Questões sobre Geral

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Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A leitura e a escrita se influenciam e se desenvolvem mutuamente.

( ) O desenvolvimento da leitura e da escrita depende de uma única área cortical, pois há apenas um caminho de aprendizagem.

( ) A consciência fonológica é extremamente importante para o aprendizado da escrita, mas insignificante para o aprendizado da leitura.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A. F – V – V
  • B. V – F – V
  • C. V – F – F
  • D. F – F – F
  • E. V – V – V

Em relação à avaliação da disfunção velofaríngea, relacione a estratégia de avaliação na COLUNA I com o modo de aplicação das respectivas estratégias na COLUNA II.

COLUNA I

1. Espelho de Glatzel

2. Teste Cul de Sac

3. Investigação morfofuncional

COLUNA II

( ) Ocluir e soltar narinas sequencialmente durante as emissões de /i/ e /u/.

( ) Solicitar a emissão de /a/ e /ã/ e verificar o grau de mobilidade do palato mole.

( ) Solicitar emissões de fonemas plosivos e fricativos orais.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 1 2 3
  • B. 3 1 2
  • C. 2 3 1
  • D. 3 2 1

Sobre as manobras e as técnicas utilizadas no tratamento das disfagias, é incorreto afirmar:

  • A. As modificações no volume, consistência, temperatura e utensílios são realizadas com o objetivo de aumentar o input sensorial e, consequentemente, melhorar a performance de deglutição.
  • B. Entre as técnicas de limpeza faríngea, tem-se a estimulação do escarro e a técnica de deglutições múltiplas.
  • C. As manobras de proteção das vias aéreas e as manobras de limpeza faríngea são de fácil execução e não exigem habilidades cognitivas, de atenção e de memória por parte dos pacientes.
  • D. As manobras posturais são muito utilizadas no tratamento da disfagia por serem de fácil execução e exigirem menor esforço por parte dos pacientes.

Nos quadros afásicos, as manifestações observadas no plano da palavra, quando aparecem na emissão oral são chamadas de ________, quando aparecem na emissão gráfica são chamadas de _________ e, quando observadas durante a leitura em voz alta são chamadas de _____________. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

  • A. Disfonias; garranchos; disartrias
  • B. Apraxias; disfemias; alexias
  • C. Dislalias; disortografias; disfluências
  • D. Mutismo; disgrafias; dislexias
  • E. Parafasias; paragrafias; paralexias

O agramatismo, presente em alguns quadros afásicos, caracteriza-se por uma alteração do tipo:

  • A. sintática.
  • B. semântica.
  • C. fonológica.
  • D. fonética.

As afasias são classificadas em vários tipos, com relação à afasia de Wernicke, e assinale a alternativa incorreta.

  • A. A compreensão oral está comprometida
  • B. As tarefas de repetição encontram-se normais
  • C. As tarefas de repetição encontram-se normais comprometida
  • D. O discurso é fluente
  • E. A fala é logorreica e jargonafásica

No Brasil, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, o acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda causa de mortalidade e a maior causa de incapacidade entre os adultos. As incapacidades decorrentes do AVC afetam tanto a vida do paciente quanto a de seus familiares mais próximos. Assim, as medidas de reabilitação ocupam papel central no tratamento do paciente que sofreu um AVC.

A intervenção fonoaudiológica do paciente afásico hospitalizado deve ser iniciada quando ele estiver:

  • A. fora da UTI.
  • B. clinicamente estável.
  • C. afetivamente organizado.
  • D. com alguma habilidade linguística.

Entre as principais alterações da comunicação que tem como causa um distúrbio ou dano neurológico, a afasia

  • A. caracteriza-se por disrupturas primárias na articulação e na prosódia.
  • B. caracteriza-se por incapacidade de realizar uma ação, movimento ou sequência de movimento.
  • C. caracteriza-se por alteração no conteúdo, na forma e no uso da linguagem e de seus processos cognitivos subjacentes, tais como percepção e memória.
  • D. caracteriza-se por perturbação pouco frequente, em que a pessoa poder ver e sentir os objetos, sem poder associá-los à sua função.
  • E. caracteriza-se por erros referentes à grafia.

Paciente é avaliado quanto à ocorrência de disartria, apresentando as características de hipernasalidade, imprecisão na emissão de consoantes, monopitch, monoloudness, qualidade vocal desarmônica e frases curtas. Infere-se o tipo clínico:

  • A. disartria Espástica.
  • B. disartria Atáxica.
  • C. disartria Hipocinética.
  • D. disartria flácida.
  • E. disartria Hipercinética.

Um paciente apresenta as manifestações clínicas para o déficit na habilidade de sequencialização dos movimentos voluntários não-verbais da língua, lábios, mandíbula e outras estruturas orais associadas. É correto afirmar que as manifestações sugerem um caso de

  • A. apraxia de fala.
  • B. apraxia genética.
  • C. apraxia oral não verbal ou bucofacial.
  • D. apraxia de fala adquirida e desenvolvimental.
  • E. apraxia orofacial e de fala.
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