Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança de 4 anos, respiradora oral, faz uso da mamadeira e da chupeta, e apresenta alterações nas funções estomatopônicas. Em avaliação, foi observado tônus diminuído, postura inadequada da musculatura orofacial e mordida aberta anterior. Em relação ao caso, o diagnóstico é:
Um recém-nascido nasceu com 33 semanas, pesando 1.400 Kg e teve o Apgar no 1º minuto – 4 e, no 5º minuto, – 5, necessitando de ventilação. Em relação à conceituação da idade gestacional, do peso da criança ao nascer e do grau de hipóxia, pode-se chegar às seguintes classficações:
A sucção não-nutritiva:
A reabilitação baseada na comunidade, em consonância com o Sistema Único de Saúde:
A assistência domiciliar consiste:
1) numa proposta para desafogar as assistências ambulatorial e hospitalar, priorizando os pacientes com impossibilidades terapêuticas.
2) numa proposta de assistência pré-hospitalar, garantindo atendimento de urgência, através de ambulâncias com socorristas.
3) numa assistência oferecida por profissional de saúde, com formação de primeiros socorros, paraassistir pacientes com risco iminente de morte ou seqüela.
4) numa proposta que envolve profissionais de nível médio e participação da família, como cuidadores de pacientes crônicos, visando um trabalho humanizado.
Estão corretas apenas:
Na área de Fonoaudiologia, têm indicação para assistência domiciliar os portadores de:
Na área específica de Fonoaudiologia, a Reabilitação Baseada na Comunidade:
garante que agentes comunitários de saúde atuem como monitores do trabalho executado, verifiquem o impacto da intervenção, pela avaliação de cada caso assistido pelos familiares.
Ingram (1964) dividiu os leitores disléxicos em:
audioespaciais e visuofonéticos;
audioespaciais e visuoespaciais;
audiofonéticos e visuoespaciais;
audiofonéticos e visuofonéticos;
espaçovisuais e audioespaciais.
Segundo Pereira e Cavadas (1998), muitas manifestações podem ocorrer em crianças e adolescentes que têm alteração do processamento auditivo, dentre elas pode-se encontrar:
a dificuldade de compreender em ambiente ruidoso;
a facilidade de compreender o que lêem;
o zumbido;
um possível problema de fala, envolvendo predominantemente os fonemas /p/, /b/, /t/ e /d/;
o desempenho escolar ruim, independente da posição do aluno em sala de aula, do tamanho da sala, do ruído ambiental e da intensidade e clareza da voz do professor.
O campo dinâmico da voz, CDV, é definido como o campo de variações possível ao indivíduo em questão. Na pesquisa do CDV, o seguinte teste é básico:
tempo máximo de fonação;
análise eletroacústica dos fenômenos vocais;
relação s/z;
sons de apoio;
variação de controle glótico: sussurrada, soprosa , fluida, neutra, comprimida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...