Questões sobre Geral

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A perda auditiva do tipo condutiva

  • A.

    é quase sempre permanente e irreversível.

  • B.

    pode estar associada a malformações craniofaciais.

  • C.

    apresenta limiares tonais por via aérea em torno de 70 dB e por via óssea em torno de 30 dB.

  • D.

    em sua maioria regride espontaneamente, dispensando tratamento clínico.

  • E.

    é mais comum em adultos, comumente resultante de infecções otológicas.

Alguns dados de ordem clínica podem dar pistas para o diagnóstico diferencial entre a perda auditiva sensorial e a neural. As perdas auditivas neurais

  • A.

    costumam apresentar fadiga acentuada com índice acima de 30 dB no teste do Tone Decay, enquanto nas sensoriais esse índice é negativo.

  • B.

    apresentam o teste SISI com índices em torno de 100% e bem baixos nas sensoriais.

  • C.

    geralmente têm a discriminação auditiva menos comprometida que as sensoriais.

  • D.

    apresentam reflexos recrutantes na imitanciometria, enquanto as sensoriais dificilmente têm respostas e, quando estas existem, não são recrutantes.

  • E.

    costumam apresentar a curva audiométrica com limiares melhores em tonalidades mais graves, enquanto nas sensoriais os limiares tonais podem apresentar as mais variadas curvas.

Qual das alternativas apresenta causa de deficiência auditiva sensorioneural bilateral de início súbito?

  • A.

    Alcoolismo.

  • B.

    Schwannoma vestibular.

  • C.

    Presbiacusia.

  • D.

    Otospongiose coclear.

  • E.

    Hidropsia endolinfática.

A paralisia cerebral

  • A.

    do tipo atetóide é caracterizada pela presença de tônus muscular aumentado e é o tipo mais comum de PC.

  • B.

    causa dificuldade na postura e na mobilidade das estruturas estomatognáticas independentemente do padrão dos movimentos corporais globais.

  • C.

    mesmo quando diagnosticada como leve, poderá levar o paciente a apresentar alterações motoras graves.

  • D.

    acarreta padrões motores orais patológicos, os quais podem ser minimizados oferecendo-se alimentos na consistência líquida.

  • E.

    de grau leve sempre apresenta disfagia devido à incoordenação entre a fase oral e a fase esofágica da deglutição.

A terapia da apraxia (dispraxia) de fala deve

  • A.

    ser iniciada usando-se os fonemas vibrantes, seguida dos fonemas líquidos, fricativos e, por último, os plosivos.

  • B.

    ser centrada no distúrbio de articulação, enfatizando a organização e o planejamento dos gestos motores articulatórios.

  • C.

    começar com a estimulação dos fonemas posteriores, seguida dos fonemas médios e, por último, os anteriores.

  • D.

    se concentrar nas palavras menos freqüentes do dia-a-dia do paciente, uma vez que essas são as de emissão mais difícil para ele.

  • E.

    utilizar estratégias que estimulem a compreensão, organização e emissão da linguagem oral.

São fatores que diferenciam cada uma das disartrias: a emissão oral diferente nos diversos quadros, a localização da lesão e o tipo de disfunção neurológica resultante. A disartria flácida tem como características básicas:

  • A.

    voz áspera, emissão tensa-estrangulada, monotonia, articulação imprecisa das consoantes, hipernasalidade e e´causada por lesão no neurônio motor superior bilateral.

  • B.

    consoantes imprecisas, voz rouca, velocidade de fala lenta, quebras articulatórias irregulares, hipernasalidade leve e é causada por lesão no neurônio motor superior unilateral.

  • C.

    intensidade reduzida, voz monótona, voz rouca e/ou soprosa, altura grave, alterações de fluência, imprecisão articulatória, hipernasalidade e é causada por lesão das estruturas do gânglio basal.

  • D.

    voz soprosa, monoaltura, articulação imprecisa das consoantes, hipernasalidade, intensidade reduzida e é causada por lesão no neurônio motor inferior.

  • E.

    voz áspera, distorção na articulação das vogais, interrupção articulatória irregular com variável imprecisão articulatória e alterações prosódicas e é causada por lesão no cerebelo.

Assinale a alternativa correta sobre dislexia.

  • A.

    O indivíduo disléxico pode apresentar inteligência normal ou alterada e déficits nas funções receptivas, expressivas e de processamento de informações auditivas e visuais.

  • B.

    Crianças com dislexia sempre apresentam dificuldades no entendimento e na execução do cálculo matemático em si e também na resolução de problemas com enunciado.

  • C.

    A dislexia é caracterizada pela dificuldade na linguagem em suas modalidades oral e escrita nos períodos pré-escolar e escolar.

  • D.

    A dislexia corresponde a um transtorno específico no aprendizado da leitura, com rendimento escolar inferior ao esperado para a idade cronológica, ao potencial intelectual e ao nível de escolaridade.

  • E.

    As falhas nas habilidades sintáticas, semânticas e pragmáticas da linguagem oral e escrita são as manifestações mais freqüentes da dislexia.

O desenvolvimento cognitivo pode ser avaliado por meio da observação do comportamento infantil. Quando uma criança pequena começa a usar os objetos do modo como observa outros fazerem, como pegar um pente e o passar pelo cabelo, este tipo de comportamento é indicativo do período

  • A.

    representativo: pré-operatório.

  • B.

    sensório-motor: fase reflexa.

  • C.

    sensório-motor: condutas pré-simbólicas – uso convencional dos objetos.

  • D.

    representativo: operatório.

  • E.

    sensório-motor: condutas simbólicas – uso de símbolos ou objetos substitutos.

O período representativo

  • A.

    corresponde à etapa inicial do desenvolvimento cognitivo e ocupa os dois primeiros anos de vida da criança.

  • B.

    tem como característica fundamental a formação de uma inteligência prática, baseada na ação e que se apóia em percepções e movimentos.

  • C.

    corresponde a uma forma de inteligência sensório-motora limitada aos dados da situação imediata, não ultrapassando os limites daquilo que pode ser diretamente percebido.

  • D.

    constitui-se a partir da adolescência, sendo marcada pelo aparecimento do raciocínio lógico-formal e pela capacidade de trabalhar com hipóteses.

  • E.

    estende-se, aproximadamente, dos 2 aos 7 anos de idade e caracteriza-se pela transformação dos esquemas de ação em esquemas mentais.

Em relação à classificação das excepcionalidades, pode-se afirmar que

  • A.

    a deficiência mental pode ser classificada de acordo com a presença ou com a ausência do comprometimento intelectual e comprometimento motor.

  • B.

    a deficiência auditiva pode ser classificada de acordo com o grau da perda, baseando-se apenas nos limiares tonais das freqüências de 250, 2 000 e 8 000Hz.

  • C.

    a paralisia cerebral tem sua classificação baseada no momento de seu surgimento, podendo ocorrer durante o parto ou durante qualquer fase de desenvolvimento da vida.

  • D.

    a classificação oficial da deficiência mental (OMS) é baseada no grau de deficiência, o qual contém quatro níveis: leve, moderada, severa e profunda.

  • E.

    o autismo é classificado de acordo com a presença ou com a ausência de alterações da linguagem, podendo ser, respectivamente, de alto ou de baixo funcionamento.

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