Questões sobre Geral

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A respeito dos testes utilizados para a avaliação das habilidades envolvidas no processamento auditivo central, assinale a opção correta.

  • A. A aplicação do teste dicótico consoante-vogal tem como única finalidade avaliar a atenção seletiva, que é a habilidade para agrupar componentes do sinal acústico em figura-fundo.
  • B. O teste não verbal de escuta direcionada objetiva verificar a atenção seletiva por meio da execução de uma tarefa de escuta monótica.
  • C. O teste de escuta monótica e dicótica com sentenças é utilizado para avaliar a habilidade auditiva fechamento, a qual relaciona-se à habilidade do paciente de perceber o todo da palavra ou a mensagem, mesmo quando algumas partes são omitidas.
  • D. O teste de escuta dicótica para sons não verbais avalia a habilidade figura-fundo, que consiste na habilidade de identificar a mensagem primária de sons competitivos em tarefa monoaural ou binaural.
  • E. No teste dicótico de dígitos, resultados normais indicam habilidade para agrupar componentes do sinal acústico em figura-fundo e para identificá-los verbalmente, além de direcionar a atenção para cada orelha separadamente.

A respeito do implante coclear, que permite a detecção de sons de aproximadamente 30 dBNA (decibéis em nível de audição), assinale a opção correta.

  • A. O microfone, que é instalado junto à orelha, capta o som que é transmitido por um cabo até o processador de fala, o qual amplifica o sinal que é enviado aos componentes internos.
  • B. O implante coclear é ativado pelo fonoaudiólogo ao final da cirurgia de inserção do eletrodo; neste momento, os parâmetros de estimulação são ajustados individualmente para se adequarem às necessidades do usuário.
  • C. Apenas indivíduos com perda auditiva neurossensorial profunda bilateral são considerados possíveis candidatos ao implante coclear.
  • D. Os pacientes com indicação para implantes cocleares incluem crianças com deficiência auditiva causada por agenesia da cóclea e do nervo coclear e por infecções ativas da orelha média.
  • E. Os componentes internos do implante coclear são antena interna com ímã, receptor estimulador e cabo com filamento de múltiplos eletrodos; os componentes externos são antena, cabo de transmissão e processador de fala.

A respeito do exame vestibular e das informações que complementam as diferentes etapas desse exame, assinale a opção correta.

  • A. O único parâmetro utilizado nas provas em que há registro de nistagmo é a velocidade angular da componente lenta (VACL).
  • B. As diferentes etapas da vestibulometria incluem pesquisa do nistagmo e(ou) vertigem posicional, calibração dos movimentos oculares, pesquisa do nistagmo espontâneo e semiespontâneo, rastreio pendular, nistagmo optocinético, prova rotatória pendular decrescente e prova calórica.
  • C. As etapas do exame vestibular com estimulação visual são a pesquisa do rastreio pendular e a pesquisa do nistagmo optocinético.
  • D. Na avaliação do sistema vestibular por meio da vectoeletronistagmografia, é possível colher dados sugestivos de lesão periférica ou central.
  • E. A calibração dos movimentos oculares é utilizada para avaliar a coordenação dos movimentos oculares como regular ou irregular.

Acerca dos testes utilizados na rotina da avaliação audiológica infantil, assinale a opção correta.

  • A. Em se tratando de bebês a audiometria com reforço visual é um procedimento de teste válido e confiável somente a partir dos doze meses de idade.
  • B. Aos quatro anos de idade, a criança ainda não pode ser condicionada para a realização de audiometria lúdica com encaixes.
  • C. A audiometria em campo livre permite estimar, separadamente, os limiares auditivos de cada orelha.
  • D. O reflexo cócleo palpebral pode ser induzido por estímulos inferiores a 50 dB NPS (decibéis em nível de pressão sonora) em crianças normais.
  • E. O potencial auditivo de tronco encefálico é útil para estimar, separadamente, a função auditiva de cada orelha dos bebês se a audiometria comportamental não puder fornecer respostas confiáveis.

A respeito do programa de saúde auditiva no âmbito da Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva (PNASA), assinale a opção correta.

  • A. Na PNASA, os pacientes são submetidos à consulta com otorrinolaringologista, avaliação fonoaudiológica, além de receberem acolhimento e serem submetidos à avaliação social, psicológica e acompanhamentos.
  • B. O programa de saúde auditiva atende exclusivamente crianças de zero a três anos de idade que apresentaram anormalidades no teste da orelhinha.
  • C. O usuário do programa de saúde auditiva participa de duas etapas distintas: a primeira é a de diagnóstico, que inclui consultas e exames; a segunda é a de tratamento, que inclui moldagens, seleção e adaptação do aparelho auditivo.
  • D. Os únicos dois exames de diagnóstico realizados em bebês no âmbito do programa de saúde auditiva são emissões otoacústicas e potencial evocado de tronco cerebral.
  • E. Inicialmente, a PNASA está sendo implantada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Considerando as diretrizes para o fornecimento de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI), assinale a opção correta.

  • A. A escolha do tipo de aparelho deve ser feita com base nas necessidades individuais do paciente, considerando-se o grau e a configuração da perda de audição e as características eletroacústicas e tecnológicas do AASI.
  • B. Conforme essas diretrizes, é preferencial a indicação unilateral de AASI.
  • C. Os aparelhos retroauriculares são os mais indicados para crianças de até doze anos de idade.
  • D. No que se refere às normas para o atendimento em saúde auditiva, devem ser selecionadas e testadas duas marcas de aparelho de amplificação sonora individual.
  • E. Em crianças de até cinco anos de idade, o aparelho escolhido deve possibilitar ajustes adicionais, que devem ser realizados para, por exemplo, a caracterização mais acurada do status auditivo e da percepção de fala da criança.

Considerando as normas para o atendimento em saúde auditiva, assinale a opção correta.

  • A. A realização do diagnóstico da deficiência auditiva e reabilitação em recém-nascidos com perda auditiva é executada pelo serviço de atenção auditiva em baixa complexidade.
  • B. Cabe ao serviço de atenção à saúde auditiva da alta complexidade oferecer cursos de capacitação e atualização em saúde auditiva para profissionais da atenção básica.
  • C. As práticas na média e na alta complexidade devem estar embasadas nos critérios de atendimento da demanda e do fluxo, os quais devem ser estabelecidos com base nas diretrizes da Norma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS/SUS) n.º 1/2002.
  • D. As ações do serviço de atenção à saúde auditiva na média complexidade incluem oferta de suporte técnico às equipes dos serviços de saúde auditiva de menor complexidade.
  • E. A realização do diagnóstico das perdas auditivas em crianças maiores de três anos de idade, em jovens, adultos e idosos com perda auditiva é executada pelo serviço de atenção auditiva em alta complexidade.

A adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual em crianças de um ano de idade exige muito esforço do fonoaudiólogo. Considerando essa informação, assinale a opção que apresenta o método de avaliação subjetivo mais indicado para a obtenção de limiares auditivos nessa faixa etária.

  • A. audiometria tonal limiar com pesquisa de limiar de recepção de fala
  • B. audiometria tonal infantil condicionada com técnica de encaixe
  • C. emissões otoacústicas transientes e por produto de distorção
  • D. avaliação do processamento auditivo central
  • E. audiometria com reforço visual

Sobre os pré-requisitos para uma função alimentar eficiente e segura, considere as afirmativas a seguir.

I. A anatomia e a fisiologia das estruturas envolvidas no processo de alimentação devem estar intactas e os sistemas sensorial e tátil preservados.

II. A adequação do tônus muscular e a postura dos sistemas orofaríngeo e respiratório são aspectos secundários no processo de alimentação.

III. A estabilidade do sistema nervoso autônomo e a capacidade de regulação dos estados de consciência são fatores determinantes do bom desempenho da alimentação.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.

Sobre a avaliação clínica fonoaudiológica da disfagia infantil, é incorreto afirmar:

  • A. É necessário realizar anamnese detalhada, com investigação das preferências alimentares, consistências e utensílios utilizados, condições nutricionais, ganho de peso e dinâmica familiar durante as refeições.
  • B. A avaliação das estruturas orofaciais inclui a observação do tônus, postura, mobilidade, sensibilidade, simetria, integridade e conformação das estruturas orofaciais, bem como a pesquisa de reflexos adaptativos e protetivos.
  • C. A realização de ausculta cervical deve ocorrer prioritariamente no início e no final da avaliação com alimento, momentos em que ocorrem com mais frequência a penetração e a aspiração laringotraqueal.
  • D. A qualidade vocal deve ser observada antes e após a oferta e sempre que o examinador desconfiar da ocorrência de penetração laríngea.
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