Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas abaixo:
1. A definição da conduta no tratamento das disfonias organofuncionais deve considerar o fator causal, o local da lesão, a presença de assimetria laríngea, a configuração da lesão e o impacto na prega contralateral.
2. Acredita-se que os nódulos sejam a lesão laríngea mais comum, sendo a fonoterapia a primeira opção de tratamento.
3. A úlcera de contato é uma lesão anterior na laringe.
4. O edema de Reinke é uma lesão difusa, associada geralmente ao tabagismo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Em um hospital, está sendo implantado o programa de detecção precoce do câncer de boca, uma vez que no mapeamento realizado identificou-se que o diagnóstico é feito tardiamente, quando os tumores se encontram em estádios III e IV.
Com base nesse caso, é CORRETO afirmar.
Em um hospital, está sendo implantado o programa de detecção precoce do câncer de boca, uma vez que no mapeamento realizado identificou-se que o diagnóstico é feito tardiamente, quando os tumores se encontram em estádios III e IV. Com base nesse caso, é CORRETO afirmar.
O exame da cavidade oral deve ser realizado pelo médico, cirurgião dentista e /ou fonoaudiólogo por meio da oroscopia (inspeção e palpação da mucosa de revestimento da cavidade oral) de todos os pacientes integrantes do grupo de risco de câncer de boca.
O programa de prevenção deve realizar uma vasta campanha de esclarecimento com distribuição de panfletos informativos sobre os sintomas iniciais do câncer de boca, para que a população possa fazer o autoexame e assim uma primeira triagem é realizada. Os casos suspeitos devem ser encaminhados ao médico oncologista.
O clínico geral deve solicitar exames laboratoriais a todo paciente integrante do grupo de risco, uma vez que são exames imprescindíveis na avaliação do tumor em estágio inicial, quando ainda não é possível a identificação por meio da palpação.
O câncer de boca não é uma doença grave se diagnosticado precocemente, com baixa incidência de recidiva e de metástases.
O NASF foi criado pelo Ministério da Saúde com o principal objetivo de apoiar a inserção da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviço, é constituído por uma equipe multiprofissional onde o Fonoaudiólogo é essencial, de acordo com o exposto, pode-se afirmar que:
I. O Fonoaudiólogo tem importante atuação nas ações de promoção, prevenção ereabilitação dos diversos aspectos relacionados à comunicação humana;
II. Como trabalhador de saúde, ele atua em todos os níveis da rede assistencial: na Atenção Primária em Saúde, vinculados aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e na Atenção Especializada;
III. Para se trabalhar no NASF é necessário que o Fonoaudiólogo tenha um conhecimento especializado em uma área específica, ou seja, não deve ser um generalista.
Assinale a alternativa correta:
Apenas I é verdadeira.
Apenas II é verdadeira.
Apenas III é verdadeira.
I e II são verdadeiras.
I e III são verdadeiras.
Identifique as definições abaixo com ( L ) para letramento e ( A ) para alfabetização.
( ) É o processo de apropriação de um conjunto de procedimentos necessários à prática da leitura e da escrita. Envolve o uso de instrumentos de leitura e de escrita, tais como lápis, borracha, corretivos, régua.
( ) Corresponde a atitudes de usos diferenciados da escrita, segundo as circunstâncias, os objetivos, os interlocutores. Envolve o uso efetivo e competente da leitura e da escrita nas mais diversas práticas sociais.
( ) Corresponde a ler e escrever conforme a direção da nossa escrita da esquerda para a direita e de cima para baixo.
( ) É o exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita, que envolve a capacidade de ler e escrever para atingir diversos objetivos, tais como ampliar conhecimentos, informar e informar- se, interagir com os outros, seduzir, divertir e divertir-se, dar apoio à memória. Ou seja, ler e escrever os mais diversos gêneros textuais.
( ) É a competência para transformar fonema em grafema e vice-versa e, também, perceber a arbitrariedade existente entre eles.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A L A L A
A L A L L
A L L A A
L L A A A
L L L A L
O câncer de cabeça e de pescoço ainda têm grande incidência no Brasil, sendo que nos países desenvolvidos o diagnóstico precoce tem contribuído para um prognóstico mais favorável, bem como para a melhora da qualidade de sobrevida do paciente. Frente a esse panorama, o diagnóstico precoce deve ser uma meta a ser atingida o mais rapidamente possível.
Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:
Dentre os fatores com impacto negativo no prognóstico do câncer de boca destaca-se a idade do paciente acima de 70 anos, estágio clínico menor que 1, ausência de lesão cervical palpável.
As lesões suspeitas de câncer de boca incluem lesões brancas (leucoplasias ou leucoplacas) e as lesões vermelhas (eritroplasias) presentes por mais de 20 dias. Nesses casos, o paciente deve ser encaminhado para o médico para realização de biópsia.
No câncer de laringe, a glote é a região de menor incidência do tumor, o que motiva sua evolução silenciosa e diagnóstico tardio.
Rouquidão progressiva com duração maior de 2 anos em pessoas acima de 65 anos deve ser investigada e realizado diagnóstico diferencial com CA de laringe.
No exame físico no caso de suspeita de CA de laringe, o fonoaudiólogo deve contemplar, além dos aspectos vocais, a palpação da base da língua, a inspeção da nasofaringe e tireoide, realizar exame endoscópico e das cadeias de gânglios.
Com relação ao grau das perdas auditivas, assinale a alternativa correta.
Uma criança com surdez leve apresenta uma perda de 25 até 40 dB, percebe e entende a voz humana. Apresenta pequena dificuldade em discriminar alguns fonemas, como por exemplo fonemas surdos e sonoros, pode apresentar algumas trocas articulatórias, mas o diagnóstico da perda auditiva ocorre normalmente na idade escolar.
Uma criança com surdez leve apresenta uma perda auditiva de 41 a 75 dB, não percebe todos os fonemas das palavras, é considerado desatento e solicita com freqüência a repetição do que lhe falam. A deficiência não impede a aquisição normal da linguagem, mas poderá causar algum problema de articulação ou dificuldade na leitura e escrita.
Uma criança com surdez moderada apresenta uma perda auditiva de 41 a 75 dB, não percebe todos os fonemas das palavras, é considerado desatento e solicita com frequência a repetição do que lhe falam. A deficiência não impede a aquisição normal da linguagem, mas poderá causar algum problema de articulação ou dificuldade na leitura e escrita.
Uma criança com surdez moderada apresenta uma perda auditiva de 41 a 75 dB, não percebe todos os fonemas das palavras, é considerado desatento e solicita com frequência a repetição do que lhe falam. A deficiência não impede a aquisição normal da linguagem, mas poderá causar algum problema de articulação ou dificuldade na leitura e escrita.
Uma criança com surdez severa apresenta uma perda auditiva acima de 100 dB, não percebe nem identifica a voz humana, impedindo que adquira a linguagem oral. Escuta apenas os sons graves que transmitem vibração (trovão, helicóptero). Esta perda é considerada muito grave e necessita de atendimento especializado desde a mais tenra idade para que possa adquirir a linguagem oral.
Afasia é uma patologia que compromete o uso da linguagem com fins comunicativos, tendo sempre afetadas as seguintes fases:
Planejamento e programação.
Processamento simbólico, planejamento e pronúncia.
Processamento simbólico, programação e pronúncia.
Processamento simbólico, programação, compreensão e pronúncia.
Processamento simbólico e compreensão.
A fonoaudiologia hospitalar é uma área de atuação relativamente nova a ser implantada em vários estados do país. Além disso, a complexidade do ambiente hospitalar e as especificidades do atendimento, dependendo da unidade em questão, devem ser consideradas, pois o atendimento ambulatorial difere do atendimento em enfermaria e este do atendimento em UTI.
Em relação ao atendimento em UTI de paciente traqueostomizado, indique a alternativa CORRETA:
O insuflamento do cuff deve ser acima de 40 mmHg para ser eficiente na obstrução do escape de ar. A fisioterapia é a área responsável por esse manejo.
Durante o atendimento fonoaudiológico, o cuff deve estar sempre insuflado para evitar que ocorra penetração/aspiração de alimento durante a abordagem direta.
Cuff é uma espécie de balonete utilizado em pacientes com traqueostomia quando na UTI e dependentes de ventilação mecânica. Ao ser insuflado, impede a passagem de ar entre a cânula e a parede traqueal.
O desmame do paciente da cânula da traqueostomia é um trabalho interdisciplinar entre a fisioterapia e o serviço social, em função da angústia que a falta de ar pode gerar no paciente.
No manejo do desmame deve-se passar da cânula metálica para a plástica com e sem cuff, e com aumento gradual de calibres.
Sons articulados, produzidos pelos órgãos fonoarticulatórios; Sistema de símbolos, governados por regras para o propósito da comunicação; Sons emitidos pelas pregas vocais, são definições respectivas de:
Língua, voz e fala.
Linguagem, voz e comunicação.
Voz, língua e linguagem.
Fala, língua e voz.
Voz, linguagem. e fala.
Analise as afirmativas abaixo sobre as atribuições do Fonoaudiólogo em instituição educacional.
1. Atuar no âmbito educacional, compondo a equipe escolar a fim de realizar avaliação e diagnóstico institucional de situações de ensino-aprendizagem relacionadas à sua área de conhecimento.
2. Elaborar, acompanhar e executar projetos, programas e ações educacionais que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências de educadores e educandos visando à otimização do processo ensino-aprendizagem.
3. Realizar triagens e atendimentos clínicos na escola.
4. Promover ações relacionadas à educação básica e educação especial. Não fazem parte do campo de atuação do fonoaudiólogo a educação a distância, educação de jovens e adultos, educação superior e pós-graduação.
5. Na educação especial e/ou inclusiva o fonoaudiólogo deve sensibilizar e capacitar educandos, educadores e familiares para a utilização de estratégias comunicativas que possam favorecer a universalização do acesso ao ambiente escolar, o aprendizado e a inclusão escolar e social e, na educação bilíngue, desenvolver essas mesmas premissas através da LIBRAS.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...