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Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A paralisia cerebral
do tipo atetóide é caracterizada pela presença de tônus muscular aumentado e é o tipo mais comum de PC.
causa dificuldade na postura e na mobilidade das estruturas estomatognáticas independentemente do padrão dos movimentos corporais globais.
mesmo quando diagnosticada como leve, poderá levar o paciente a apresentar alterações motoras graves.
acarreta padrões motores orais patológicos, os quais podem ser minimizados oferecendo-se alimentos na consistência líquida.
de grau leve sempre apresenta disfagia devido à incoordenação entre a fase oral e a fase esofágica da deglutição.
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A terapia da apraxia (dispraxia) de fala deve
ser iniciada usando-se os fonemas vibrantes, seguida dos fonemas líquidos, fricativos e, por último, os plosivos.
ser centrada no distúrbio de articulação, enfatizando a organização e o planejamento dos gestos motores articulatórios.
começar com a estimulação dos fonemas posteriores, seguida dos fonemas médios e, por último, os anteriores.
se concentrar nas palavras menos freqüentes do dia-a-dia do paciente, uma vez que essas são as de emissão mais difícil para ele.
utilizar estratégias que estimulem a compreensão, organização e emissão da linguagem oral.
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São fatores que diferenciam cada uma das disartrias: a emissão oral diferente nos diversos quadros, a localização da lesão e o tipo de disfunção neurológica resultante. A disartria flácida tem como características básicas:
voz áspera, emissão tensa-estrangulada, monotonia, articulação imprecisa das consoantes, hipernasalidade e e´causada por lesão no neurônio motor superior bilateral.
consoantes imprecisas, voz rouca, velocidade de fala lenta, quebras articulatórias irregulares, hipernasalidade leve e é causada por lesão no neurônio motor superior unilateral.
intensidade reduzida, voz monótona, voz rouca e/ou soprosa, altura grave, alterações de fluência, imprecisão articulatória, hipernasalidade e é causada por lesão das estruturas do gânglio basal.
voz soprosa, monoaltura, articulação imprecisa das consoantes, hipernasalidade, intensidade reduzida e é causada por lesão no neurônio motor inferior.
voz áspera, distorção na articulação das vogais, interrupção articulatória irregular com variável imprecisão articulatória e alterações prosódicas e é causada por lesão no cerebelo.
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Assinale a alternativa correta sobre dislexia.
O indivíduo disléxico pode apresentar inteligência normal ou alterada e déficits nas funções receptivas, expressivas e de processamento de informações auditivas e visuais.
Crianças com dislexia sempre apresentam dificuldades no entendimento e na execução do cálculo matemático em si e também na resolução de problemas com enunciado.
A dislexia é caracterizada pela dificuldade na linguagem em suas modalidades oral e escrita nos períodos pré-escolar e escolar.
A dislexia corresponde a um transtorno específico no aprendizado da leitura, com rendimento escolar inferior ao esperado para a idade cronológica, ao potencial intelectual e ao nível de escolaridade.
As falhas nas habilidades sintáticas, semânticas e pragmáticas da linguagem oral e escrita são as manifestações mais freqüentes da dislexia.
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O desenvolvimento cognitivo pode ser avaliado por meio da observação do comportamento infantil. Quando uma criança pequena começa a usar os objetos do modo como observa outros fazerem, como pegar um pente e o passar pelo cabelo, este tipo de comportamento é indicativo do período
representativo: pré-operatório.
sensório-motor: fase reflexa.
sensório-motor: condutas pré-simbólicas – uso convencional dos objetos.
representativo: operatório.
sensório-motor: condutas simbólicas – uso de símbolos ou objetos substitutos.
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O período representativo
corresponde à etapa inicial do desenvolvimento cognitivo e ocupa os dois primeiros anos de vida da criança.
tem como característica fundamental a formação de uma inteligência prática, baseada na ação e que se apóia em percepções e movimentos.
corresponde a uma forma de inteligência sensório-motora limitada aos dados da situação imediata, não ultrapassando os limites daquilo que pode ser diretamente percebido.
constitui-se a partir da adolescência, sendo marcada pelo aparecimento do raciocínio lógico-formal e pela capacidade de trabalhar com hipóteses.
estende-se, aproximadamente, dos 2 aos 7 anos de idade e caracteriza-se pela transformação dos esquemas de ação em esquemas mentais.
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Em relação à classificação das excepcionalidades, pode-se afirmar que
a deficiência mental pode ser classificada de acordo com a presença ou com a ausência do comprometimento intelectual e comprometimento motor.
a deficiência auditiva pode ser classificada de acordo com o grau da perda, baseando-se apenas nos limiares tonais das freqüências de 250, 2 000 e 8 000Hz.
a paralisia cerebral tem sua classificação baseada no momento de seu surgimento, podendo ocorrer durante o parto ou durante qualquer fase de desenvolvimento da vida.
a classificação oficial da deficiência mental (OMS) é baseada no grau de deficiência, o qual contém quatro níveis: leve, moderada, severa e profunda.
o autismo é classificado de acordo com a presença ou com a ausência de alterações da linguagem, podendo ser, respectivamente, de alto ou de baixo funcionamento.
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Em relação ao desenvolvimento auditivo, a resposta de localização auditiva ocorre da seguinte forma:
do nascimento aos 4 meses, a criança começa a virar a cabeça na direção da fonte sonora, mas de maneira vacilante.
entre os 4-7 meses, a criança localiza a fonte sonora situada para qualquer lado e para baixo.
entre os 7-9 meses, a criança começa a identificar a localização precisa da fonte sonora com uma virada direta da cabeça.
dos 9 aos 13 meses, a criança é capaz de localizar diretamente todos os sinais sonoros para o lado, para baixo e para cima.
dos 3 aos 12 meses, a criança localiza e diferencia um som em qualquer ângulo.
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Considerando a classificação das perdas auditivas, pode-se afirmar que as do tipo
sensorioneural não se acompanham de recrutamento e não ultrapassam os 60 dBNA.
central necessitam de métodos especiais para avaliá-las, visto que a audiometria tonal não costuma identificar o problema.
condutivo apresentam o traçado audiométrico horizontal ou descendente e é freqüente o comprometimento dos índices de reconhecimento de fala.
funcional indicam lesões simultâneas nas orelhas média e interna com presença de recrutamento nas altas freqüên cias.
mista apresentam discrepância entre a grande intensidade da perda audiométrica e o comportamento auditivo próximo da normalidade.
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Em relação à avaliação audiológica da criança, pode-se dizer que
o diagnóstico audiológico só está completo quando o grau e a configuração da perda auditiva estão determinados.
as emissões otoacústicas são um teste considerado conclusivo para a determinação da integridade do sistema auditivo.
a audiometria de reforço visual utilizando a variação descendente de intensidade de 10 em 10 dB é um teste suficiente para determinar o diagnóstico audiológico em crianças a partir do terceiro mês.
a pesquisa do limiar de reconhecimento de fala pode ser realizada a partir dos 12 meses de idade e é um meio importante para se obter os limiares auditivos tonais das freqüências de 500, 4 000 e 8 000 Hz.
a importância da avaliação comportamental está no fato de que se verifica a maturação do sistema nervoso auditivo, o que é fundamental para a análise de todos os outros testes.
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