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A família de Paulo, 6 anos de idade, procura o fonoaudiólogo porque a criança "fala errado": omite o [R] final e substitui o [r] intervocálico por [y].
Em relação aos encaminhamentos a serem dados pelo fonoaudiólogo, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
O fonoaudiólogo deverá solicitar avaliação audiológica da criança.
A família deverá aguardar até que a criança complete 7 anos, por ser esta idade o marco para a aquisição fonética.
O fonoaudiólogo deverá avaliar, detalhadamente, a fala da criança para pesquisar outras possíveis alterações.
O fonoaudiólogo deverá fazer um levantamento mais detalhado do caso, a fim de avaliar a melhor abordagem terapêutica para o caso.
O fonoaudiólogo que atua em um hospital de cirurgias reparadoras da face, mais especificamente com crianças com fissuras labiopalatinas, deve observar as seguintes considerações, EXCETO:
São comuns os sentimentos controversos nos pais de bebês fissurados no que se refere à insegurança e rejeição.
A adequação da hipernasalidade e de uma boa condição de articulação da fala são aspectos a serem abordados na terapia fonoaudiológica.
A baixa incidência de alterações de orelha média nas crianças com fissuras labiopalatinas não justifica a inclusão de avaliação audiológica no protocolo do hospital.
Os familiares de bebês com fissuras labiopalatinas devem ser orientados em relação à alimentação, a fim de garantir a nutrição e favorecer um desenvolvimento saudável.
Em relação às alterações de fala, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Um mesmo falante jamais apresentará desvios fonéticos e fonológicos concomitantes.
Nos distúrbios fonológicos, a dificuldade de fala encontra-se na organização e representação mental das regras fonológicas.
As distorções fonêmicas podem causar dificuldades de compreensão, ainda que o falante mantenha a contrastividade entre os sons.
Alguns processos fonológicos podem ser considerados como uma simplificação de regras fonológicas usadas pelo falante com o objetivo de minimizar sua dificuldade de comunicação.
Analise as seguintes afirmativas:
A opção CORRETA é:
Somente 1 é verdadeira.
1, 2 e 4 são verdadeiras; 3 é falsa.
1, 2 e 3 são verdadeiras; 4 é falsa.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Em relação às alterações de leitura e escrita, pode-se considerar que:
Os termos disgrafia e disortografia referem-se ao diagnóstico de alterações na escrita, caracterizadas pelos mesmos sintomas.
A dislexia é um distúrbio específico de linguagem escrita caracterizado pela dificuldade de compreensão de palavras pouco familiares.
Os distúrbios de aprendizagem referem-se às incapacidades escolares na fase da aprendizagem formal da leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático.
Os transtornos da aprendizagem devem ser considerados quando ocorrem variações das dificuldades escolares sempre devido à falta de oportunidades e/ou ensino fraco.
Em relação ao processo de apropriação da linguagem escrita, considera-se FALSA a afirmativa:
A fase pré-silábica é caracterizada pela representação de uma letra para cada sílaba.
A criança silábica opera com conceitos próprios, fazendo suas representações escritas de uma letra para cada sílaba.
A criança alfabética já faz a distinção e a transposição fonema/grafema, permitindo uma escrita compreensível, mas não necessariamente adequada ortograficamente.
O hábito de escrever ou manusear lápis e papel em brincadeiras ou simulações é significativo para a criança pequena uma vez que, dessa forma, a mesma vai se familiarizando com a escrita.
Em relação à fluência da fala, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Para o indivíduo que gagueja, a maior dificuldade é lidar com a velocidade da fala, o que ocasiona as rupturas constantes.
Gagueira é um distúrbio da fala caracterizado por rupturas na programação e execução dos movimentos envolvidos no processo.
Para alguns autores, as disfluências decorrem de falhas no processo de auto-correção, ocasionando dificuldades de codificação do segmento lingüístico.
Para a grande maioria dos estudiosos, existem disfluências comuns ou típicas que todo falante apresenta no seu discurso e existem disfluências que são específicas do falante gago.
Analise as seguintes afirmativas:
1. A qualidade vocal pastosa está associada a uma articulação imprecisa.
2. O ventrículo laríngeo e as pregas vestibulares têm a função de lubrificar a laringe.
3. A disfonia é um sintoma.
4. A qualidade vocal rouca está ligada à rigidez da mucosa das pregas vocais, ao passo que a qualidade vocal áspera está relacionada ao movimento muco-ondulatório assimétrico das mesmas.
A opção CORRETA é:
São falsas as afirmativas 2 e 4.
São verdadeiras as afirmativas 1, 2 e 3.
São verdadeiras as afirmativas 1, 3 e 4.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Analise as seguintes afirmativas:
1. Um indivíduo com fenda glótica tende a apresentar ataque vocal soproso.
2. Um paciente tenso tende a apresentar laringe em posição abaixada.
3. Um dos objetivos da avaliação vocal é descrever as características do perfil vocal do paciente.
4. A velocidade de fala aumentada favorece o uso do ar de reserva.
5. A obtenção de um diagnóstico equivocado não interfere no sucesso terapêutico, no caso do tratamento vocal.
A opção CORRETA é:
São verdadeiras as afirmativas 1, 2 e 5.
São verdadeiras as afirmativas 1, 3 e 5.
São falsas as afirmativas 4 e 5.
São falsas as afirmativas 2 e 5.
Em relação às fendas glóticas e à musculatura intrínseca da laringe, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
É muito comum a associação da fenda fusiforme ântero-posterior ao sulco vocal.
A fenda triangular posterior é decorrente da hipotonia do músculo tireoarite-nóideo.
A fenda triangular ântero-posterior pode ser decorrente de uma hipofunção acentuada dos músculos cricoaritenóideo lateral e aritenóideo.
A emissão de sons de freqüência alta favorece a formação de fenda glótica e a emissão de sons de freqüência baixa favorece a coaptação glótica.
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