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Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Seu início é abrupto. O padrão de fala é basicamente caracterizado pela repetição da sílaba inicial ou sílaba tônica da palavra. Há pouca mudança no padrão de fala e ausência de picos de fluência, inclusive na fala automática, decorada ou no canto.
Essas características são comuns na gagueiraneurogênica.
psicogênica.
desenvolvimental persistente.
psicotrópica.
espasmódica.
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Escrever xocolate, pacear e sebola indica que a criança, provavelmente,
apresenta disfunção no processamento auditivo central.
encontra-se na fase silábico-alfabético do desenvolvimento da escrita.
tem dificuldade para entender que um mesmo som pode ser escrito por mais do que uma letra.
apresenta alteração no processamento fonológico.
tem alteração no processo de análise-síntese grafêmica.
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A dislexia do desenvolvimento é
um transtorno específico de aprendizagem, de origem neurológica, caracterizado pela dificuldade na fluência correta da leitura e pela dificuldade na habilidade de decodificação e soletração, resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem.
uma alteração da leitura e da escrita, apesar da ausência de déficit fonológico, e que ocorre mesmo em situações de adequadas oportunidades de aprendizagem.
um distúrbio adquirido do sistema nervoso central relacionado a uma falha no processo de aquisição e desenvolvimento da leitura e, geralmente, está associado a um problema de origem pedagógica.
uma disfunção extrínseca à criança, manifestada por dificuldades na aquisição e no uso das habilidades auditivas, na fala, na leitura fluente, na escrita e no raciocínio lógico-matemático que ocorre desde a fase pré-escolar.
uma alteração na codificação e decodificação fonológica da linguagem escrita, decorrente de um problema ambiental ou social e que se manifesta na fase escolar, principalmente na atividade de leitura.
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A atuação fonoaudiológica no idoso pode ser realizada na área de
linguagem, uma vez que o reconhecimento de vocabulário, a produção oral automática e a compreensão de sentenças contextualizadas são os aspectos mais alterados.
motricidade orofacial, sendo que as causas mais comuns de alteração da mastigação e deglutição é o excesso de salivação e as dificuldades respiratórias.
audiologia, especificamente na otoneurologia, visto que a maior incidência de queixas auditivas refere-se à presença de tontura e desequilíbrio.
voz, orientando-se sobre a presbifonia e evidenciando- -se as melhores formas de prevenção contra o envelhecimento precoce ou o desgaste maior da voz.
linguagem, motricidade orofacial, audição e voz, visto que o envelhecimento atinge simultaneamente todos os órgãos com o mesmo impacto estrutural e funcional.
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A lesão do nervo laríngeo superior resultando em paralisia unilateral do músculo cricotireóideo geralmente acarreta
abaixamento da laringe e voz áspera.
elevação da laringe e voz estridente.
anteriorização da laringe e voz tensa-estrangulada.
posteriorização da laringe e voz em falsete estridente.
inclinação da laringe e voz diplofônica.
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Em relação ao câncer de laringe, o atendimento fonoaudiológico
na grande maioria dos casos, inicia-se no segundo dia após a cirurgia, pois melhora a cicatrização e diminui os riscos de infecção e de deiscências de suturas.
tem prognóstico excelente nos casos de carcinoma de laringe tratados com radioterapia e quimioterapia, uma vez que a laringe permanece funcional na totalidade dos pacientes.
pré-cirúrgico auxilia no prognóstico da adaptação vocal, pois facilita a compreensão das relações de causalidade antes e após a cirurgia relacionadas aos mecanismos de comunicação.
pós-cirúrgico deve priorizar as dificuldades encontradas na deglutição, dando ênfase ao treinamento de redução da elevação laríngea e ao melhor controle do bolo alimentar durante a fase esofágica.
nos pacientes tratados com radioterapia, o trabalho com a deglutição é realizado utilizando-se vários exercícios para evitar o surgimento da hipersensibilidade da faringe e da hipermobilidade da laringe.
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Considera-se como uma alteração estrutural mínima de cobertura das pregas vocais, localiza-se profundamente no interior da prega vocal, em geral na camada superficial da lâmina própria, com ou sem aderência ao ligamento vocal; pode ser uni ou bilateral.
Essas características são compatíveis comnódulo.
cisto.
pólipo.
leucoplasia.
edema de Reinke.
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A disfonia infantil
é caracterizada pela presença de nódulo vocal resultante do abuso ou mau uso do aparelho fonador e, geralmente, é acompanhada de hipoconstrição da musculatura intrínseca da laringe.
é um quadro funcional puro favorecido principalmente pela falta de conhecimento vocal e modelo vocal deficiente; apesar de causar rouquidão, raramente ocorre lesão na mucosa das pregas vocais.
hipercinética geralmente vem acompanhada de fonação ventricular, situação na qual as pregas vocais e as pregas ventriculares atuam como fontes produtoras de som, sendo mais comum em meninas.
envolve a inabilidade em manter um padrão vibratório com adequada interação entre fluxo aéreo, pressão subglótica e fechamento das pregas vocais.
tem seu pico de ocorrência entre 10 e 13 anos de idade, geralmente mais presente em criança de personalidade tímida; é um sintoma temporário decorrente de infecção ou do mau uso da voz.
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Assinale a alternativa correta em relação às alterações do sistema estomatognático.
A deglutição com ruído sugere excesso de força da parte anterior da língua.
As disfunções temporomandibulares devem ser tratadas com crioterapia nos casos de tensão muscular aumentada e crises de algia.
O monitoramento da passagem de ar nasal (uso do espelho de Glatzel) permite diferenciar as obstruções nasais das faríngeas.
As alterações do frênulo lingual podem causar avanço da maxila e aumento da abertura mandibular.
O grau das alterações oclusais depende da frequência, intensidade e duração dos hábitos orais nocivos.
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Segunda a visão desenvolvimentista, a fonoaudiologia escolar tem como foco principal
a potencialização da capacidade de ensino do professor por meio de aplicação de técnicas para recuperar a saúde vocal e promover o uso profissional da voz.
a otimização do aprendizado tanto dos alunos normais quanto dos alunos com dificuldades, e a promoção da saúde vocal e do uso profissional da voz dos professores.
o planejamento e desenvolvimento do programa escolar, inserindo ações voltadas para o tratamento dos alunos que apresentam alterações fonoaudiológicas.
o trabalho voltado para o desenvolvimento de ações de detecção, tratamento e prevenção das alterações de comunicação oral e escrita.
a assistência clínica fonoaudiológica direcionada aos alunos com alterações de linguagem oral ou escrita, voz ou audição.
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