem no cérebro", respectivamente:
O terço anterior do giro frontal superior esquerdo (área de Broca) e o terço anterior do giro temporal inferior esquerdo (área de Wernicke).
O terço posterior do giro frontal inferior esquerdo (área de Broca) e o terço posterior do giro temporal superior esquerdo (área de Wernicke).
A porção anterior do giro parietal superior esquerdo (área de Broca) e a porção anterior do giro temporal superior esquerdo (área de Wernicke).
A porção posterior do giro parietal superior esquerdo (área de Broca) e a porção anterior do giro temporal superior esquerdo (área de Wernicke).
A porção superior do sulco central esquerdo (área de Broca) e o terço anterior do giro temporal inferior esquerdo (área de Wernicke).
A avaliação dos aspectos "pragmáticos" da linguagem é indicada nos(nas):
distúrbios fonéticos.
atrasos de linguagem.
distúrbios da fluência.
disartrias.
distúrbios de aprendizagem da leitura e da escrita.
Com base na proposta de Friedman sobre as condições psicossociais que geram a gagueira, indique a alternativa que corresponde à orientação correta para os pais e familiares de uma criança de 2 anos que esteja apresentando uma "gagueira natural".
Aguardar a evolução do quadro para iniciar a escolarização da criança.
Iniciar imediatamente a terapia fonoaudiológica.
Procurar não interromper o fluxo natural da fala da criança.
Retirar a criança de atividades que exijam esforço respiratório.
Chamar a atenção da criança para a dificuldade e oferecer-lhe o modelo articulatório correto.
Considerando características de comunicação de crianças autistas, assinale a alternativa correta.
A ecolalia é definida como sendo a repetição de uma palavra ou de um grupo de palavras ditas na fala do outro, e acontece sempre imediatamente após a fala do outro.
As principais alterações lingüísticas em indivíduos autistas estão relacionadas aos aspectos morfossintomáticos e semânticos da linguagem.
Todas as crianças diagnosticadas como autistas apresentam movimentos estereotipados.
Qualquer que seja a abordagem conceitual, a hipótese etiológica e o critério diagnóstico envolvendo autismo infantil, a linguagem sempre representa um aspecto fundamental do quadro clínico.
A inversão pronominal consiste em uma dificuldade na utilização da terceira pessoa do singular e uma tendência a sua substituição pela primeira pessoa do singular.
Quanto aos Desvios Fonológicos e Desvios Fonéticos, assinale a alternativa correta.
Nos desvios fonológicos, os erros de articulação ocorrem em função de uma desorganização em algum nível periférico do processo articulatório.
Os erros de distorção dos sons da fala, como por exemplo a produção interdental anterior e/ou palatal para os fonemas /t, d, n, l, s, z/ são muito comuns em casos de desvios fonológicos.
Nos desvios fonológicos, a dificuldade de produção de sons está na representação mental da regra fonológica.
No desvio fonético, a etiologia pode estar relacionada aos aspectos cognitivo-lingüísticos e psicossociais.
Em casos de desvios fonéticos, há sempre integridade anatômica e fisiológica dos órgãos fono-articulatórios.
Analise as produções de fala a seguir e estabeleça os processos fonológicos encontrados, respectivamente, de acordo com a Teoria dos Processos Fonológicos.
Sapo - /tapu/
Carta - /kata/
Avião - /afiãw/
Plosivisação, apagamento de líquida final e dessonorização de obstruinte.
Anteriorização de palatal, dessonorização e substituição de líquidas.
Plosivisação, substituição de líquidas e anteriorização de palatal.
Dessonorização de obstruinte, apagamento de líquida final e posteriorização de palatal.
Posteriorização de palatal, redução de encontro consonantal e dessonorização de obstruinte.
Na terapia de pacientes afásicos com discurso fluente, as seguintes condutas podem facilitar a compreensão da linguagem, EXCETO:
sempre falar de frente para o paciente.
usar enunciados automáticos.
usar a repetição e a redundância.
usar frases curtas e diretas.
reduzir a velocidade da fala.
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