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Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A avaliação do processamento auditivo central normalmente é indicada quando a criança apresenta
alterações visuoespaciais.
paralisia facial súbita.
dificuldades escolares.
síndrome de Asperger.
disfonia espasmódica.
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Na afasia de Wernicke, a compreensão da linguagem oral
está gravemente comprometida, o discurso é fluente e abundante e a fala é logorréica e jargonafásica.
está preservada, e o discurso é pobre e marcado por graves alterações na articulação da fala.
e escrita está normal, e a fala é marcada pela presença de muitos substantivos e verbos.
está relativamente preservada, a fluência da fala é alterada e a escrita está íntegra.
está alterada, o paciente não se dá conta de seu déficit e a fala é lenta e realizada com grande esforço devido à fraqueza muscular.
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Considerando-se a intervenção fonoaudiológica no recém- -nascido, pode-se afirmar que
a eletronistagmografia é uma avaliação objetiva de baixo custo e fácil aplicabilidade, sendo o teste mais recomendado para o diagnóstico das perdas auditivas de origem neural associadas à vestibulopatias.
a estimulação do sistema sensório motor oral é ineficaz no recém-nascido pequeno para a idade gestacional (RNPIG), uma vez que a coordenação sucção/deglutição/ respiração encontra-se seriamente comprometida.
os recém-nascidos pré-termo, devido à sua imaturidade neurológica, podem apresentar alteração nos resultados da avaliação do potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE).
a introdução da alimentação via oral é a maneira mais segura e eficaz para a estimulação da sucção nos recém- nascidos pré-termo, pois permite rapidamente que o bebê supere suas dificuldades de sucção/deglutição.
a triagem auditiva neonatal (TAN) deve ser efetuada por meio do exame de audiometria de tronco cerebral, conhecido como teste da orelhinha, devendo ser realizado entre o sexto e nono mês de vida.
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Criança de quatro anos portadora de ceceio anterior durante a articulação dos sons [s] e [z]. Durante a avaliação, foi verificada normalidade dos aspectos ósseo, oclusal e muscular. As demais funções de respiração, sucção, mastigação e deglutição estão normais. A conduta mais apropriada a ser adotada nesse momento é
sugerir aos pais avaliação psicológica.
reavaliar a criança a cada seis meses até o nascimento dos quatro primeiros molares definitivos para melhor acomodação da língua na cavidade oral.
começar a fonoterapia imediatamente.
encaminhar para avaliação otorrinolaringológica e neurológica.
solicitar aos pais que digam constantemente para a criança falar com a língua mais para trás, evitando que o hábito inadequado permaneça para sempre.
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Nas crianças com dificuldades articulatórias da fala causadas pelas tonsilas palatinas aumentadas, normalmente pode- -se esperar alterações do tipo
distorção do fone flape alveolar.
substituição dos fones líquidos posteriores.
sobrearticulação.
alteração dos fones palatais.
anteriorização da língua nos fones fricativos alveolares.
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Neuropatologia das unidades motoras dos nervos cranianos e espinhais que inervam os músculos da fala (envolvimento do neurônio motor inferior); problemas de fala causados principalmente por fraqueza muscular e hipotonia. Essas características são encontradas na disartria
flácida.
atáxica.
espástica.
hipercinética.
hipocinética.
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Assinale a alternativa correta.
A perda auditiva neurossensorial coclear ocorre quando existem alterações no caminho do estímulo pela via auditiva ou nas estruturas do lobo parietal.
Quanto à gravidade da lesão, as perdas auditivas podem ser classificadas como condutivas, mistas ou neurossensoriais.
Os testes de fala devem ser o procedimento inicial quando houver suspeita de simulação de perda de audição.
Quanto à intensidade da perda auditiva, a classificação do grau depende de avaliação instrumental, e se baseia nas médias dos limiares audiométricos.
Em uma perda condutiva, no teste de Weber o paciente vai lateralizar para a orelha melhor, e o Rinne é negativo.
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Assinale a alternativa que contém a correta relação entre características encontradas na avaliação audiológica e provável diagnóstico.
O neurinoma do acústico se caracteriza por audição variando de normal à perda auditiva de 50 dB NA, na maioria das vezes se manifesta como perda condutiva, porém perda neurossensorial pode estar associada.
O diagnóstico diferencial entre lesões de caráter sensorial e de comprometimento neural deve ser feito pela análise da curva audiométrica, pois as sensoriais apresentam limiares piores em tonalidades mais graves.
A curva timpanométrica com pico aberto é indicativa de disfunção da tuba auditiva.
A curva audiométrica descendente é característica da fase inicial da Doença de Meniérè.
A otosclerose apresenta na sua primeira fase uma perda auditiva condutiva e, posteriormente, com a sua evolução, pode apresentar componente misto e chegar à perda auditiva neurossensorial.
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Em relação às próteses auditivas, pode-se afirmar que
a relação entre sistemas de amplificação e necessidades acústicas encontradas nos exames clínicos garante a efetividade da adaptação do usuário ao equipamento de amplificação sonora.
os procedimentos de verificação, como o ganho funcional e medidas de inserção, são suficientes para avaliar a satisfação do usuário de aparelho de amplificação sonora nas situações diárias de comunicação.
na moldagem do meato acústico externo, deve ser dada especial atenção para o diâmetro e comprimento do canal da impressão, de acordo com o grau da perda auditiva do paciente.
o principal parâmetro usado para determinar o ganho desejado do aparelho de amplificação sonora é o limiar de desconforto.
a melhor maneira de mensurar o benefício proporcionado pelo aparelho de amplificação sonora é a avaliação objetiva, pois o ganho funcional é verificado em cabina acústica, com tons puros e palavras foneticamente balanceadas.
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O desenvolvimento da linguagem
resulta da interação complexa entre as capacidades biológicas inatas e a estimulação ambiental, e evolui de acordo com a progressão do desenvolvimento neuropsicomotor.
engloba o desenvolvimento do simbolismo e independe dos progressos da inteligência sensório-motora.
é influenciado pelas diferentes culturas; quanto mais complexa for a língua nativa da criança mais tardiamente a linguagem será adquirida.
bem como o uso de instrumentos, ocorre principalmente por meio do processo de estímulo-resposta.
é marcado por duas fases distintas: a pré-linguística, em que nenhum som é vocalizado e que persiste até aos 12-18 meses; e, logo a seguir, a fase linguística, quando a criança começa a falar palavras isoladas com compreensão.
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