Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Com relação às alterações vestibulares é correto afirmar:
Na Esclerose Múltipla, assim como na Insuficiência Vetebrobasilar pode haver sintomas auditivos e vestibulares simultâneos, sem que haja presença de nenhum sintoma neurológico.
A hipertensão endolinfática, causada, geralmentem, por problemas metabólicos, pode levar à Doença de Menière, que, além de provocar vertigem, afeta a audição (inicialmente nas freqüências agudas, até que todas sejam comprometidas), provoca plenitude auricular e zumbido.
O aparelho vestibular não se adapta a danos provocados pelo ruído, mesmo os gradativos, por isso, portadores de PAIR só apresentam alteração na Vectoeletronistanigmografia, quando sentem tontura.
É importante a realização do monitoramento da evolução do paciente com vestibulopatia, submetido a tratamento, por meio de avaliação periódica e o teste mais útil, nestes casos, é a Prova Calórica.
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Considerando a Fonoaudiologia Preventiva é correto afirmar:
A Triagem Auditiva Neonatal vem sendo amplamente divulgada, nos últimos tempos, como uma ação preventiva de grande importância para o desenvolvimento de linguagem e o uso da Pesquisa das Emissões Otoacústicas é uma técnica bastante indicada, com a ressalva de que a imaturidade neurológica do recém-nascido pode alterar o resultado.
Quando se procura prevenir alterações vocais nas pessoas, com uso de voz profissional, o grau de solicitação que é imposto ao aparelho fonador e o requinte da qualidade vocal são aspectos importantes a se considerar.
Recém-nascidos com Distúrbio Transitório de Deglutição raramente são prematuros, mas sugere-se intervenção fonoaudiológica para evitar que o distúrbio evolua para um quadro mais persistente, como a Disfagia.
A Presbifagia, que é a alteração do mecanismo de deglutição, especificamente no idoso, causada por Acidente Vascular Cerebral, Traumatismo Cranioencefálico, entre outros, levando a aspiração do bolo alimentar em nível orofaríngeo, merece atenção do fonoaudiólogo em sua atuação preventiva.
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Os dois primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento da criança, portanto, deve-se considerar que a comunicação e a linguagem iniciam-se desde o momento em que o bebê nasce. Ainda considerando o desenvolvimento de linguagem, sabe-se que ao redor do primeiro ano de vida a criança já é capaz de:
formar sentenças com duas palavras, que na maioria das vezes têm sentido de posse e de lugar.
começar a compreender sobre a necessidade de responder com fala a fala do outro, perguntar questões rotineiras e responder a elas.
estabelecer muitas e múltiplas relações entre pessoas, pessoas e objetos, com as ações que as pessoas produzem com seu corpo e com objetos e, a tudo isso, devem atribuir significado ou sentido e acrescentar algo novo.
desenvolver e integrar as memórias de curto e de longo prazos, iniciando a organização e recuperação de todas as informações processadas pela criança por meio das vias sensoriais – auditiva e visual, bem como das experiências desencadeadas pelas ações com pessoas e objetos.
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Verifica-se um desvio lingüístico quando há deficiências de natureza fonética e/ou fonológica. Um desvio é puramente fonético quando:
o sistema de contraste do falante falha na correspondência com o do adulto normal, isto é, o padrão da comunidade lingüística.
quando sons individuais são articulados incorretamente, mas o sistema fonológico (o sistema de contrastes) permanece intacto.
normalmente não há etiologia orgânica identificável.
apresenta um sistema fonológico diferente da norma.
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A terapia fonoaudiológica de uma criança com deficiências fonéticas e fonológicas consiste em:
auxiliar a criança a "construir" os sons usados na língua, além de "trabalhar na organização dos fonemas".
trabalhar o sistema de unidade contrastiva da língua.
construir o sistema de unidade lingüística.
construir um inventário fonético completo.
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"Após a avaliação otorrinolaringológica do aparelho fonador é importante para elaboração do trabalho fonoaudiológico a classificação da disfonia." (Behlau e Pontes, 1999). A partir do texto e de seus conhecimentos sobre classificação das disfonias é correto afirmar que:
disfonias funcionais são as alterações no processo de emissão vocal que decorrem da função de fonação da laringe.
alterações psicogênicas são responsáveis pelo aparecimento de um contingente bastante grande de disfonias organofuncionais.
disfonias ocasionadas por papilomatose laríngea são classificadas como organofuncionais.
as inadaptações vocais são bastante comuns e baseiam-se no fato de que não existe nenhum órgão, ou aparelho, especificamente desenvolvido para a fonação. As disfonias ocasionadas por estas inadaptações são classificadas como organofuncionais.
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Sobre a avaliação do comportamento vocal é correto afirmar que:
tem como objetivo traçar o perfil acústico vocal do indivíduo, identificando e descrevendo os principais parâmetros vocais e os desvios encontrados.
tem como objetivo traçar o perfil vocal do indivíduo, identificando e descrevendo os principais parâmetros vocais e os desvios encontrados.
o principal instrumento para esta avaliação é o aparelho de nasofibrolaringoscopia.
tal avaliação é conhecida por análise perceptual acústica auditiva da voz.
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A avaliação fonoaudiológica nas desordens temporomandibulares (DTM) pode ser, didaticamente, dividida em duas partes: a anamnese e o exame clínico propriamente dito. É correto afirmar que:
a entrevista inicial dos pacientes indicados para uma cirurgia ortognática deve enfocar, principalmente, os dados relativos à mastigação e à respiração.
há necessidade de detalharmos todo o desenvolvimento psicomotor do paciente adulto ou de jovens adultos de pelo menos 16 anos de idade.
a respiração naso-bucal é função primordial para que se desenvolva satisfatoriamente o crescimento facial.
desta avaliação dependerá a detecção das adaptações e/ou disfunções, assim como um adequado planejamento quanto ao que deverá ser feito com o paciente e quando.
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A Afasia de Broca caracteriza-se por:
ser do tipo fluente e, na fase aguda, o paciente poder apresentar supressão de fala e de escrita ou estereotipia.
as estereotipias não serem freqüentes, podendo ainda encontrar-se parafasias fonéticas.
a compreensão estar preservada ou levemente comprometida, podendo o paciente apresentar dificuldades em compreender frases complexas.
não se fazer presente a anomia.
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Reestruturando o campo de significados que motivam o comportamento de tentar evitar o gaguejar, podemos levar os indivíduos a restabelecerem a sua fluência, atribuindo novos significados à realidade da fala, de forma a permitir a reestruturação das representações ligadas à produção da fala e da gagueira. Nesse contexto, é correto afirmar:
A reestruturação do campo de significação, ligado à produção da fala, centra-se no desenvolvimento de condições que promovem a não aceitação da gagueira como um momento da fala e da emoção.
O não acolhimento da forma de falar desperta sentimentos positivos de mudança, criando um clima de interação favorável.
Trabalha-se no desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a produção da fala e da gagueira e no desenvolvimento da sensibilidade corporal, sendo esta, parte importante da formação da consciência crítica e subsídio fundamental para construir novas formas de lidar com a fala e a gagueira.
A auto-observação é negativa para obter-se a cura da gagueira. A possibilidade de não aceitá-la como conseqüência lógica de um padrão peculiar é imprescindível para alcançar o sucesso terapêutico almejado.
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