Questões de Fonoaudiologia da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

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Ingram (1964) dividiu os leitores disléxicos em:

  • A.

    audioespaciais e visuofonéticos;

  • B.

    audioespaciais e visuoespaciais;

  • C.

    audiofonéticos e visuoespaciais;

  • D.

    audiofonéticos e visuofonéticos;

  • E.

    espaçovisuais e audioespaciais.

Segundo Pereira e Cavadas (1998), muitas manifestações podem ocorrer em crianças e adolescentes que têm alteração do processamento auditivo, dentre elas pode-se encontrar:

  • A.

    a dificuldade de compreender em ambiente ruidoso;

  • B.

    a facilidade de compreender o que lêem;

  • C.

    o zumbido;

  • D.

    um possível problema de fala, envolvendo predominantemente os fonemas /p/, /b/, /t/ e /d/;

  • E.

    o desempenho escolar ruim, independente da posição do aluno em sala de aula, do tamanho da sala, do ruído ambiental e da intensidade e clareza da voz do professor.

O campo dinâmico da voz, CDV, é definido como o campo de variações possível ao indivíduo em questão. Na pesquisa do CDV, o seguinte teste é básico:

  • A.

    tempo máximo de fonação;

  • B.

    análise eletroacústica dos fenômenos vocais;

  • C.

    relação s/z;

  • D.

    sons de apoio;

  • E.

    variação de controle glótico: sussurrada, soprosa , fluida, neutra, comprimida.

A desordem no processamento auditivo central (PAC) é um distúrbio da audição no qual há um impedimento da habilidade de analisar e/ou interpretar padrões sonoros. Quanto aos testes especiais na avaliação do PAC, pode-se afirmar que:

  • A.

    no teste de fala filtrada e de fusão binaural, os 25 monossílabos são distorcidos; na condição passabaixo foi feita uma atenuação progressiva de 2500 a 800 Hz;

  • B.

    no teste diótico consoante vogal, os estímulos verbais são as sílabas [pa], [ta], [ca], [ba], [da], [ga], combinadas entre si;

  • C.

    no teste de fala com ruído branco, os estímulos verbais são 20 monossílabos, que são mixados a um ruído branco, através de um audiômetro;

  • D.

    no teste diótico com sons não verbais competitivos, os estímulos são 6 sons ambientais combinados entre si de modo a formar 24 pares;

  • E.

    no teste de escuta monótica e diótica com sentenças, os estímulos são 12 sentenças sintéticas de 2ª ordem elaboradas em português.

A mastigação é um processo do sistema estomatognático, que pode ser dividido didaticamente em três fases: incisão, trituração, pulverização. Quanto aos movimentos mandibulares, pode-se considerar que os músculos:

  • A.

    temporal, masseter, pterigóide medial, pterigóide lateral são levantadores da mandíbula;

  • B.

    pterigóide lateral, supra-hióideos (especialmente ventre posterior do digástrico, gênio-hióideo e milohióideo) são depressores da mandíbula;

  • C.

    supra-hióideos estabilizam a posição do osso hióide, tornando-o fixo para a efetivação do movimento de abertura de boca;

  • D.

    pterigóideos laterais em conjunto com os mediais e feixes anteriores dos temporais são responsáveis pela protrusão da mandíbula;

  • E.

    pterigóideos laterais, em contração bilateral, são responsáveis pela lateralidade mandibular.

A mandíbula liga-se à base do crânio por meio da articulação têmporo-mandibular (ATM). Dentre os componentes da ATM, NÃO se inclui:

  • A.

    a cavidade condilar (osso temporal);

  • B.

    a eminência articular do osso temporal;

  • C.

    o disco articular;

  • D.

    o processo coronóide;

  • E.

    o côndilo mandibular.

Com relação à anatomia do lobo frontal, pode-se afirmar que o conjunto das áreas opercular e triangular é representativo da área:

  • A.

    de Broca:

  • B.

    8 de Brodman;

  • C.

    de Langman;

  • D.

    de Exner;

  • E.

    4 de Brodman.

A Psicologia Cognitiva estuda os processos cognitivos envolvidos na leitura e na escrita. Baseados na teoria de desenvolvimento intelectual de Piaget, muitos autores descrevem o desenvolvimento da leitura e da escrita em estágios, na seguinte seqüência:

  • A.

    adivinhação lingüística | aproximação visual | decodificação seqüencial | decodificação hierárquica;

  • B.

    aproximação visual | adivinhação lingüística | decodificação hierárquica | decodificação seqüencial;

  • C.

    decodificação seqüencial | decodificação hierárquica | adivinhação lingüística | aproximação visual;

  • D.

    decodificação hierárquica | aproximação visual | decodificação seqüencial | adivinhação lingüística;

  • E.

    aproximação visual | decodificação hierárquica | adivinhação lingüística | decodificação seqüencial.

Uma professora, portadora de nódulos vocais, apresentando voz rouco-soprosa, redução de freqüência e de intensidade, além de fadiga vocal, procura tratamento fonoaudiológico. Se o terapeuta propõe exercícios para modificar a coaptação glótica e o grau de compressão medial, ele está optando por uma terapia:

  • A.

    psicológica;

  • B.

    etiológica;

  • C.

    sintomática;

  • D.

    fisiológica;

  • E.

    eclética.

Segundo Behlau e Pontes (1993), os exercícios de mudança de posição de cabeça constituem uma técnica de:

  • A.

    favorecimento de coaptação das pregas vocais;

  • B.

    sons de apoio;

  • C.

    ação direta no aparelho fonador;

  • D.

    utilização de fala encadeada;

  • E.

    ação indireta no aparelho fonador.

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