Questões sobre Saúde Coletiva

Lista completa de Questões sobre Saúde Coletiva para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em 2004 foi instituída a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva no SUS, que previu articulação dos três níveis de gestão (federal, estadual e municipal) e determinou a organização de uma linha de cuidados integrais perpassando todos os níveis de atenção. Para tanto apontou como necessário o desenvolvimento de estratégias de promoção de qualidade de vida, educação, proteção e recuperação da saúde auditiva e prevenção de danos, com objetivo de proteger e desenvolver a autonomia e a equidade de indivíduos.
Assinale V para verdadeiro ou F para falso:

( ) O cuidado à pessoa com deficiência auditiva deve ser prestado em todos os níveis de atenção à saúde, de maneira integral e centrado nas necessidades das pessoas. ( ) Sendo a atenção básica porta de entrada do usuário no SUS, e o primeiro nível de atenção da rede à pessoa com deficiência, esta deve estar pronta para organizar e ordenar os recursos do sistema de saúde e atender às necessidades da pessoa com deficiência auditiva ( ) O acesso da população com deficiência auditiva às UBS deve representar a entrada desse paciente na rede de cuidados à pessoa com deficiência, funcionando como ponto de inclusão e condução à uma atenção integral e continuada em cuidados auditivos. ( ) A saúde auditiva no Brasil está organizada para atender à pessoa com deficiência auditiva desde o diagnóstico até a terapia fonoaudiológica. Por isso, não é necessário envolvimento da atenção básica nas ações de saúde auditiva para que se tornem efetivas.
A sequência correta é:

    A) V, V, F, V, F.

    B) V, V, V, V, F.

    C) V, V, F, V, V.

    D) V, F, V, V, F.

O fonoaudiólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família desenvolve tanto atividades comuns aos demais profissionais quanto ações específicas. Sobre essas ações, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Identificar fatores de risco que levam aos distúrbios da comunicação e funções orofacias.

    B) Compartilhar a construção de projetos terapêuticos dos usuários com necessidade de atenção especializada, incluindo a prescrição de medicamentos e solicitação de exames complementares.

    C) Realizar consulta compartilhada com a equipe de saúde da família.

    D) Facilitar a inclusão social de usuários com deficiência auditiva, física e intelectual.

Sobre os procedimentos em fonoaudiologia, considere a alternativa correta:

    A) Triagem Fonoaudiológica: Avaliação realizada com objetivo de identificar em um grupo de sujeitos aqueles com suspeita ou risco de determinadas alterações de linguagem (oral e escrita/leitura), fala, voz, deglutição, motricidade orofacial e audição.

    B) Triagem Auditiva Neonatal com EOA: Avaliação da audição de neonatos, com finalidade de triagem, utilizando o teste de potencial evocado de tronco encefálico e orientações para acompanhamento da audição e da linguagem.

    C) Triagem Auditiva Neonatal com Peate: Avaliação da audição de neonatos, com finalidade de triagem, utilizando o teste de emissões otoacústicas evocadas e orientações para acompanhamento da audição e da linguagem.

    D) Triagem Auditiva em Pré-Escolares e Escolares: Avaliação da audição em pré-escolares e escolares utilizando de limiares psicoacústicos para tons puros, por via aérea e via óssea.

Acerca da atuação do fonoaudiólogo, na Atenção básica, é correto afirmar que:

    A) As ações devem ser planejadas, independente das necessidades apresentadas pelo território de abrangência da unidade de atenção básica, atendendo aos usuários encaminhados pelas equipes, de forma individual.

    B) As ações devem ser agendadas apenas para atendimentos clínicos individuais (avaliações e terapias).

    C) As ações desenvolvidas são diversas, desde atendimentos individuais, grupos de promoção de saúde (sozinho ou em conjunto com outros membros da equipe de saúde); visitas domiciliares; ser membro do conselho local de saúde.

    D) As ações devem ser desenvolvidas em grupos diversos, como: grupos de envelhecimento com ações que favoreçam a comunicação oral e as habilidades auditivas; de gestantes com orientações sobre amamentação; de promoção à saúde e de comunicação. Isso, sem realizar visitas domiciliares, apenas desenvolver tais ações no centro de saúde.

    E) As ações devem ser realizadas com os agentes comunitários de saúde, com o intuito de participar de campanhas de orientação vocal, aleitamento materno, entre outros; realizar atendimento de psicoterapia; participar das entidades representativas, local e municipal.

Na Saúde Coletiva, o Fonoaudiólogo é um importante aliado para o aumento da qualidade de vida da população.
É correto afirmar que compete a este profissional:

    A) Criar estratégias medicamentosas e terapêuticas para cura e reabilitação de doenças relacionadas com o sistema auditivo e vestibular, bem como relacionadas a doenças que acometem o sistema fonatório.

    B) Elaborar material educativo sobre gestão de micro e pequenas empresas, a fim de que todos os profissionais da área atuem com igual preço de mercado, para atendimento de populações em situação de vulnerabilidade.

    C) Promover e viabilizar ações de promoção e prevenção no âmbito da saúde auditiva, saúde vocal, desenvolvimento da linguagem, entre outras, além de prezar pela reabilitação da deglutição e fala de crianças, adultos e idosos.

    D) Viabilizar a divulgação de novas estratégias e métodos terapêuticos, ainda que não tenham evidências científicas suficientes para comprovação dos benefícios e ausência de malefícios ao paciente.

    E) Atuar em caráter de substituição a outros profissionais da saúde (não Fonoaudiólogos), exercendo as atividades de competência a tais profissionais, em situação de excepcionalidade, a depender da demanda do serviço de saúde.

Uma das áreas de concentração da Saúde Coletiva é a Epidemiologia. Na área da Epidemiologia, é fundamental que o Fonoaudiólogo conheça, especialmente, alguns conceitos.
É correto afirmar que:

    A) A Epidemiologia estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas para prevenção, controle e erradicação de doenças, além de fornecer indicadores para planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.

    B) A prática da epidemiologia após a implementação do Sistema Único de Saúde e o aumento do seu uso nos serviços de saúde acompanha uma mudança no seu âmbito de atuação, que refuta sua importância na elaboração de políticas públicas em saúde.

    C) A informação é essencial para o trabalho cotidiano dos serviços de saúde e o conhecimento da distribuição e dos determinantes dos agravos à saúde independe dos instrumentos de coleta de dados e da definição dos casos sob investigação.

    D) O uso adequado e criativo da epidemiologia na prática dos serviços de saúde evidencia a articulação entre diferentes áreas, disciplinas e setores, demonstrando que os problemas são complexos e a fragmentação dos olhares e ações facilita a abordagem em Saúde Coletiva.

    E) A epidemiologia é considerada apenas um método para produção de conhecimento ou de intervenção sobre agravos específicos, pois não contribui para a transformação das condições de saúde-doença no coletivo, com impacto individual.

Analise as afirmativas a seguir: I. Nas vertigens posicionais paroxísticas benignas (VPPB), o tratamento de eleição são as manobras de reposicionamento. A intervenção fonoaudiológica na VPPB só pode ser realizada a partir da identificação de quais canais semicirculares estão comprometidos e, ainda, com a definição do diagnóstico diferencial entre ducto/canalitíase ou cupulolitíase, uma vez que a intervenção difere para os dois quadros. No ducto/canalitíase, os fragmentos de otocônias encontram-se soltos e dispersos na luz do canal semicircular, enquanto na cupulolitíase, os debris estão aderidos na cúpula gelatinosa da crista ampular, havendo necessidade de soltá-los. II. A vigilância em saúde ambiental é o conjunto de ações e serviços que propiciam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de promoção à saúde, prevenção e monitoramento dos fatores de riscos relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Pedro Henrique tem 13 anos e mudou-se com sua família para Brasília há um ano, em busca de tratamento cirúrgico para fissura pós-forame incisivo incompleta, visto que, em sua cidade, não havia recursos para tratá-lo. Recentemente, Pedro realizou correção cirúrgica e foi encaminhado pela equipe de cirurgia plástica ao ambulatório de fonoaudiologia. Na avaliação fonoaudiológica de Pedro, foi observada presença de fricativa posterior e de plosiva faríngea, caracterizando uma articulação compensatória. É interessante observar que Pedro, até os 12 anos, não fez nenhum tipo de tratamento cirúrgico ou de reabilitação para sua malformação, porque nasceu em uma cidade pequena e sem recursos. De acordo com esse caso, o princípio do Sistema Único de Saúde que não foi garantido a Pedro é o da

    A) descentralização.

    B) universalidade.

    C) igualdade.

    D) integralidade.

    E) hierarquização.

Analise as afirmativas a seguir: I. O fonoaudiólogo desenvolve tratamentos eficazes para diversas situações que vão desde um atraso de fala e linguagem, passando por dificuldades de leitura e escrita, gagueira, autismo, síndromes, diabetes, hipertensão e qualquer tipo de paralisia física. II. A Fonoaudiologia é a ciência que atua na reabilitação da comunicação de crianças e adultos, que podem estar alterados por diferentes motivos como autismo, síndromes, alterações neurológicas, lombalgia, hiperglicemia, esteatose hepática e deficiência auditiva. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir: I. Estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde, entre outras ações, a colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho; e a formulação da política de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos e outros insumos de interesse para a saúde e a participação na sua produção. II. Estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde, entre outras ações, a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico; a ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde; a vigilância nutricional e a orientação alimentar. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...