Questões sobre Geral

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A teoria de Ferreiro e Teberosky propõe 4 fases para o desenvolvimento da escrita. A fase silábico-alfabética

  • A.

    caracteriza-se pela execução de traços no papel sem a preocupação de realizar o registro sonoro da palavra que foi proposta para se escrever.

  • B.

    corresponde à tentativa de estabelecer relações entre o contexto sonoro e o seu registro gráfico, utilizando sistematicamente uma letra para representar cada sílaba.

  • C.

    é uma fase de transição, na qual ora a criança faz uso de uma letra para cada sílaba, ora representa as sílabas de modo completo, considerando as relações entre fonemas e grafemas.

  • D.

    é o período no qual a criança torna-se alfabética, compreendendo que a representação gráfica corresponde a valores sonoros menores que a sílaba, ocorrendo a associação precisa entre fonemas e grafemas.

  • E.

    corresponde à descoberta de que a identidade do som não garante a identidade da letra e vice-versa, de modo que uma mesma letra pode representar vários sons.

Julgue os itens que se seguem com relação à cavidade timpânica, que contém três pequenos ossos móveis: o martelo, a bigorna e o estribo.

Os ossos mencionados se estendem como uma cadeia através da cavidade timpânica e têm a função de conectar a membrana timpânica com a janela redonda.

  • C. Certo
  • E. Errado

A grafia "caxorro" para cachorro indica que a criança, provavelmente,

  • A.

    apresenta dificuldade na discriminação auditiva.

  • B.

    está na da fase silábica do desenvolvimento da escrita.

  • C.

    tem alterações de caráter visuo-espaciais.

  • D.

    não compreendeu que um mesmo som pode ser escrito por mais do que uma letra.

  • E.

    apresenta alteração de análise-síntese e no processamento fonológico.

Julgue os itens que se seguem com relação à cavidade timpânica, que contém três pequenos ossos móveis: o martelo, a bigorna e o estribo.

Nesse sistema, que funciona com movimentos semelhantes aos de um pistão, a movimentação do estribo comprime o líquido perilinfático.

  • C. Certo
  • E. Errado

A atuação fonoaudiológica na escola, partindo de uma visão desenvolvimentista, tem foco principal

  • A.

    no trabalho voltado para o desenvolvimento de ações de detecção, tratamento e prevenção das alterações de comunicação oral e escrita.

  • B.

    na otimização do aprendizado dos alunos normais e dos alunos com dificuldades e na promoção da saúde vocal e do uso profissional da voz dos professores.

  • C.

    na assistência clínica fonoaudiológica direcionada aos alunos com alterações de linguagem oral ou escrita, voz ou audição.

  • D.

    na maximização do potencial de ensino do professor por meio de aplicação de técnicas para recuperar a saúde vocal e promover o uso profissional da voz.

  • E.

    na participação no planejamento e desenvolvimento do programa escolar , inserindo ações voltadas para o tratamento dos alunos que apresentam alterações fonoaudiológicas.

Julgue os itens que se seguem com relação à cavidade timpânica, que contém três pequenos ossos móveis: o martelo, a bigorna e o estribo.

O ouvido médio tem papel importante na transmissão do fluxo de energia aérea vinda do ouvido externo para os líquidos do ouvido interno, porém, não impede perdas ou alterações das características físicas dessa energia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem com relação à cavidade timpânica, que contém três pequenos ossos móveis: o martelo, a bigorna e o estribo.

Os ossículos apresentam ligamentos com as paredes da cavidade timpânica que os contêm.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem com relação à cavidade timpânica, que contém três pequenos ossos móveis: o martelo, a bigorna e o estribo.

O músculo tensor do tímpano, que está ligado ao estribo por meio de ligamentos, é responsável pelos reflexos acústicos de proteção da orelha média.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os primeiros anos de vida são considerados como o período crítico para o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem. Por isso, é importante investigar como o sistema auditivo de uma criança recebe, analisa e organiza as informações acústicas do ambiente. Quanto à avaliação audiológica infantil, julgue os itens seguintes.

A audiometria de reforço visual ou audiometria de localização em campo livre é indicada para crianças em torno de 4 anos de idade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os primeiros anos de vida são considerados como o período crítico para o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem. Por isso, é importante investigar como o sistema auditivo de uma criança recebe, analisa e organiza as informações acústicas do ambiente. Quanto à avaliação audiológica infantil, julgue os itens seguintes.

O teste de limiar de recepção de fala (LRF) com figuras pode ser utilizado na avaliação de crianças que não falam, mas reconhecem e conseguem apontar figuras que são descritas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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