Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a triagem auditiva neonatal, é CORRETO afirmar:
A detecção da perda auditiva deve ser universal com até 6 meses de idade, preferencialmente logo após o nascimento, levando a intervenção com até 12 meses de idade, se necessária.
Crianças com indicadores de perda auditiva tardia progressiva ou flutuante, bem como distúrbios da condução auditiva neural e/ou padrões de disfunção do sistema nervoso, não devem ser monitoradas.
As crianças que não passam no teste inicial (qualquer método de triagem) ou em qualquer dos testes subseqüentes devem iniciar atendimento clínico e audiológico para confirmar a presença de perda auditiva antes dos 12 meses
Trata-se de teste implantado por força de lei em todas as maternidades brasileiras e sua realização cabe ao fonoaudiólogo.
Todas as crianças que passam no teste de triagem, mas apresentam indicadores de risco para outras doenças auditivas ou atraso na fala e linguagem, seguirão com atendimento clínico e audiológico e farão monitoramento do desenvolvimento da comunicação.
Analise o caso clínico abaixo e responda às questões de números 39 e 40.
J, 10 anos, sexo masculino, tinha o hábito diário de gritar na escola durante o recreio, enquanto jogava futebol. Com o passar do tempo, começou a apresentar irritação na garganta e alterações na voz. O exame laringoscópico indireto revelou a presença de nódulos bilaterais e J. foi submetido a um programa de reabilitação e orientação vocal.
Após um período de 20 semanas, J. obteve significativa melhora na qualidade vocal e regressão dos nódulos vocais apresentados.
Na avaliação fonoaudiológica realizada no caso J., foi diagnosticada uma disfonia classificada como:
Ventricular.
Espasmódica.
Orgânica.
Orgânico-funcional.
Presbifonia.
Analise o caso clínico abaixo e responda às questões de números 39 e 40.
J, 10 anos, sexo masculino, tinha o hábito diário de gritar na escola durante o recreio, enquanto jogava futebol. Com o passar do tempo, começou a apresentar irritação na garganta e alterações na voz. O exame laringoscópico indireto revelou a presença de nódulos bilaterais e J. foi submetido a um programa de reabilitação e orientação vocal.
Após um período de 20 semanas, J. obteve significativa melhora na qualidade vocal e regressão dos nódulos vocais apresentados.
Os sintomas vocais e as alterações nas pregas vocais citadas no caso J., em decorrência do hiperfuncionamento vocal, foram causados por:
Câncer de laringe.
Abuso e mau uso vocal.
Hemorragia submucosa.
Nódulos.
Fenda glótica.
No que se refere à anatomia e fisiologia da cóclea, assinale a opção correta.
A cóclea é dividida pelo labirinto membranoso em três partes: rampa timpânica, ducto coclear e rampa vestibular. As rampas vestibular e timpânica possuem importante função na condução da energia sonora para as estruturas sensoriais da rampa média.
No ápice da cóclea, as rampas timpânica e vestibular se comunicam através do modíolo, o que possibilita que as ondas provocadas pelo estribo na perilinfa do vestíbulo possam ser conduzidas da rampa vestibular para rampa timpânica.
A membrana basilar é uma estrutura gelatinosa com forma ondulada, transparente, sem núcleos celulares; encontra-se localizada sobre o órgão de corti e é fundamental na estimulação dos estereocílios ou cílios quando o ducto coclear é estimulado pela onda sonora.
O ligamento espiral, epitélio receptor estimulado por meio de ondas sonoras, é formado por células ciliadas sensoriais e células de sustentação.
Com relação à audiologia clínica, julgue os próximos itens.
I Os testes audiométricos subjetivos, utilizados na audiologia, são chamados de testes psicométricos ou psicoacústicos, que, além de outros aspectos, determinam a área de sensibilidade do ouvido humano.
II O principal objetivo do teste audiométrico é obter o limiar mínimo de audibilidade do indivíduo.
III Entende-se por limiar de audibilidade o nível mínimo de pressão sonora capaz de impressionar o ouvido humano para um tom puro, em 50% das vezes em que o estímulo é apresentado.
IV O ouvido humano não é igualmente sensível para todas as freqüências; a faixa de audição humana está compreendida entre 250 hz e 8.000 hz.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Na confecção de próteses auditivas, podem ser feitas modificações nos moldes auriculares, promovendo-se alterações nas curvas de resposta, independentemente da posição dos seus controles internos. Entre as modificações realizadas nos moldes auriculares, não se inclui
controle automático de ganho.
ventilação
atenuador acústico.
efeito corneta.
A timpanometria é uma medida dinâmica da imitância acústica. Por meio dessa técnica, verifica-se o grau de mobilidade do sistema tímpano ossicular, decorrente da variação de pressão do ar no meato acústico externo. Julgue os itens a seguir, quanto à correlação entre o resultado esperado do timpanograma e o funcionameto da orelha média.
I Curva tipo A - esperada em indivíduos com função normal da orelha média.
II Curva tipo B - esperada em indivíduos com presença de fluido na orelha média.
III Curva tipo C - esperada em pacientes com mau funcionamento da tuba auditiva.
A quantidade de itens certos é igual a
0
1
2
3
Assinale a opção correta no que se refere a próteses auditivas.
As próteses auditivas retroauriculares apresentam todos os componentes eletrônicos localizados dentro de uma caixa, em formato de vírgula, que se adapta atrás do pavilhão auricular.
Os circuitos das próteses auditivas intra-aurais ocupam parte do meato acústico externo e a concha do pavilhão auricular, de forma completa ou incompleta (tipo concha ou meia-concha)
As próteses auditivas intra-auriculares apresentam todos os seus componentes inseridos dentro do molde auricular do usuário, na área da concha e meato acústico externo.
As próteses auditivas do tipo intracanal ocupam os meatos acústicos interno e externo do usuário e se subdividem em intracanal e microcanal.
Quanto ao tipo, as perdas auditivas classificam-se em condutiva, mista, neurossensorial, central e funcional. Quanto a essa classificação, assinale a opção correta.
Denomina-se perda auditiva condutiva o quadro audiológico de perda auditiva exagerada ou simulada.
Nas perdas auditivas mistas a lesão está localizada na via auditiva central, ou seja, na porção do nervo coclear e de suas conexões, que se encontram entre o núcleo coclear e o córtex do lobo temporal.
As perdas neurossensoriais resultam de distúrbios que comprometem a cóclea e(ou) o nervo auditivo.
As perdas auditivas funcionais e centrais resultam de doenças que atingem a orelha externa e(ou) orelha média, diminuindo, desta forma, a quantidade de energia sonora a ser transmitida.
Assinale a opção em que não se identifica procedimento típico de programa de conservação auditiva implantado em uma empresa cujos funcionários são expostos a altos índices de ruído.
realização de exames de audiometria admissional, periódico e demissional
monitoramento audiométrico durante a jornada de trabalho
definição do tempo de exposição a ruídos e especificação dos níveis de ruídos para novas instalações
orientação quanto ao uso de equipamentos de proteção individual (protetores auriculares)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...