Lista completa de Questões de Fonoaudiologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à afasia, assinale a opção correta.
O acometimento do controle muscular dos mecanismos da fala em virtude de uma lesão no sistema nervoso central ou periférico e que provoca problemas de comunicação oral em decorrência de paralisia, fraqueza ou incoordenação da musculatura da fala é um distúrbio denominado
Considerando a avaliação fonoaudiológica do frênulo da língua, assinale a opção correta.
Com relação aos bebês com fissuras labiopalatinas (FLP), assinale a opção correta.
Assinale a opção que apresenta os músculos levantadores da mandíbula.
Para chegar à descoberta do fonema, o aprendiz da escrita deverá desenvolver uma competência metalinguística que possibilita o acesso consciente ao nível fonológico da língua e a manipulação explícita das representações nesse nível. Essa competência é reconhecida como o fator de maior contribuição para o desenvolvimento das habilidades de leitura, além de ser considerada importante para o reconhecimento de palavras e de não palavras no sistema alfabético da escrita.
O texto precedente trata de
O transtorno específico de aprendizagem de origem neurológica que se caracteriza pela dificuldade de fluência correta na leitura e pela dificuldade na habilidade de decodificação e soletração resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem é conhecido como
O diagnóstico das alterações de respiração, mastigação e deglutição é fundamental para determinar o planejamento e o prognóstico do tratamento fonoaudiológico. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A mandíbula eleva-se em protrusão e apreende o alimento entre as bordas incisais, ocorrendo aumento da intensidade de contração muscular elevadora da mandíbula, o que determinará movimentos oscilatórios até o alimento ser cortado. Esse estágio da mastigação denomina-se
Na avaliação da escrita de uma criança de nove anos de idade, cursando o 3.º ano do ensino fundamental, observou-se a ocorrência de machugando, em vez de machucado; jurasco, em vez de churrasco; quera, em vez de guerra; vasia, em vez de vazia; dendê, em vez de dente.
As alterações ortográficas verificadas na escrita dessa criança são conhecidas como
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