Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta. O Método Mãe Canguru tem sido proposto como uma alternativa ao cuidado neonatal convencional para:
Em relação à atuação fonoaudiológica em pacientes com queimadura de face e pescoço, considere as afirmativas a seguir.
I. O paciente queimado que requer tratamento fonoaudiológico é aquele com queimaduras de terceiro grau que atingem áreas corporais, como cabeça, pescoço e tórax, que podem levar à alteração das funções estomatognáticas.
II. O tratamento fonoaudiológico pode ser realizado com pacientes queimados em unidade de terapia intensiva, semi-intensiva ou na enfermaria, na fase aguda.
III. O fonoaudiólogo deverá iniciar a avaliação o mais rápido possível e tão logo seja dada a entrada do paciente queimado no hospital, com o objetivo de verificar as funções estomatognáticas e prevenir possíveis sequelas funcionais.
Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa correta. Durante a avaliação do paciente disfágico com consistência, o fonoaudiólogo nota voz molhada após a deglutição. Isso pode significar:
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é baseada numa abordagem biopsicossocial que incorpora os componentes de saúde nos níveis corporais e sociais.
Em relação à CIF, assinale a afirmativa INCORRETA.
Assinale a alternativa correta. Uma técnica que pode ser realizada no intuito de favorecer a fase faríngea de pacientes disfágicos com alteração nesta fase é:
As fissuras labiopalatais são malformações craniofaciais cujo tratamento envolve a participação de diversos profissionais, como fonoaudiólogo, psicólogo, ortodontista, otorrinolaringologista, pediatra, cirurgião plástico, nutricionista, entre outros. O fonoaudiólogo atua no pré e pós-operatório com a finalidade de orientar a fase inicial de sucção e alimentação e sequencialmente buscar o funcionamento adequado das estruturas que sofreram alteração em consequência da má-formação congênita. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando o tipo de fissura com as alterações fonoaudiológicas mais frequentemente observadas na ressonância e articulação da fala dos indivíduos com fissuras labiopalatais.
COLUNA I
1. Fissura pré-forame completo
2. Fissura transforame
3. Fissura submucosa
4. Fissura pós-forame incompleta
COLUNA II
( ) Hipernasalidade leve sem alterações de fala
( ) Hipernasalidade moderada com compensações articulatórias dos fonemas posteriores
( ) Interposição de língua dos fonemas linguoalveolares
( ) Hipernasalidade grave com compensações articulatórias
Assinale a sequência CORRETA.
A avaliação nasoendoscópica da deglutição tem sido utilizada como complementação diagnóstica e como acompanhamento da evolução terapêutica do paciente disfágico, porém este exame não permite:
Em relação à avaliação e tratamento fonoaudiológico de pacientes com câncer de cabeça e pescoço, é correto afirmar:
Assinale a alternativa correta. O trabalho fonoaudiológico junto às deformidades dentofaciais configura-se como complementar ao trabalho ortodôntico-cirúrgico realizado. A atuação fonoaudiológica a ser desenvolvida no pré-cirúrgico de pacientes com retrognatismo acentuado visa:
Em relação às manobras posturais de cabeça utilizadas no tratamento de indivíduos com disfagia, considere as afirmativas a seguir.
I. A cabeça para baixo é indicada para indivíduos com atraso de deglutição faríngea, com fechamento laríngeo reduzido e com redução da retração da base da língua.
II. A cabeça rodada é indicada para indivíduos que apresentam alterações musculares unilaterais, deixando que o bolo seja impulsionado para o lado não afetado.
III. A cabeça para trás é indicada para indivíduos que apresentam broncoaspiração, favorecendo o fechamento do ádito da laringe com a base da língua durante a deglutição.
Estão corretas as afirmativas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...