Questões de Fonoaudiologia do ano 2014

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Assinale a alternativa que apresenta uma afasia pertencente ao sistema de classificação de Luria.

  • A. Afasia de broca.
  • B. Afasia de Wernicke.
  • C. Afasia de condução.
  • D. Afasia transcortical motora.
  • E. Afasia motora aferente (apráxica).

“O nervo _________________ constitui o __________ par de nervos cranianos. É um nervo misto (motor e sensorial). Caso ocorra lesão pode comprometer a ___________________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. olfatório / II / visão
  • B. glossofaríngeo / IX / sensibilidade gustativa
  • C. glossofaríngeo / X / sensibilidade gustativa
  • D. vestíbulo coclear / VIII / audição e o equilíbrio
  • E. hipoglosso / IV / motricidade dos músculos da língua

“De acordo com a classificação de Luria, esses pacientes têm uma pronúncia vagarosa de sons isolados e de palavras, fazendo longas pausas na transição de uma palavra para outra, sendo cada palavra pronunciada com grande esforço. No entanto, tal afasia não é simplesmente representada por um distúrbio da fala motora, mas, principalmente, por uma perturbação da fala interna. O paciente parece incapaz de guardar a esquematização da fala interna, o que conduz à fala hesitante e a uma redução da complexidade gramatical das frases produzidas. A linguagem oral e escrita se caracterizam por curtos fragmentos de frases. Estes afásicos têm uma fala monótona e, uma vez criados os padrões articulatórios, não conseguem suprimi-los, o que conduz à perseveração. A compreensão também está comprometida. Luria sugere que o distúrbio básico nos pacientes com essa afasia não é uma deficiência na capacidade de criar novas articulações, mas, sim, uma perturbação na automaticidade da fala contínua em consequência da perturbação dos esquemas da fala.” O trecho anterior descreve pacientes com afasia

  • A. pré-motora.
  • B. acústico-mnésica.
  • C. frontal (dinâmica).
  • D. sensorial (acústica).
  • E. motora aferente (apráxica).

De acordo com o código de ética da fonoaudiologia, a infração ética consiste em:

I. resguardar a privacidade do cliente;

II. colaborar, sempre que possível, em campanhas que visem o bem-estar da coletividade;

III. manter sigilo sobre fatos de que tenha conhecimento em decorrência de sua atuação com o cliente, exceto por justo motivo.

IV. oferecer ou prestar serviços gratuitos à entidade pública de qualquer natureza ou a empresas, além de participar gratuitamente de projetos e outros empreendimentos que visem lucro.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. IV.
  • E. I e IV.

Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os músculos dos lábios participam ativamente das funções estomatognáticas e são auxiliares na mastigação. São eles: orbicular dos lábios, zigomático maior e menor e o bucinador.

( ) As estruturas envolvidas na fonação (pulmões, traqueia, laringe, cavidades nasal e bucal) possuem outras funções específicas – respiração, mastigação, deglutição – que, do ponto de vista biológico, são mais importantes do que falar.

( ) Uma das características da deglutição adulta (madura) é a contração da musculatura perioral.

( ) Alguns problemas neurológicos, como a paralisia cerebral e algumas síndromes, levam a alterações de tônus, postura e mobilidade de órgãos fonoarticulatórios.

A sequência está correta em

  • A. F, V, F, V
  • B. V, V, F, V
  • C. V, F, F, F
  • D. F, F, V, V
  • E. F, V, V, F

Relacione os tipos de disartria aos distúrbios neurológicos mais comumente associados.

A sequência está correta em

  • A. 3, 2, 1, 4
  • B. 1, 4, 3, 2
  • C. 2, 3, 4, 1
  • D. 3, 4, 2, 1
  • E. 4, 1, 3, 2

Os fonemas /d/, /ç/ e /K/ classificam-se, respectivamente, como

  • A.

    Ponto de articulação: bilabial / linguopalatal / linguoalveolar

    Modo de articulação: oclusiva / líquida / fricativa

    Saída de ar: oral / oral / oral

    Traço de sonoridade: surdo / surdo / sonoro

  • B.

    Ponto de articulação: linguodental / velar / linguopalatal

    Modo de articulação: fricativa / oclusiva / oclusiva

    Saída de ar: oral / nasal / oral

    Traço de sonoridade: surdo / sonoro / sonoro

  • C.

    Ponto de articulação: linguoalveolar / linguopalatal / velar

    Modo de articulação: líquida / fricativa / fricativa

    Saída de ar: oral / nasal / oral

    Traço de sonoridade: sonoro / surdo / sonoro

  • D.

    Ponto de articulação: labiodental / linguodental / velar

    Modo de articulação: oclusiva / líquida / fricativa

    Saída de ar: oral / oral / nasal

    Traço de sonoridade: surdo / sonoro / surdo

  • E.

    Ponto de articulação: linguodental / linguopalatal / velar

    Modo de articulação: oclusiva / fricativa / oclusiva

    Saída de ar: oral / oral / oral

    Traço de sonoridade: sonoro, surdo, surdo

“É um sintoma associado a outras doenças ou decorrentes de alterações anatômicas importantes do aparelho fonador. Alterações endócrinas, alterações dos hormônios sexuais e refluxo gastroesofágico são causas frequentes neste tipo de patologia.” A descrição anterior refere-se à

  • A. disartria.
  • B. disfemia.
  • C. diglossia.
  • D. disfonia orgânica.
  • E. disfonia funcional.

Uma criança de 4 anos compareceu à clínica para avaliação audiológica infantil. A mãe relatou que a criança mostra-se muito desatenta e frequentemente pede que repita o que lhe foi dito. Nega otalgia e episódios de otorreia. A hipótese etiológica levantada pelo médico otorrinolaringologista é de otite média secretora. A audiometria lúdica evidenciou perda auditiva condutiva de grau leve à orelha direita e audição normal à esquerda.

Com base nestas informações, analise as afirmativas abaixo, considerando-se uma avaliação audiológica compatível com a hipótese etiológica:

1. A criança pode apresentar um índice de reconhecimento de fala (IRF) de 80% à orelha direita e de 96% à orelha esquerda.

2. O limiar de reconhecimento de fala (LRF) deverá ser encontrado numa intensidade igual à média tritonal de 500, 1000 e 2000Hz ou até 10dB acima da média, bilateralmente.

3. A imitanciometria evidenciará curva timpanométrica do tipo B à orelha direita e do tipo A à orelha esquerda

4. O reflexo acústico ipsilateral direito estará presente.

5. O reflexo acústico contralateral esquerdo estará ausente por eferência.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a neurofisiologia do sistema motor da fala.

( ) Se as alterações da fala podem ter origem muscular, de fibroses, atrofias musculares, perda ou diminuição da mobilidade e alteração de forma, então exercícios miofuncionais na terapia são desnecessários.

( ) Para efetiva produção de fonemas, nos diversos pontos articulatórios, é necessário que tônus, mobilidade de lábios, língua e mandíbula estejam adequados.

( ) Exercícios isométricos, isotônicos e isocinéticos devem ser utilizados, considerando os pontos articulatórios a serem trabalhados.

( ) Para avaliar maturação e integração neuromotora a fim de promover índice acústico da velocidade de movimento e do posicionamento articulatório, utiliza-se a diadococinesia, que é a habilidade para realização de repetições rápidas de padrões simples de contrações opostas.

( ) Na avaliação com diadococinesia, não se pode utilizar a repetição de sílabas para avaliar a função de lábios e língua.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – V – V – F
  • B. V – F – V – V – F
  • C. F – V – V – V – F
  • D. F – V – F – V – F
  • E. F – F – V – V – V
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