Questões de Fonoaudiologia do ano 2014

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Um paciente de 68 anos sofreu um AVE há 3 meses e vem apresentando queixa de dificuldade para deglutir. Na avaliação fonoaudiológica verificou-se:

- Refluxo nasal – ineficiência do vedamento labial

- débil propulsão do bolo alimentar - redução na elevação da laringe

Este quadro é compatível com o comprometimento da deglutição nas seguintes fases:

  • A. Oral e faríngea.
  • B. Preparatória e oral.
  • C. Faríngea e esofágica.
  • D. Preparatória e esofágica.

Das condições abaixo, aquela que pode ser considerada como causa de deficiência auditiva condutiva é:

  • A. Trauma acústico.
  • B. Esclerose múltipla.
  • C. Infecção meníngea.
  • D. Estenose adquirida.

Quando um paciente apresenta um audiograma tipo rampa ao ser testado um AASI ou prótese auditiva, é solicitado molde com ventilação. Neste caso a ventilação permite.

  • A. Aumento da amplificação das frequências médias.
  • B. Redução da amplificação de alta frequência.
  • C. Aumento da amplificação de baixa freqüência.
  • D. Redução da amplificação de baixa frequência.

Em crianças de 13 a 30 meses, os procedimentos de avaliação audiológica mais utilizados são:

  • A. Avaliação instrumental, exame da deglutição e equilíbrio.
  • B. Avaliação instrumental, observação do reflexo cocleopalpebral e reação à voz e técnicas de condicionamento operante – reforço visual.
  • C. Reação à voz e técnicas de condicionamento operante – reforço visual, testes de equilíbrio dinâmico e avaliação instrumental.
  • D. Avaliação instrumental, exame fonético e reforço auditivo.

A rubéola pode ser altamente lesiva para o feto durante o período gestacional, principalmente nas primeiras semanas. A síndrome da rubéola congênita apresenta o seguinte tipo de deficiência auditiva e a seguinte malformação, respectivamente:

  • A. Condutiva e cardiopatia.
  • B. Condutiva e fissura palatina.
  • C. Neurossensorial e cardiopatia.
  • D. Neurossensorial e fissura palatina.

A Emissão Otoacústica – EOA é uma resposta a um estímulo acústico. Para a captação dessa resposta é necessário integridade das seguintes estruturas:

  • A. Cóclea e orelha externa.
  • B. Cóclea e orelha média.
  • C. Orelha média e pavilhão auricular
  • D. Orelha externa e pavilhão auricular.

Percepção, discriminação, memória, análise-síntese e figura-fundo são itens que fazem parte da avaliação da leitura e escrita no que diz respeito ao aspecto:

  • A. Motor.
  • B. Cognitivo.
  • C. Fala.
  • D. Sensorial, visual e auditivo.

Em crianças pequenas com distúrbios de linguagem, são avaliados processos ligados ao desenvolvimento. São eles:

  • A. Capacidades cognitivas, níveis de comunicação e exame ortopédico.
  • B. Habilidades sociais, capacidades cognitivas e exame periodontal.
  • C. Níveis de comunicação, coordenação motora global e exame hematológico.
  • D. Capacidades cognitivas, habilidades sociais e níveis de comunicação.

João tem 9 anos e cursa o 3º ano do primeiro grau em escola regular. Em uma amostra de sua escrita observa-se alterações como CAZA (casa); CAVIFETE (canivete) e COMETO (comendo). Estes exemplos são indícios de alteração:

  • A. Gráfica, do tipo supressão de elementos, sugerindo encaminhamento para avaliação audiológica e de processamento auditivo.
  • B. Ortográfica, do tipo processamento semântico, sugerindo encaminhamento para avaliação visual.
  • C. Ortográfica, do tipo processamento fonológico sugerindo encaminhamento para avaliação audiológica e de processamento auditivo.
  • D. Semântica, do tipo omissão, sugerindo encaminhamento para avaliação visual.

Antônio tem 9 anos e frequenta o 3º ano em uma escola regular. Sua leitura é lenta, sem respeito à pontuação e com falhas de compreensão. Sua audição é normal e as avaliações multiprofissionais com médicos e psicólogos evidenciaram ausência de enfermidades neurológicas, otológicas e de alteração intelectual. A intervenção fonoaudiológica, planejada para Antonio, tem como objetivo geral.

  • A. O treinamento auditivo para as palavras com desvios ortográficos.
  • B. A leitura e compreensão de textos com diferentes características e aplicações.
  • C. O aumento da velocidade de percepção visual dos grafemas.
  • D. O desenvolvimento de memória de trabalho.
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