Questões sobre Geral

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Uma criança de 4 anos compareceu à clínica para avaliação audiológica infantil. A mãe relatou que a criança mostra-se muito desatenta e frequentemente pede que repita o que lhe foi dito. Nega otalgia e episódios de otorreia. A hipótese etiológica levantada pelo médico otorrinolaringologista é de otite média secretora. A audiometria lúdica evidenciou perda auditiva condutiva de grau leve à orelha direita e audição normal à esquerda.

Com base nestas informações, analise as afirmativas abaixo, considerando-se uma avaliação audiológica compatível com a hipótese etiológica:

1. A criança pode apresentar um índice de reconhecimento de fala (IRF) de 80% à orelha direita e de 96% à orelha esquerda.

2. O limiar de reconhecimento de fala (LRF) deverá ser encontrado numa intensidade igual à média tritonal de 500, 1000 e 2000Hz ou até 10dB acima da média, bilateralmente.

3. A imitanciometria evidenciará curva timpanométrica do tipo B à orelha direita e do tipo A à orelha esquerda

4. O reflexo acústico ipsilateral direito estará presente.

5. O reflexo acústico contralateral esquerdo estará ausente por eferência.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a neurofisiologia do sistema motor da fala.

( ) Se as alterações da fala podem ter origem muscular, de fibroses, atrofias musculares, perda ou diminuição da mobilidade e alteração de forma, então exercícios miofuncionais na terapia são desnecessários.

( ) Para efetiva produção de fonemas, nos diversos pontos articulatórios, é necessário que tônus, mobilidade de lábios, língua e mandíbula estejam adequados.

( ) Exercícios isométricos, isotônicos e isocinéticos devem ser utilizados, considerando os pontos articulatórios a serem trabalhados.

( ) Para avaliar maturação e integração neuromotora a fim de promover índice acústico da velocidade de movimento e do posicionamento articulatório, utiliza-se a diadococinesia, que é a habilidade para realização de repetições rápidas de padrões simples de contrações opostas.

( ) Na avaliação com diadococinesia, não se pode utilizar a repetição de sílabas para avaliar a função de lábios e língua.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – V – V – F
  • B. V – F – V – V – F
  • C. F – V – V – V – F
  • D. F – V – F – V – F
  • E. F – F – V – V – V

Analise o texto abaixo:

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A. crânio ; urinário ; membros ; ossos ; face
  • B. corpo ; linfático ; membros ; sucção ; arcada
  • C. pescoço ; ósseo ; órgãos ; deglutição ; vida
  • D. corpo ; craniofacial ; pulmões ; deglutição ; coordenação
  • E. crânio ; cardiovascular ; pulmões ; sucção ; mastigação

Assinale a alternativa correta.

  • A. Massagens circulares nas laterais do nariz não são indicadas para o paciente respirador oral.
  • B. A Terapia fonoaudiológica para o respirador oral deverá ser iniciada após o diagnóstico médico/otorrinolaringológico.
  • C. O fonoaudiólogo poderá atender o paciente respirador oral mediante relato próprio ou de seu responsável a respeito de sua respiração, sem a necessidade de avaliação otorrinolaringológica prévia.
  • D. O paciente não deve ter plena consciência e conhecimento de suas dificuldades respiratórias e nem de todas as etapas de terapia fonoaudiológica, pois isso poderá obstruir o progresso terapêutico.
  • E. Mesmo que um paciente não perceba a diferença entre respirar pelo nariz e respirar pela boca, ainda assim é totalmente possível haver condições de mudanças efetivas.

São possibilidades de atuação fonoaudiológica na educação infantil e no ensino fundamental, médio, especial e superior, EXCETO:

  • A. Orientar quanto ao uso da linguagem, motricidade oral, voz e audição.
  • B. Realizar atendimento clínico terapêutico dentro de instituições de educação infantil e ensino fundamental, quando as mesmas são inclusivas.
  • C. Desenvolver ações de promoção, aprimoramento e prevenção, em parceria com os educadores dessas instituições.
  • D. Contribuir na realização do planejamento de práticas pedagógicas da instituição.

Analise o texto abaixo:

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A. lógica ; faringe ; triturar ; oral ; respirado
  • B. lógica ; nariz, guardar ; aérea ; macerado
  • C. motora ; pescoço ; digerir ; digestória ; interrompido
  • D. motora ; faringe ; transportar ; aérea ; aspirado
  • E. fisiológica ; sinus paranasais, transportar ; digestória ; digerido

Assinale a alternativa incorreta:

  • A. O ritmo respiratório é controlado pelo Sistema Nervoso Central e se adapta a outras funções, como choro, o bocejo, soluço, a fonação e a deglutição.
  • B. O sistema respiratório possui inúmeros mecanoreceptores e quimiorreceptores que desencadeiam respostas defensivas, garantindo a manutenção da passagem de ar pelas vias aéreas.
  • C. Mecanismos, como o espirro e o aumento de muco, são respostas localizadas em vias aéreas baixas.
  • D. A tosse, a apnéia, o bronco espasmo, o aumento de secreção, a deglutição visam à salvaguarda da laringe, da traquéia e dos pulmões.

Assinale a alternativa incorreta.

  • A. Vários estudos têm demonstrado que a largura da maxila se encontra aumentada em crianças com obstrução nasal crônica.
  • B. A respiração oral afeta a postura da língua na cavidade oral e o efeito disso, associado à postura entreaberta de lábios, influencia o crescimento orofacial.
  • C. Depois da mastigação dos alimentos vem a deglutição, que é efetuada pela combinação de diversas ações dos órgãos fonoarticulatórios, levando o bolo para a faringe e depois para o esôfago.
  • D. Para a preparação da deglutição, os dentes se tocam, a língua se apoia na borda alveolar superior e seu dorso fica em formato côncavo, onde se encontra o bolo alimentar.
  • E. O paciente com alteração da deglutição muitas vezes apresentará língua interposta entre as arcadas dentárias, ou pressionando as mesmas, lábios ocluídos com tensão e, em alguns casos, movimentação da cabeça para trás.

Na reabilitação do paciente disfônico, o exercício mais adequado para as fendas das regiões anterior e medial da glote membranosa é:

  • A. Voz salmodiada.
  • B. Fonação sussurrada.
  • C. Ataque vocal brusco.
  • D. Emissão inspiratória.

Com relação aos distúrbios fonéticos de fala, é correto afirmar:

  • A. O aparelho fonador, constituído pelos órgãos fonoarticulatórios, tem como função primária a articulação de sons da fala humana.
  • B. O paciente sempre apresenta adequadas estruturas ósseas e/ou musculares envolvidas na articulação, apenas exibindo alterações de produção da fala.
  • C. As alterações fonéticas ou distorções fonêmicas não devem ser definidas como a substituição de um som padrão por um som não padrão, mantendo o contraste entre o som distorcido e os demais sons da língua, pois esta é a definição de distúrbio fonológico.
  • D. As alterações fonéticas e fonológicas devem receber diagnóstico diferenciado, uma vez que o tratamento destes quadros passa por procedimentos terapêuticos distintos.
  • E. A terapia para distúrbios fonéticos não deve ser baseada nas condições de funções e morfologia faciais e, sim, apenas nas bases da linguagem.
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