Questões sobre Geral

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A Rede Mãe Paranaense foi definida como uma rede prioritária. Essa prioridade está baseada na análise dos indicadores de mortalidade infantil e materna. Leia as assertivas sobre a missão da Rede Mãe Paranaenses e assinale a alternativa CORRETA:

  • A. Garantir o acesso à atenção materno-infantil, promovendo o cuidado seguro e de qualidade na gestação, parto, puerpério e às crianças menores de um ano de idade, por meio de uma rede de atenção organizada em todo o estado do Paraná.
  • B. A missão é garantir o acesso à atenção materno-infantil, promovendo o cuidado seguro e de qualidade na gestação, parto, puerpério por meio de uma rede de atenção organizada em todo o estado do Paraná.
  • C. Garantir o acesso à atenção materno-infantil, promovendo o cuidado seguro e de qualidade na gestação, parto, puerpério e às crianças menores de dois anos de idade, por meio de uma rede de atenção organizada nos municípios.
  • D. A missão é garantir o acesso à atenção materno-infantil, promovendo o cuidado seguro e de qualidade na gestação, parto, puerpério e aos recém-nascidos por meio de uma rede de atenção organizada em todo o estado do Paraná.

Leia as assertivas sobre os distúrbios da fala de origem neurológica e assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. Apraxia de fala é um distúrbio da articulação causado por uma lesão cerebral, que resulta em perda da capacidade de organizar o posicionamento da musculatura da fala e de sequencializar os movimentos na produção espontânea de fonemas ou de uma sequência de fonemas.
  • B. A disartria refere-se a um distúrbio no controle muscular dos mecanismos da fala em virtude de uma lesão no sistema nervoso central ou periférico, que provoca problemas na comunicação oral em decorrência de uma paralisia, fraqueza ou incoordenação da musculatura da fala.
  • C. Na Apraxia de fala observa-se uma dificuldade acompanhada de fraqueza e lentidão significantes e incoordenação dos músculos nos movimentos reflexos e automáticos.
  • D. Imprecisão na articulação das consoantes, monoaltura, monointensidade e velocidade lenta de fala, são algumas das características presentes nos pacientes disártricos.

A avaliação da mastigação e da deglutição deve ser realizada em sequência e não de forma isolada. O uso de um protocolo estruturado no qual se avalie todas as estruturas que realizam as funções orofaciais é desejado. Assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. As estruturas que participam das funções orofaciais devem ser avaliadas quanto à forma, mobilidade e tônus.
  • B. O fonoaudiólogo deve oferecer alimentos e líquidos para o paciente ingerir e observar como o paciente mastiga e deglute. Devem ser feitas avaliações com diferentes alimentos para que se faça uma comparação da avaliação inicial e nas reavaliações.
  • C. Durante a avaliação das funções orofaciais devemos lembrar que a alteração de uma função pode ser a causa da alteração das demais funções.
  • D. Mastigação e deglutição são funções absolutamente encadeadas, indivíduos portadores de má oclusão são os que mais mostram alterações nas fases de mastigação, levando a deglutições precoces.

O objetivo da escrita não é simplesmente registrar a fala, mas transmitir mensagens por meio de um sistema convencional, representando-se conteúdos linguísticos e pressupondo-se uma análise da linguagem. Ferreiro e Teberosky, em seus estudos, descreveram quatro fases consecutivas do desenvolvimento da escrita. Preencha as lacunas com uma das fases de desenvolvimento da escrita e assinale a alternativa CORRETA:

Fase_______________ o aprendiz faz a distinção entre escrever e desenhar, é possível observar a organização linear de suas produções gráficas e o uso das letras. Utiliza o critério quantitativo, quantidade mínima de letras (três) para que a escrita tenha algum significado. Fase______________ a criança descobre que a quantidade de letras para escrever uma palavra corresponderia às partes da palavra falada. Fase______________ ocorre o domínio da correspondência entre grafema e fonema, porém começam enfrentar a contradição de que a identidade do som não garante a da identidade da letra. Fase_______________é caracterizada pela descoberta de que a sílaba poderia ser reanalisável em elementos menores.

  • A. Pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética.
  • B. Silábico-alfabética, alfabética, pré-silábica e silábica.
  • C. Silábica, pré-silábica, alfabética e silábico-alfabética.
  • D. Pré-silábica, silábica, alfabética e silábico-alfabética.

Com relação ao impacto da deficiência auditiva na criança, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. O impacto global que a deficiência auditiva terá na vida de uma criança é muito influenciado pela idade de acometimento, pela idade na qual a perda auditiva foi diagnosticada, pelo grau e pela etiologia da deficiência auditiva.
  • B. Embora não exista cura para certas formas de perda de audição, muitas crianças deficientes auditivas podem ser auxiliadas por meio do uso de dispositivos eletrônicos auxiliares da audição, especialmente quando o problema é identificado precocemente. O aparelho de amplificação sonora individual (AASI), o implante coclear (IC) e o sistema de frequência modulada (FM) são os principais dispositivos eletrônicos disponíveis para auxiliar a criança deficiente auditiva.
  • C. Com a identificação da suspeita da deficiência auditiva confirmada, inicia-se o processo de intervenção. Após as primeiras orientações à família sobre o diagnóstico audiológico e sobre as possíveis opções educacionais para a criança deficiente auditiva, para aquela família que opta pela terapia fonoaudiológica com ênfase na oralidade, o fonoaudiólogo encaminha imediatamente para o processo de seleção e adaptação dos dispositivos eletrônicos auxiliares da audição. Estes dispositivos são indicados de acordo com as particularidades de cada criança e, de forma geral, será explanado no próximo item deste artigo.
  • D. O objetivo da reabilitação auditiva é desenvolver ou devolver a capacidade de percepção auditiva à criança portadora de deficiência auditiva com auxílio de dispositivos que possam amplificar os sons ambientais e de fala, no caso o AASI, o IC e o sistema FM. Independentemente da época do diagnóstico e idade, haverá plasticidade neural com o uso dos dispositivos de amplificação e apropriação da comunicação oral.

Na perda auditiva condutiva, como se encontram a discriminação auditiva ou os resultados do Índice Percentual de Reconhecimento de Fala (IPRF)?

  • A. Alterada de acordo com o comprometimento de via óssea.
  • B. Incompatível com os limiares auditivos tonais de via aérea e via óssea.
  • C. Normal ou próxima ao normal porque a via óssea encontra-se normal.
  • D. Prejudicada especialmente em ambientes ruidosos.

Com relação à categorização dos transtornos de processamento auditivo, assinale a alternativa que preencha a lacuna CORRETAMENTE:

“A categoria de ____________________________ é caracterizada pela dificuldade em tarefas que exijam transferência inter-hemisférica. Os resultados típicos na avaliação comportamental do processamento auditivo são: déficit na nomeação de padrões temporais, com melhor desempenho com resposta do tipo nomeação como no Teste de Padrão de Frequência (Pitch Pattern Sequence Test - PPS) e Teste de Padrão de Duração (Duration Pattern Sequence Test - DPS) e desempenho rebaixado na orelha esquerda em testes dicóticos com estímulo verbal como o Escuta com Dígitos (Dichotic Digits - DD) e Dissílabos Alternados e Sobrepostos (Staggered Spondaic Words - SSW).”

  • A. Decodificação auditiva.
  • B. Prosódia.
  • C. Associação.
  • D. Integração.

Qual é o resultado da timpanometria de um paciente com perfuração de membrana timpânica?

  • A. Curva C.
  • B. Curva As.
  • C. Curva B.
  • D. Curva Ad.

Ciente da necessidade de organizar o atendimento às pessoas com deficiência auditiva, o ministério da saúde vem criando políticas públicas para garantir a todos um atendimento especializado. O objetivo norteador dessas políticas é estruturar uma rede de serviços regionalizada e hierarquizada, que estabeleça linhas de cuidados integrados no atendimento das principais causas da deficiência auditiva e determinar diretrizes para credenciamento de serviços de atenção básica, média e alta complexidade no atendimento da pessoa com deficiência auditiva. Assinale a alternativa CORRETA, referente ao Serviço de Saúde Auditiva na Média Complexidade:

  • A. Ações de promoção à saúde auditiva, de prevenção e identificação precoce de problemas auditivos.
  • B. Atendimento de pacientes acima de 3 anos por meio do diagnóstico, tratamento clínico, adaptação de dispositivos de amplificação sonora, acompanhamento e terapias.
  • C. Referência para diagnóstico, tratamento clínico, adaptação de dispositivos de amplificação sonora, acompanhamento e terapias de crianças menores que 3 anos.
  • D. Atendimento de pacientes com afecções associadas com alterações neurológicas, psicológicas, síndromes e outras, e realizar avaliações para o procedimento do implante coclear e sua execução.

A disfagia é apenas um dos sintomas presentes nas doenças neurodegenerativas, quando ocorre o distúrbio da deglutição com sinais e sintomas específicos a atuação fonoaudiológica se faz necessária. Analise as assertivas abaixo com (V) para Verdadeiro e (F) para Falso e assinale a alternativa CORRETA, de cima para baixo:

( ) O objetivo da terapia fonoaudiológica é a estabilização da deglutição por maior tempo possível, manutenção do estado nutricional por via oral e/ou por via alternativa, objetivando a preservação das condições pulmonares e de hidratação.

( ) Na reabilitação fonoaudiológica das doenças neurodegenerativas, deve-se ter conhecimento do desenvolvimento da doença, de suas implicações motoras, sensitivas, cognitivas e demenciais.

( ) A terapia fonoaudiológica deverá ter suas particularidades e será realizada somente nos estágios iniciais da doença.

( ) A terapia direta envolve o treino com alimentos em suas diferentes consistências e quantidades facilitadoras. Utilizando manobras de mudança de postura de cabeça, manobras de proteção de vias aéreas.

( ) A terapia indireta visa reforçar os comportamentos apropriados durante a deglutição com a introdução de alimentos na cavidade oral.

  • A. V, V, V, V, F.
  • B. V, V, F, V, V.
  • C. V, V, F, V, F.
  • D. F, V, V, F, V.
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