Questões sobre Geral

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Assinale a alternativa que apresenta os principais indicadores de risco para deficiência auditiva, descritos na literatura especializada:

I. Infecções congênitas como citomegalovírus e toxoplasmose.

II. Anomalias craniofaciais envolvendo orelha e osso temporal.

III. Traumatismo craniano.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Apenas I correta
  • B. Apenas II correta
  • C. Apenas III correta
  • D. I, II e III incorretas
  • E. I, II e III corretas

A Triagem auditiva neonatal universal (TANU) é um direito do recém-nascido, garantido pela Lei Federal nº 12.303 desde 2010. É uma estratégia que deve ser realizada em todos os recém-nascidos para a identificação daqueles com grande possibilidade de terem nascido com uma deficiência auditiva. Em relação à triagem auditiva neonatal, analise as afirmativas a seguir:

I. O procedimento de triagem deve ser aceitável, confiável, seguro, válido e eficaz.

II. Recomenda-se usar métodos eletrofisiológicos, tais como Emissões Otoacústicas Evocadas por Transientes (EOAET) e Pontencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE).

III. Deve ser realizada na Alta Hospitalar, para identificar a perda auditiva antes de completar um ano de idade para iniciar a intervenção clínico educacional até os dois anos de idade.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

A eficácia do diagnóstico da perda auditiva infantil depende da competência da equipe multiprofissional, do uso de protocolos e procedimentos adequados para cada criança, respeitando o nível de linguagem e de comportamento de cada uma. Relacione os procedimentos abaixo indicados às características descritas em seguida:

1- Audiometria de respostas comportamentais

2- Audiometria de reforço visual

3- Audiometria lúdica

A grande importância desse procedimento é a possibilidade de observar o desenvolvimento da função auditiva que demonstra a maturação das vias auditivas.

É um procedimento possível de ser aplicado em crianças a partir de dois anos de idade, por meio de condicionamento com brinquedo de encaixe.

Permite, a partir do quinto ao sexto meses de vida, estabelecer os limiares tonais utilizando um procedimento psicoacústico padrão de variação descendente de intensidade.

Essas descrições referem-se respectivamente aos procedimentos:

  • A. 1 – 2 – 3.
  • B. 1 – 3 – 2.
  • C. 2 – 1 – 3.
  • D. 2 – 3 – 1.
  • E. 3 – 1 – 2.

Uma mulher de 35 anos apresenta queixa de dificuldade de ouvir. Realizou a audiometria tonal liminar que apresentou resultado indicando perda auditiva condutiva em grau moderado bilateralmente. A mulher apresenta história familiar de perda auditiva e sua queixa apareceu após o nascimento de sua filha. Diante desse caso, a hipótese etiológica e o resultado esperado da imitanciometria são:

  • A. neurinoma do acústico, curvas tipo A e reflexos acústicos ausentes por aferência.
  • B. doença de Ménière, curvas tipo A e reflexos acústicos presentes com presença de recrutamento.
  • C. otite média aguda, curvas tipo B e reflexos acústicos ausentes por aferência e eferência.
  • D. presbiacusia, curvas tipo A e reflexos acústicos ausentes por aferência.
  • E. otosclerose, curvas tipo Ar e reflexos acústicos ausentes por aferência e eferência.

As estruturas da orelha que possuem propriedades acústicas que ampliam o efeito da “sombra sonora” da cabeça e realçam a sensitividade para determinados sons são:

  • A. pavilhão auricular e meato auditivo externo.
  • B. membrana timpânica e cadeia ossicular.
  • C. janela oval e órgão de Corti.
  • D. músculos da orelha média e estribo.
  • E. cóclea e os canais semicirculares.

Souza (1998) classifica a Paralisia Facial (PC) de acordo com as alterações motoras apresentadas pelo sujeito. Relacione os tipos de PC às suas características.

1 – Espástica

2 – Extrapiramidal

3 – Atáxica

Apresenta incoordenação motora de origem cerebelar e é um quadro raro em PC.

Apresenta lesão nos núcleos da base, o que é evidenciado pela presença de movimentos involuntários.

Apresenta tônus muscular aumentado, o aparecimento de deformidades é frequente e é o quadro mais comum em PC.

Essas características referem-se respectivamente a:

  • A. 1 – 2 – 3.
  • B. 2 – 1 – 3.
  • C. 3 – 2 – 1.
  • D. 1 – 3 – 2.
  • E. 3 – 1 – 2.

Os pacientes com doenças neuromusculares, de uma forma geral, apresentam a fraqueza muscular como uma queixa comum, porém sua evolução, características clínicas e gravidade estão relacionadas ao sítio topográfico lesado da unidade motora. Considerando a Síndrome de Guillain-Barré (SGB), analise as afirmativas a seguir:

I. A SGB é um processo inflamatório desmielinizante das raízes e dos nervos periféricos caracterizado por fraqueza muscular simétrica, rapidamente progressiva.

II. A fraqueza respiratória é a complicação mais grave na fase aguda da síndrome e requer ventilação mecânica em aproximadamente 33% dos casos.

III. Durante o atendimento terapêutico, o paciente deve ser monitorado com a oximetria de pulso e a gasometria.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

Uma criança de 10 anos sem alteração de inteligência com baixo desempenho escolar, apresenta as seguintes manifestações: dificuldades em decodificar palavras isoladas; déficit no componente fonológico que se apresentam de maneira inesperada em relação à idade e às outras habilidades cognitivas e acadêmicas. Trata-se de um caso de:

  • A. disfagia.
  • B. dispraxia.
  • C. dislexia.
  • D. disfasia.
  • E. disortografia.

As habilidades perceptivas dos bebês são mais apuradas do que os pais acreditam e melhores do que a maioria dos médicos e psicólogos acreditavam há anos atrás. Avalie se um bebê recém-nascido, apresenta as seguintes capacidades:

I. Focalizar os olhos no mesmo local, sendo a distância de 24 cm a melhor distância.

II. Ouvir sons da voz humana, sendo a da mãe a primeira a ser reconhecida.

III. Sentir os quatro gostos básicos (doce, azedo, amargo e salgado).

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

Dunn (1975) afirma que excepcionais são aqueles que diferem acentuadamente da média normal, em características físicas ou psicológicas;que não se ajustam aos programas escolares elaborados para a maioria das crianças, de modo a obter progresso desejável; e que necessitam, por conseguinte, de educação especial, ou, em alguns casos, da colaboração de serviços especiais ou de ambos, para atingir um nível compatível com suas respectivas aptidões. Nessa definição pode-se notar que:

  • A. as características físicas estão englobando também as deficiências sensoriais, a saber, visual e auditiva ao lado das demais deficiências propriamente físicas.
  • B. na palavra ‘psicológicas’ não estão incluídas as deficiências mentais nem os distúrbios.
  • C. há um enfoque na abordagem educacional sabendo que é muito difícil alcançar os parâmetros da normalidade.
  • D. falta ainda um enfoque na questão sóciocultural da deficiência, além da questão da diversidade das expectativas.
  • E. ressalta a importância de se manter a mesma proposta educacional dos educandos com deficiências daqueles que não tem.
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