Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à zona de articulação dos fonemas, é correta seguinte classificação:
velares: /K/, /g/ e /r/; "que", "gue" e "rre".
labiodentais: /t/, /d/, /n/, /l/ e /r/; "te", "de", "ne", "lê" e "re".
palatais : /t/, /d/, /n/, /l/ e /r/; "te", "de", "ne", "lê" e "re".
No que se refere ao suporte da fonoaudiologia para a amamentação natural, assinale a opção correta.
Deve-se orientar a mãe a manter o bebê na posição horizontal, para facilitar a retirada do leite.
O movimento de ordenha realizado pelo bebê é mais eficiente quando ele suga apenas o bico do seio da mãe; o ato de sugar a auréola dificulta a retirada do leite.
Deve-se observar a coordenação entre respiração, sucção e deglutição, ou seja, verificar se o bebê consegue sugar o seio ou se este encontra-se muito inchado, o que dificulta o movimento de ordenha e respiração.
Deve-se orientar os pais quanto ao tamanho do furo da mamadeira. Em caso de necessidade, é adequado aumentar o furo da mamadeira, para que o bebê não faça esforço com o gotejamento rápido e, conseqüentemente, alcance plenitude alimentar.
Como forma preventiva de possíveis distúrbios emocionais, aconselha-se a não se insistir com a amamentação no seio materno caso a mãe apresente inchaços no seio.
Os ataques vocais correspondem à maneira como se inicia a adução glótica durante a fonação. O ataque vocal aspirado pode ser produzido por
adução glótica suave e sincrônica com a expiração controlada.
três situações: adução intensa, adução precoce e fluxo expiratório excessivo diante de adução normal.
ar suplementar ao da expiração normal que, utilizado até o final, gera também tensão laríngea.
ar que permanece nos pulmões, mesmo após a expiração máxima.
As alterações estruturais mínimas da cobertura mucosa das pregas vocais são
malformações congênitas com alterações fonatórias e respiratórias.
desvios embriogênicos na arquitetura histológica das pregas vocais.
pequenos desvios na arquitetura cartilaginosa da laringe, o que favorece a inadaptação das cordas vocais à fonação.
alterações cicatriciais da mucosa ou do músculo vocal em decorrência de microcirurgia da laringe.
lesões de aspecto edematoso e, por vezes, polipóide, quase sempre assimétricas.
A insuficiência velofaríngea produz
No que se refere à fonoaudiologia na saúde pública, julgue os seguintes itens.
I De acordo com o SUS, as unidades básicas de saúde devem priorizar ações voltadas às práticas ligadas à prevenção e ao tratamento de problemas fonoaudiológicos específicos da realidade social em que o serviço de saúde está inserido.
II No que se refere ao serviço de fonoaudiologia, é importante reconhecer as características das demandas específicas em cada comunidade e sua área de abrangência, estabelecendo-se programas de caráter preventivo e medidas que evitem ou minimizem os distúrbios de comunicação pertinentes a determinada realidade social.
III As ações e os programas de saúde pública devem ser constantemente verificados e avaliados, a fim de serem garantidos a prevenção e o tratamento das problemáticas de comunicação, seja na própria unidade básica de saúde (via atendimentos de curta e média duração), seja por encaminhamentos de assistência secundária.
IV O serviço de fonoaudiologia nas unidades básicas de saúde é comumente demandado pelas escolas que identificam em seus alunos alguma dificuldade de comunicação e(ou) aprendizagem.
A quantidade de itens certos é igual a
Assinale a opção correta quanto à saúde vocal.
O sussurro e o cochicho são recomendados para diminuírem o atrito e o esforço na produção da voz normal.
Apenas aos profissionais da voz e aos que usam a voz como instrumento de trabalho recomenda-se seguir as normas de higiene vocal.
Pigarrear ou raspar a garganta, para soltar alguma secreção, facilita a emissão mais suave e contribui para uma emissão mais adequada.
Sprays e pastilhas usadas sem prescrição médica podem apresentar efeito negativo sobre as pregas vocais, visto que irritam e apresentam efeito anestésico, que mascara a dor na garganta e, ainda, alteram a quantidade e a viscosidade da saliva.
Alimentação, vestuário e mudanças bruscas de temperatura são fatores que não interferem na boa produção vocal, pois mudanças vasculares que poderiam levar momentaneamente à diminuição dos mecanismos de defesa não são encontradas nesses casos.
Assinale a opção que apresenta a definição correta de disfagia.
Distúrbio neurológico que acomete a laringe, causando falta de eficiência na sua função de proteger as vias aéreas à deglutição.
Distúrbio da expressão verbal causado por alteração do controle muscular dos mecanismos da fala.
Dificuldade de produção oral ocasionada por alterações anatômicas e(ou) fisiológicas dos órgãos articulatórios cuja causa é de origem periférica.
Dilatação sacular do ventrículo laríngeo, semelhante a um cisto, que pode envolver, além do ventrículo, outras estruturas supraglóticas.
Distúrbio da fluência da fala que se caracteriza pela interrupção, mais ou menos brusca, de ritmo da expressão verbal.
São características da afasia de broca:
predomínio dos distúrbios de expressão em relação aos da compreensão e expressão não-fluente.
profunda alteração da compreensão verbal e expressão impregnada de transformações que levam ao jargão.
dificuldades na repetição, expressão oral fluente, com parafasias fundamentalmente fonêmicas e compreensão oral pouco alterada.
falta de impulso verbal, sem distúrbios de articulação ou de nomeação e compreensão oral pouco alterada.
falta de vocábulos, com incapacidade de beneficiar-se dos auxílios e grande anomia, que acarreta problemas neuropsicológicos específicos.
As trocas por substituição na escrita, na etapa pós-alfabetização, de grafemas que representam fonemas surdos e sonoros podem estar associadas a diversas causas. Assinale a opção que não constitui causa desse distúrbio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...