Questões sobre Geral

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Segundo Jotz et al., NÃO faz parte das condições consideradas antecedentes de risco para a disfagia infantil:

  • A. Anomalias craniofaciais.
  • B. Distúrbios metabólicos da gestante.
  • C. Asfixia perinatal.
  • D. Ventilação mecânica nas primeiras 24 horas de vida.
  • E. Refluxo gastroesofágico.

Acometimento puro dos neurônios motores, não há evidência de qualquer alteração do S.N. exceto as vias piramidais, tracto córticoespinhal e córticobulbar. Principais sintomas: disartria, disfagia, dispnéia, acompanhando-se de fraqueza muscular, atrofia e fasciculação nos membros e na língua. É uma doença degenerativa e progressiva que leva a óbito em média de 2 à 5 anos após o inicio da doença. O tratamento possui dois objetivos, ou seja, melhorar a qualidade de vida e a sobrevida do paciente. Para melhorar a qualidade de vida, emprega-se a fisioterapia, a fonoaudiologia, o tratamento medicamentoso e a assistência médica, nutricional e psicológica. Assinale a alternativa correta.

  • A. Distrofia Muscular
  • B. Esclerose lateral Amiotrófica
  • C. Síndrome de Guillain-Barré
  • D. Nenhuma das alternativas

Para Andrade (in: FERNANDES et al. 2010), três subgrupos de gagueira podem ser definidos: idiopática ou do desenvolvimento, neurogênica e psicogênica. Sobre esse conceito, é correto afirmar que:

  • A. A gagueira idiopática ou do desenvolvimento tem início na infância, durante a fase de aquisição e desenvolvimento da linguagem.
  • B. A gagueira psicogênica é causada por algum evento psicológico identificável ou é associada a quadros psiquiátricos.
  • C. A gagueira adquirida ou neurogênica acomete falantes fluentes, em decorrência de um dano cerebral de origem vascular ou traumática.
  • D. A gagueira psicogênica se caracteriza como um distúrbio crônico, mesmo que apresente períodos cíclicos de fluência, e é encontrada em cerca de 80% dos casos de gagueira identificados na infância.
  • E. A gagueira idiopática ou do desenvolvimento pode ser definida como o resultado de uma disfunção do sistema nervoso central, com base genética, que, em sua evolução, pode acarretar impactos psicológicos e sociais.

Doença desmielinizante inflamatória das raízes e nervos periféricos caracterizado por fraqueza muscular simétrica. Comprometimento dos nervos cranianos apresentando paralisia facial e comprometimento bulbar. O início da doença é precedido por infecção de vias respiratórias altas, gastroenterite aguda e num pequeno número de casos por vacinação. O prognóstico é favorável com reversibilidade completa ocorre em 60% dos casos, mas, 10% chegam a óbito. A maioria das pessoas acometidas se recuperam em três meses após iniciados os sintomas. É necessário o acompanhamento do profissional de Fonoaudiologia para reabilitar e adequar a transição de via alternativa (SNG) para via exclusiva oral. Tratando as disfagias, afim de evitar o risco de broncoaspiração (monitorar com ausculta e oxímetro). Assinale a alternativa correta.

  • A. Distrofia Muscular
  • B. Esclerose lateral Amiotrófica
  • C. Síndrome de Guillain-Barré
  • D. Nenhuma das alternativas

Analise as assertivas abaixo, conforme disposto no Caderno de Atenção Básica nº 24, que trata da Saúde do Escolar, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O diagnóstico precoce de surdez na infância depende da identificação da população de risco e da testagem periódica com metodologia adequada.

( ) O Comitê Brasileiro sobre Perdas Auditivas na Infância (CBPAI) recomenda a implantação da Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU) para todas as crianças, do nascimento até os seis meses de idade.

( ) Nos casos de deficiência auditiva confirmada, deve-se iniciar a intervenção educacional até os doze meses de idade, pois a deficiência auditiva pode levar a um comprometimento significativo do desenvolvimento linguístico, educacional e psicossocial da criança.

( ) Qualquer tipo de perda auditiva (condutiva, mista ou sensorioneural) pode afetar o desenvolvimento de uma criança, com maior ou menor intensidade, dependendo do grau da perda (leve, moderada, severa ou profunda), da frequência e do período de tempo em que a criança permanece sob essa condição.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – F – F.
  • B. V – F – F – V.
  • C. V – F – V – F.
  • D. F – V – F – V.
  • E. F – F – V – V.

Com o crescimento da expectativa de vida a atuação fonoaudiológica é cada vez mais freqüente em doenças progressivas, degenerativas como a Doença de Alzheimer , que acometem com maior prevalência a crescente população idosa. Surge então a necessidade do conhecimento real, claro e principalmente científico para que a fonoaudiologia possa dispor de suas técnicas e procedimentos em favor da qualidade de vida do portador da Doença de Alzheimer, contribuindo efetivamente para o precoce diagnóstico, através do conhecimento de sua sintomatologia cognitiva inicial, e para o tratamento, pois como veremos a seguir as principais queixas são referentes ao distúrbio de linguagem que progressivamente se instala. Na Doença de Alzheimer o quadro surge de modo insidioso porém o decorrer da Doença pode ser dividido em fases. Durante a Fase Inicial pode ser observado, exceto:

  • A. Dificuldade progressiva para as AVDs
  • B. Dificuldade em lembrar de nomes e não guarda mensagens simples
  • C. Agitação psicomotora, perambulações são freqüentes nesta fase
  • D. Todas as alternativas

Estudo de caso: A mãe relata que a criança sempre respirou pela boca, possuía resfriados constantes e aos cinco anos foi detectada clinicamente otite média secretora bilateral, tendo como consequência perda auditiva condutiva leve em ambas as orelhas. Segundo ela, a criança assistia televisão com volume muito alto e logo levou-o para avaliação pediátrica, que evidenciou sinusite, bronquite e hipertrofia de adenóide. A criança foi amamentada no seio até seis meses e meio, fez uso de mamadeira até os dois anos e chupeta até os quatro anos. Atualmente a criança alimenta-se de comida sólida, não apresentando dificuldades em se alimentar sozinha. Não apresenta dificuldades em mastigar alimentos duros e não apresenta problemas de deglutição dos mesmos. A criança apresenta alergia a alimentos derivados de leite como danone e queijo. Quando em contato com estes alimentos, comumente possui episódios de otite. Como relata a mãe, o pai e a filha mais velha também apresentam tal alergia. Qual o tratamento recomendado?

  • A. Uma higienização do nariz, para que este pudesse ficar o mais desobstruído possível
  • B. O espelho de glatze
  • C. Exercícios respiratórios como o de encher um balão 3 vezes utilizando somente a inspiração nasal e o uso de língua de sogra em cada narina 3 vezes foram realizados
  • D. Todas as alternativas

Os aminoglicosídeos estão entre as drogas cuja ototoxicidade é mais conhecida. São antibióticos de atividade bactericida contra Gram negativos (G-). Entre os diversos aminoglicosídeos, os mais freqüentemente utilizados em nosso meio são, exceto:

  • A. Gentamicina
  • B. Azitromicina
  • C. Amicacina
  • D. Kanamicina

É um antibiótico da classe dos macrolídeos. Sua ototoxicidade (predominantemente coclear) é bastante rara e resulta em uma perda auditiva neurossensorial bilateral em todas as freqüências. Uma vez que as freqüências da fala são inicialmente acometidas, pacientes reconhecem a hipoacusia precocemente, ao contrário do que ocorre com os aminoglicosídeos. Na grande maioria dos casos a perda é transitória, cessando ao redor do terceiro dia após suspensão da medicação. Zumbido é um sintoma que pode estar presente, enquanto vertigem é rara. Fatores de risco para ototoxicidade incluem idade avançada, insuficiência renal e hepática. O mecanismo da ototoxicidade mediada não é conhecido. Assinale a alternativa correta.

  • A. Eritromicina
  • B. Gentamicina
  • C. Amicacina
  • D. Vancomicina

A linguagem é considerada com funcionamento de natureza simbólica, tem papel constitutivo e é fruto de um processo interacional. Pode-se dizer ainda que a fala existe como tal porque alguém assim a reconhece. Assinale a alternativa CORRETA referente a essa teoria:

  • A. Tradição Dialética.
  • B. Tradição Racionalista.
  • C. Tradição Inatista.
  • D. Tradição Empirista.
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