Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
BARRET E HANSON (1974) Afirmam que a má oclusão causa o distúrbio de fala, referem que a mordida aberta anterior com deglutição atípica acarretaria distorção dos fonemas:
Marque a alternativa falsa:
As alterações de fala podem ser de origem muscular, em razão de lesões ou remoções musculares, fibrose, atrofia muscular, perda ou diminuição da mobilidade, alteração de tamanho ou de forma.
As alterações de fala podem ser de origem esquelética, ou alterações dos ossos, conformação da face, ausência de dentes, entre outros.
Quando há aumento de tonsilas, observa-se que a passagem de ar fica diminuída ou mesmo totalmente obstruída, a boca se entre abre e a língua adquire uma posição mais baixa.
As mordidas abertas, cruzadas, e sobremordidas podem favorecer o aparecimento de pontos de contato inadequados na produção de fonemas. Nas sobremordidas é comum o aparecimento de assobio nas sibilantes.
Os movimentos mandibulares inadequados durante a fala, como deslizantes mandibulares frontais ou laterais, menor abertura de boca ou movimentos exagerados de mandíbula, são encontrados em indivíduos com classe III de Angle.
Voz áspera, com esforço, tensa-estrangulada, interrupção articulatória irregular, acentuação excessiva, tremor vocal, são características da Disartria do tipo:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Visando à integração do Deficiente Auditivo no mundo sonoro, Northen e Downs (1975) descreveram que quatro técnicas foram utilizadas: Oralismo Puro, Método Multissensorial, Método de Linguagem por Associação de Elementos e Método Unissensorial. Com relação a estas técnicas é correto afirmar que:
o Oralismo Puro envolve treinamento de leitura orofacial, elementos sonoros isolados, combinações de sons, palavras, fala/conversação, leitura e escrita.
crianças com boa audição residual mostram melhor rendimento com o Método Unissensorial.
o Método Multissensorial baseia-se no pressuposto de que a criança deve aprender a falar durante a realização de atividades.
o Método Unissensorial, que também é conhecido como Abordagem Acupédica, enfatiza o treinamento auditivo, sem nenhum ensinamento formal de leitura orofacial.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Com relação ao processo terapêutico e educacional do deficiente auditivo, é correto afirmar:
É imprescindível a determinação do diagnóstico audiológico preciso, mesmo em crianças pequenas, para o início do processo terapêutico, do contrário, o uso funcional da audição altera suas respostas, prejudicando o planejamento já realizado.
O planejamento terapêutico deve envolver estratégias que visem otimizar as relações afetivas e comunicativas da criança deficiente auditiva, buscando, além da melhor performance comunicativa, uma identidade e um reconhecimento de si mesma como sujeito.
O Bilingüismo propõe desenvolver a língua de sinais como uma segunda língua, tendo como base a língua utilizada pela sociedade de que o deficiente auditivo faz parte.
A solução dos problemas da inclusão do deficiente auditivo está na presença do intérprete de LIBRAS, na sala de aula.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Ao se referir ao Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) considera-se correta a afirmativa:
A mensuração in situ leva em consideração as características do AASI, a inserção do molde e os efeitos causados pelas estruturas da orelha, pela cabeça e pelo corpo do paciente.
Modificações acústicas nos moldes possibilitam minimizar as altas freqüências e amplificar as baixas freqüências, para melhorar a inteligibilidade de fala.
Como a pesquisa do ganho funcional e do ganho de inserção é subjetiva, é preciso que o paciente esteja em boas condições no momento da testagem.
A verificação do ajuste de saída máxima deve ser feita em ambas orelhas, simultaneamente, e esta deve corresponder ao limiar de desconforto.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Estudos apontam que o zumbido afeta de 10 a 17% da população mundial. Sobre este sintoma é correto afirmar:
Implica a presença de um som real, no entanto, não é fácil caracterizá-lo.
Estudos revelam que a efetividade do uso de geradores de ruído dá-se porque a inibição residual que o ruído provoca é devido a sua correlação com as características psicoacústicas, local e grau de percepção do zumbido.
Outras tentativas de tratamento apareceram como: acupuntura, aconselhamento, grupo de autoajuda e terapia cognitiva.
A terapia sonora propõe a habituação do zumbido, através de um som que o suprima.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre as aplicações clínicas da Imitância Acústica é correto afirmar:
No diagnóstico diferencial das perdas auditivas condutivas, é importante considerar o timpanograma, já que o reflexo do músculo estapédio estará ausente.
O deslocamento da agulha do balanceômetro, juntamente com os movimentos respiratórios, é característico de hipofunção tubária.
Em casos de paralisia facial periférica não é possível pesquisar o decay imitanciométrico.
A pulsação da agulha do balanceômetro, durante a timpanometria, pode ser indício de tumores glômicos da orelha média, hipertensão arterial ou hipertensão endocraniana.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre as neuropatias auditivas, atualmente, sabe-se que:
estão relacionadas a alterações genéticas e têm como queixa a dificuldade para compreender a fala.
apesar de apresentar a pior performance nos testes de fala, esses resultados são compatíveis com o audiograma.
não importa o tipo do Timpanograma, na maioria dos casos o reflexo do músculo estapédio está ausente e, quando presente, é preferencialmente em 500Hz, apresenta Pesquisa das Emissões Otoacústicas dentro dos padrões de normalidade e falhas na obtenção dos Potenciais Auditivos Evocados.
a hiperbilirrubinemia e/ou a anóxia neonatal são a causa de mais da metade dos casos descritos em crianças.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No caso da PAIR é correto afirmar que:
o ideal é que a proteção individual seja aplicada antes das medidas de controle geral, pois o principal prejudicado é o trabalhador.
o uso das Emissões Otoacústicas foi um grande avanço uma vez que a amplitude das respostas auxilia na predição dos limiares.
a indicação de AASI se faz para que haja amplificação dos sons na região das freqüências agudas, linear ou não linear.
na maioria das vezes o zumbido é tonal e agudo, mas, em alguns casos, é constituído por diversos componentes de várias freqüências.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...