Questões de Fonoaudiologia do ano 2002

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Quando temos todas as reações a sons manifestadas por reações motoras, estamos tendo um:

  • A. comportamento sensorial.
  • B. comportamento motor.
  • C. comportamento verbal.
  • D. comportamento não verbal.
  • E. comportamento auditivo.

Desde o nascimento, o indivíduo apresenta uma função normal no processo auditivo no que se refere à capacidade de organizar e compreender os estímulos sonoros que recebe. A isto chamamos de:

  • A. discriminação auditiva.
  • B. memória auditiva.
  • C. análise auditiva.
  • D. percepção auditiva.
  • E. seqüenciação auditiva.

Segundo Drum, alterações mínimas da oclusão podem dar lugar a parafunções como bruxismo, onicofagia, mordedura de lábios, que são de origem:

  • A. habitual.
  • B. endógena.
  • C. psíquica.
  • D. compensadora.
  • E. b e c corretas.

Quando recebemos a informação aferente do sabor do alimento transmitida pelo V par de nervos cranianos (trigêmeo), VI par (facial) e IX par (hipoglosso), recebemos, portanto, a informação:

  • A. sensorial.
  • B. cognitiva.
  • C. mecânica.
  • D. dinâmica.
  • E. reflexa.

Segundo alguns autores, o aumento da espessura da parede lateral da faringe, do comprimento do palato mole e do volume da língua alteram o calibre da via aérea superior, e conseqüentemente, há o aparecimento do

  • A. fechamento glótico.
  • B. ronco e apnéia noturna.
  • C. tônus.
  • D. estreitamento anatômico.
  • E. aumento da dimensão vertical.

Segundo Lopes Filho, a obstrução nasal na infância determina sérias alterações de crescimento da face, principalmente em sua:

  • A. dimensão horizontal.
  • B. matriz funcional.
  • C. interferência primária.
  • D. dimensão vertical.
  • E. b e c corretas.

Quanto aos os deveres do Fonoaudiólogo nas suas relações com o cliente, temos

1) fornecer laudo fonoaudiológico ao cliente quando este for encaminhado ou transferido, ou por simples desistência, quando solicitado;

2) esclarecer ao cliente sobre os prejuízos de uma possível interrupção do tratamento.

3) esclarecer ao cliente, no caso de indicação de atendimento em equipe, a qualificação dos demais membros desta, definindo suas responsabilidades e funções.

4) permitir ao cliente o acesso ao prontuário, dando-lhe as explicações necessárias à compreensão do mesmo.

5) esclarecer o cliente ou seu representante legal sobre as implicações de tratamentos fonoaudiológicos equivalentes, praticados simultaneamente.

Podemos concluir que estão corretas as afirmações

  • A. 1 – 3 – 5 apenas.
  • B. 2 – 4 – 5 apenas.
  • C. 1 – 2 – 4 apenas.
  • D. 3 – 4 – 5 apenas.
  • E. todas.
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