Questões de Fonoaudiologia do ano 2007

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Com relação às alterações vestibulares é correto afirmar:

  • A.

    Na Esclerose Múltipla, assim como na Insuficiência Vetebrobasilar pode haver sintomas auditivos e vestibulares simultâneos, sem que haja presença de nenhum sintoma neurológico.

  • B.

    A hipertensão endolinfática, causada, geralmentem, por problemas metabólicos, pode levar à Doença de Menière, que, além de provocar vertigem, afeta a audição (inicialmente nas freqüências agudas, até que todas sejam comprometidas), provoca plenitude auricular e zumbido.

  • C.

    O aparelho vestibular não se adapta a danos provocados pelo ruído, mesmo os gradativos, por isso, portadores de PAIR só apresentam alteração na Vectoeletronistanigmografia, quando sentem tontura.

  • D.

    É importante a realização do monitoramento da evolução do paciente com vestibulopatia, submetido a tratamento, por meio de avaliação periódica e o teste mais útil, nestes casos, é a Prova Calórica.

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Considerando a Fonoaudiologia Preventiva é correto afirmar:

  • A.

    A Triagem Auditiva Neonatal vem sendo amplamente divulgada, nos últimos tempos, como uma ação preventiva de grande importância para o desenvolvimento de linguagem e o uso da Pesquisa das Emissões Otoacústicas é uma técnica bastante indicada, com a ressalva de que a imaturidade neurológica do recém-nascido pode alterar o resultado.

  • B.

    Quando se procura prevenir alterações vocais nas pessoas, com uso de voz profissional, o grau de solicitação que é imposto ao aparelho fonador e o requinte da qualidade vocal são aspectos importantes a se considerar.

  • C.

    Recém-nascidos com Distúrbio Transitório de Deglutição raramente são prematuros, mas sugere-se intervenção fonoaudiológica para evitar que o distúrbio evolua para um quadro mais persistente, como a Disfagia.

  • D.

    A Presbifagia, que é a alteração do mecanismo de deglutição, especificamente no idoso, causada por Acidente Vascular Cerebral, Traumatismo Cranioencefálico, entre outros, levando a aspiração do bolo alimentar em nível orofaríngeo, merece atenção do fonoaudiólogo em sua atuação preventiva.

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Os dois primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento da criança, portanto, deve-se considerar que a comunicação e a linguagem iniciam-se desde o momento em que o bebê nasce. Ainda considerando o desenvolvimento de linguagem, sabe-se que ao redor do primeiro ano de vida a criança já é capaz de:

  • A.

    formar sentenças com duas palavras, que na maioria das vezes têm sentido de posse e de lugar.

  • B.

    começar a compreender sobre a necessidade de responder com fala a fala do outro, perguntar questões rotineiras e responder a elas.

  • C.

    estabelecer muitas e múltiplas relações entre pessoas, pessoas e objetos, com as ações que as pessoas produzem com seu corpo e com objetos e, a tudo isso, devem atribuir significado ou sentido e acrescentar algo novo.

  • D.

    desenvolver e integrar as memórias de curto e de longo prazos, iniciando a organização e recuperação de todas as informações processadas pela criança por meio das vias sensoriais – auditiva e visual, bem como das experiências desencadeadas pelas ações com pessoas e objetos.

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Verifica-se um desvio lingüístico quando há deficiências de natureza fonética e/ou fonológica. Um desvio é puramente fonético quando:

  • A.

    o sistema de contraste do falante falha na correspondência com o do adulto normal, isto é, o padrão da comunidade lingüística.

  • B.

    quando sons individuais são articulados incorretamente, mas o sistema fonológico (o sistema de contrastes) permanece intacto.

  • C.

    normalmente não há etiologia orgânica identificável.

  • D.

    apresenta um sistema fonológico diferente da norma.

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A terapia fonoaudiológica de uma criança com deficiências fonéticas e fonológicas consiste em:

  • A.

    auxiliar a criança a "construir" os sons usados na língua, além de "trabalhar na organização dos fonemas".

  • B.

    trabalhar o sistema de unidade contrastiva da língua.

  • C.

    construir o sistema de unidade lingüística.

  • D.

    construir um inventário fonético completo.

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"Após a avaliação otorrinolaringológica do aparelho fonador é importante para elaboração do trabalho fonoaudiológico a classificação da disfonia." (Behlau e Pontes, 1999). A partir do texto e de seus conhecimentos sobre classificação das disfonias é correto afirmar que:

  • A.

    disfonias funcionais são as alterações no processo de emissão vocal que decorrem da função de fonação da laringe.

  • B.

    alterações psicogênicas são responsáveis pelo aparecimento de um contingente bastante grande de disfonias organofuncionais.

  • C.

    disfonias ocasionadas por papilomatose laríngea são classificadas como organofuncionais.

  • D.

    as inadaptações vocais são bastante comuns e baseiam-se no fato de que não existe nenhum órgão, ou aparelho, especificamente desenvolvido para a fonação. As disfonias ocasionadas por estas inadaptações são classificadas como organofuncionais.

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Sobre a avaliação do comportamento vocal é correto afirmar que:

  • A.

    tem como objetivo traçar o perfil acústico vocal do indivíduo, identificando e descrevendo os principais parâmetros vocais e os desvios encontrados.

  • B.

    tem como objetivo traçar o perfil vocal do indivíduo, identificando e descrevendo os principais parâmetros vocais e os desvios encontrados.

  • C.

    o principal instrumento para esta avaliação é o aparelho de nasofibrolaringoscopia.

  • D.

    tal avaliação é conhecida por análise perceptual acústica auditiva da voz.

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A avaliação fonoaudiológica nas desordens temporomandibulares (DTM) pode ser, didaticamente, dividida em duas partes: a anamnese e o exame clínico propriamente dito. É correto afirmar que:

  • A.

    a entrevista inicial dos pacientes indicados para uma cirurgia ortognática deve enfocar, principalmente, os dados relativos à mastigação e à respiração.

  • B.

    há necessidade de detalharmos todo o desenvolvimento psicomotor do paciente adulto ou de jovens adultos de pelo menos 16 anos de idade.

  • C.

    a respiração naso-bucal é função primordial para que se desenvolva satisfatoriamente o crescimento facial.

  • D.

    desta avaliação dependerá a detecção das adaptações e/ou disfunções, assim como um adequado planejamento quanto ao que deverá ser feito com o paciente e quando.

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A Afasia de Broca caracteriza-se por:

  • A.

    ser do tipo fluente e, na fase aguda, o paciente poder apresentar supressão de fala e de escrita ou estereotipia.

  • B.

    as estereotipias não serem freqüentes, podendo ainda encontrar-se parafasias fonéticas.

  • C.

    a compreensão estar preservada ou levemente comprometida, podendo o paciente apresentar dificuldades em compreender frases complexas.

  • D.

    não se fazer presente a anomia.

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Reestruturando o campo de significados que motivam o comportamento de tentar evitar o gaguejar, podemos levar os indivíduos a restabelecerem a sua fluência, atribuindo novos significados à realidade da fala, de forma a permitir a reestruturação das representações ligadas à produção da fala e da gagueira. Nesse contexto, é correto afirmar:

  • A.

    A reestruturação do campo de significação, ligado à produção da fala, centra-se no desenvolvimento de condições que promovem a não aceitação da gagueira como um momento da fala e da emoção.

  • B.

    O não acolhimento da forma de falar desperta sentimentos positivos de mudança, criando um clima de interação favorável.

  • C.

    Trabalha-se no desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a produção da fala e da gagueira e no desenvolvimento da sensibilidade corporal, sendo esta, parte importante da formação da consciência crítica e subsídio fundamental para construir novas formas de lidar com a fala e a gagueira.

  • D.

    A auto-observação é negativa para obter-se a cura da gagueira. A possibilidade de não aceitá-la como conseqüência lógica de um padrão peculiar é imprescindível para alcançar o sucesso terapêutico almejado.

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