Questões sobre Geral

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Das condições abaixo, aquela que pode ser considerada como causa de deficiência auditiva condutiva é:

  • A. Trauma acústico.
  • B. Esclerose múltipla.
  • C. Infecção meníngea.
  • D. Estenose adquirida.

Um paciente de 50 anos, com queixa de dificuldades auditivas à direita há vários anos e desconforto para sons intensos, compareceu à clínica fonoaudiológica para realização de avaliação audiológica básica. Apresentou ao exame perda auditiva neurossensorial de grau moderado à orelha direita e audição normal à esquerda.

Com base nestas informações, analise as afirmativas abaixo:

1. Os limiares de via óssea à orelha direita estarão acima de 25dBNA, porém melhores do que os limiares de via aérea com presença de gap aéreo-ósseo maior ou igual a 15dB

2. Para obtenção dos limiares de via óssea à orelha direita não será necessário o uso de mascaramento à orelha esquerda

3. Será necessário o uso de mascaramento à orelha esquerda para a obtenção do Índice de Reconhecimento de Fala (IRF) à direita

4. No Weber acumétrico ou audiométrico o paciente lateralizará sua resposta para o lado esquerdo.

5. O reflexo acústico contralateral direito estará presente evidenciando recrutamento.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Quando um paciente apresenta um audiograma tipo rampa ao ser testado um AASI ou prótese auditiva, é solicitado molde com ventilação. Neste caso a ventilação permite.

  • A. Aumento da amplificação das frequências médias.
  • B. Redução da amplificação de alta frequência.
  • C. Aumento da amplificação de baixa freqüência.
  • D. Redução da amplificação de baixa frequência.

Considerando a saúde do trabalhador, analise as afirmativas abaixo:

1. O limite de tolerância de exposição para ruídos ocupacionais, segundo a NR 15 (Norma Regulamentadora), é de 85dB(A) para um período de exposição de 8 horas diárias. Já para um ruído de 95dB(A), esse tempo cai para 4 horas.

2. A perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados (PAINPSE) caracteriza-se por ser do tipo neurossensorial.

3. O trauma acústico caracteriza-se por uma perda auditiva de início súbito, podendo ser do tipo neurossensorial ou do tipo mista.

4. Dentro de um Programa de Conservação Auditiva o fonoaudiólogo trabalhará isoladamente, realizando as audiometrias com o intuito de detectar a instalação e/ou agravamentos das perdas auditivas decorrentes do ambiente de trabalho.

5. A realização do exame audiométrico ao final do turno de trabalho mostra-se importante para detectar possíveis mudanças temporárias de limiar.

 Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Em crianças de 13 a 30 meses, os procedimentos de avaliação audiológica mais utilizados são:

  • A. Avaliação instrumental, exame da deglutição e equilíbrio.
  • B. Avaliação instrumental, observação do reflexo cocleopalpebral e reação à voz e técnicas de condicionamento operante – reforço visual.
  • C. Reação à voz e técnicas de condicionamento operante – reforço visual, testes de equilíbrio dinâmico e avaliação instrumental.
  • D. Avaliação instrumental, exame fonético e reforço auditivo.

Considerando o processo de seleção e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI), analise as afirmativas a seguir:

1. A mensuração com microfone sonda é uma medida objetiva de verificação dos parâmetros selecionados pelo fonoaudiólogo e permite avaliar o ganho acústico oferecido pelo AASI para sons de fraca, média e forte intensidade.

2. A audiometria em campo livre com e sem AASI é uma medida subjetiva e permite avaliar o ganho acústico para sons de fraca, média e forte intensidade.

3. Os questionários de autoavaliação são importantes medidas utilizadas no início e ao final do processo de seleção e adaptação de AASI que permitem avaliar quanto o uso da amplificação reduz as restrições de participação e as limitações de atividades decorrentes da perda auditiva.

4. A regra prescritiva de ganho acústico indicada para a população pediátrica é a DSL v5.0 5. O início do processo de seleção e adaptação de AASI em bebês só terá início após os 8 meses de vida.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

A rubéola pode ser altamente lesiva para o feto durante o período gestacional, principalmente nas primeiras semanas. A síndrome da rubéola congênita apresenta o seguinte tipo de deficiência auditiva e a seguinte malformação, respectivamente:

  • A. Condutiva e cardiopatia.
  • B. Condutiva e fissura palatina.
  • C. Neurossensorial e cardiopatia.
  • D. Neurossensorial e fissura palatina.

A Emissão Otoacústica – EOA é uma resposta a um estímulo acústico. Para a captação dessa resposta é necessário integridade das seguintes estruturas:

  • A. Cóclea e orelha externa.
  • B. Cóclea e orelha média.
  • C. Orelha média e pavilhão auricular
  • D. Orelha externa e pavilhão auricular.

Percepção, discriminação, memória, análise-síntese e figura-fundo são itens que fazem parte da avaliação da leitura e escrita no que diz respeito ao aspecto:

  • A. Motor.
  • B. Cognitivo.
  • C. Fala.
  • D. Sensorial, visual e auditivo.

Em crianças pequenas com distúrbios de linguagem, são avaliados processos ligados ao desenvolvimento. São eles:

  • A. Capacidades cognitivas, níveis de comunicação e exame ortopédico.
  • B. Habilidades sociais, capacidades cognitivas e exame periodontal.
  • C. Níveis de comunicação, coordenação motora global e exame hematológico.
  • D. Capacidades cognitivas, habilidades sociais e níveis de comunicação.
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