Questões de Fonoaudiologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Fonoaudiologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto às manifestações do distúrbio articulatório na criança, julgue os itens que se seguem.

Quando a criança apresenta pequenas trocas que lhe causam grande incômodo, a mesma deve ser encaminhada ao fonoaudiólogo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à avaliação do distúrbio articulatório, julgue os seguintes itens.

Fazem parte da avaliação de distúrbio articulatório o levantamento e a análise de informações referentes à história da criança: gestação, parto, amamentação, desenvolvimento global etc.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à avaliação do distúrbio articulatório, julgue os seguintes itens.

A avaliação indireta do paciente, por meio do relato dos pais quanto à postura, mobilidade e tonicidade dos órgãos fonoarticulatórios, está incluída na avaliação do distúrbio articulatório.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à avaliação do distúrbio articulatório, julgue os seguintes itens.

A presença de componentes emocionais determinantes, associados ao distúrbio articulatório, é bastante comum. Esse fato não sugere o encaminhamento da criança ao psicólogo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à avaliação do distúrbio articulatório, julgue os seguintes itens.

A avaliação direta do paciente quanto às funções neurovegetativas, discriminação auditiva, sistematicidade das trocas fonêmicas em várias situações e estruturação de linguagem faz parte da avaliação do distúrbio articulatório.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, relativos a manifestações do distúrbio da leitura e da escrita.

Essas manifestações consistem em distúrbio de leitura, linguagem escrita e linguagem auditiva, no entanto não incluem distúrbios de aritmética.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, relativos a manifestações do distúrbio da leitura e da escrita.

Dificuldades de análise e de síntese auditiva, incapacidade de separar sílabas ou reorganizá-las não são reconhecidas como manifestações do distúrbio da leitura e da escrita.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, relativos a manifestações do distúrbio da leitura e da escrita.

Dificuldades de discriminação visual que gerem confusão entre letras semelhantes, como b e d ou p e q, ou entre palavras com configurações gerais parecidas, como toca e foca, não se incluem na lista de manifestações do distúrbio da leitura e da escrita, uma vez que podem ser ocasionadas por problemas oftalmológicos (visuais).

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, relativos a manifestações do distúrbio da leitura e da escrita.

Dificuldades de discriminação auditiva e de percepção que impeçam a análise fonética, a exemplo da não-percepção de semelhanças entre sons iniciais, como em som e tom ou tio e tia, são manifestações do distúrbio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, relativos a manifestações do distúrbio da leitura e da escrita.

Deficiência de formulação e sintaxe, em que o paciente não organiza as idéias adequadamente ao escrever, caso seja eficiente na utilização do código oral, não é manifestação do distúrbio da leitura e da escrita.

  • C. Certo
  • E. Errado
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