Questões sobre Geral

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A emissão otoacústica (EOA) demonstra

  • A.

    a integridade das células ciliadas internas e externas

  • B.

    o funcionamento do VIII par craniano

  • C.

    uma resposta fisiológica do sistema auditivo

  • D.

    uma resposta comportamental.

As emissões otoacústicas têm sido pesquisadas em adultos por ocasião do diagnóstico diferencial entre perdas

  • A.

    cocleares e retrococleares.

  • B.

    cocleares e vestibulares.

  • C.

    vestibulares e retrococleares

  • D.

    vestibulares e periféricas

Com relação à polaridade do estímulo, podem ser empregadas a rarefeita (−), a condensada (+) e a alternada (−,+). A rarefeita é a mais recomendada para a realização do PEATE, por propiciar

  • A.

    uma menor resolução e amplitude na formação da onda.

  • B.

    uma maior resolução e amplitude na formação da onda.

  • C.

    prolongamento normal da latência da onda IV.

  • D.

    prolongamento normal da latência da onda V

Em um bebê de seis meses, sabendo-se que o bloqueador de algodão tem cerca de 3mm e acrescentando-se a essa medida os 5mm que ele deve ficar distante da membrana timpânica, o bloqueador deve ser posicionado a

  • A.

    8,5mm da abertura do MAE.

  • B.

    9,5mm da abertura do MAE.

  • C.

    6,5mm da abertura do MAE.

  • D.

    7,5mm da abertura do MAE.

A imitância é um termo geral, relacionado à transferência de uma energia acústica, independente da maneira pela qual essa transferência está sendo medida. A transferência de energia ocorre quando a onda sonora alcança

  • A.

    a orelha média e é aplicada uma pressão sonora sobre a membrana timpânica.

  • B.

    o meato acústico externo e é aplicada uma pressão sonora sobre a membrana timpânica.

  • C.

    o sistema nervoso auditivo central.

  • D.

    a cóclea.

O limiar de reflexo acústico é realizado com a apresentação de um estímulo ativador de reflexos, geralmente com um tom puro no seguinte intervalo de freqüências:

  • A.

    500 a 4.000 Hz.

  • B.

    500 a 5.000 Hz.

  • C.

    1000 a 2.000 Hz

  • D.

    1000 a 4.000 Hz

No transtorno de processamento auditivo central o paciente

  • A.

    parece não ouvir o interlocutor e não o entende

  • B.

    apresenta boa habilidade de fala e linguagem.

  • C.

    apresenta habilidades de leitura e escrita.

  • D.

    apresenta dificuldade para entender a fala em ambiente ruidoso.

Sobre a respiração oral, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    A respiração oral decorrente de alergia é tratada estritamente pelo otorrinolaringologista.

  • B.

    A flacidez dos músculos da face pode levar a posição habitual da boca aberta e propiciar a respiração oral.

  • C.

    Os pacientes com respiração oral podem apresentar hipotonia, hipotrofia e hipofunção dos músculos elevadores da mandíbula.

  • D.

    O uso do espelho de Glatzel, assim como técnicas de mioterapia, são indicadas como ferramentas terapêuticas no tratamento da respiração oral.

Em relação à aquisição fonética e a aquisição fonológica, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    A aquisição fonética diz respeito à produção articulatória dos sons da língua.

  • B.

    As aquisições fonética e fonológica estão diretamente relacionadas às condições de audição do sujeito.

  • C.

    A aquisição fonológica está relacionada ao uso e à organização que o falante faz dos sons adquiridos foneticamente.

  • D.

    As aquisições fonética e fonológica ocorrem concomitantemente, iniciando aos 6 meses e finalizando por volta dos 5 anos de idade.

Vanda, fonoaudióloga designada para trabalhar em uma Unidade Municipal de Educação Infantil, observa que as crianças fazem uso contínuo de chupeta tanto nos horários de descanso quanto durante as atividades desenvolvidas nessa UMEI.

Em relação às propostas que Vanda deverá fazer, a fim de abordar essa situação, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    Realizar ações integradas junto às famílias das crianças.

  • B.

    Não interferir, pois é consenso que o uso de chupeta acalma as crianças.

  • C.

    Promover palestras elucidativas sobre o desenvolvimento da linguagem oral e do sistema sensório-motor oral.

  • D.

    Organizar encontros com os funcionários que lidam com as crianças (recreacionistas, cuidadoras e professoras), a fim de orientar sobre a necessidade de retirada da chupeta.

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