Lista completa de Questões de Fonoaudiologia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas abaixo:
1. A definição da conduta no tratamento das disfonias organofuncionais deve considerar o fator causal, o local da lesão, a presença de assimetria laríngea, a configuração da lesão e o impacto na prega contralateral.
2. Acredita-se que os nódulos sejam a lesão laríngea mais comum, sendo a fonoterapia a primeira opção de tratamento.
3. A úlcera de contato é uma lesão anterior na laringe.
4. O edema de Reinke é uma lesão difusa, associada geralmente ao tabagismo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Identifique as definições abaixo com ( L ) para letramento e ( A ) para alfabetização.
( ) É o processo de apropriação de um conjunto de procedimentos necessários à prática da leitura e da escrita. Envolve o uso de instrumentos de leitura e de escrita, tais como lápis, borracha, corretivos, régua.
( ) Corresponde a atitudes de usos diferenciados da escrita, segundo as circunstâncias, os objetivos, os interlocutores. Envolve o uso efetivo e competente da leitura e da escrita nas mais diversas práticas sociais.
( ) Corresponde a ler e escrever conforme a direção da nossa escrita da esquerda para a direita e de cima para baixo.
( ) É o exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita, que envolve a capacidade de ler e escrever para atingir diversos objetivos, tais como ampliar conhecimentos, informar e informar- se, interagir com os outros, seduzir, divertir e divertir-se, dar apoio à memória. Ou seja, ler e escrever os mais diversos gêneros textuais.
( ) É a competência para transformar fonema em grafema e vice-versa e, também, perceber a arbitrariedade existente entre eles.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A L A L A
A L A L L
A L L A A
L L A A A
L L L A L
Afasia é uma patologia que compromete o uso da linguagem com fins comunicativos, tendo sempre afetadas as seguintes fases:
Planejamento e programação.
Processamento simbólico, planejamento e pronúncia.
Processamento simbólico, programação e pronúncia.
Processamento simbólico, programação, compreensão e pronúncia.
Processamento simbólico e compreensão.
Analise as afirmativas abaixo sobre as atribuições do Fonoaudiólogo em instituição educacional.
1. Atuar no âmbito educacional, compondo a equipe escolar a fim de realizar avaliação e diagnóstico institucional de situações de ensino-aprendizagem relacionadas à sua área de conhecimento.
2. Elaborar, acompanhar e executar projetos, programas e ações educacionais que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências de educadores e educandos visando à otimização do processo ensino-aprendizagem.
3. Realizar triagens e atendimentos clínicos na escola.
4. Promover ações relacionadas à educação básica e educação especial. Não fazem parte do campo de atuação do fonoaudiólogo a educação a distância, educação de jovens e adultos, educação superior e pós-graduação.
5. Na educação especial e/ou inclusiva o fonoaudiólogo deve sensibilizar e capacitar educandos, educadores e familiares para a utilização de estratégias comunicativas que possam favorecer a universalização do acesso ao ambiente escolar, o aprendizado e a inclusão escolar e social e, na educação bilíngue, desenvolver essas mesmas premissas através da LIBRAS.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ). ( ) Desvio Fonológico, Dislalia e Distúrbio Articulatório são termos que se diferenciam apenas na terminologia e não no conceito.
( ) Paralisia cerebral é uma desordem do movimento e da postura, persistente, porém não fixa, surgida nos primeiros anos de vida pela interferência no desenvolvimento do sistema nervoso central causada por uma desordem cerebral progressiva.
( ) Dislexia é um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia pode ter causa genética e hereditária.
( ) Distúrbio Específico de Linguagem é um diagnóstico utilizado para crianças que têm dificuldades específicas dos aspectos linguísticos e não decorrentes de outras alterações como deficiência mental e auditiva.
( ) Afasia Congênita é o termo utilizado para circunscrever casos de distúrbios graves do desenvolvimento da linguagem, em que a compreensão e expressão estão alteradas de maneira importante, dois anos após o nascimento, por comprometimento cerebral.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V V F F V
V F V F F
F V V V F
F F V V F
F F F V V
Analise as afirmativas a seguir, quanto à anatomia e ao funcionamento do sistema auditivo.
I. Uma das funções do ouvido médio é fazer com que as pressões no lado externo e interno do tímpano sejam iguais, o que é proporcionado por um pequeno tubo que se abre na faringe: a Trompa de Eustáquio.
II. Outra função do ouvido médio é produzir um ganho mecânico, isto é, as vibrações captadas pelo ouvido externo devem ser amplificadas pelo ouvido médio a fim de serem melhor percebidas pelo ouvido interno.
III. O conjunto de alavancas é formado por ossículos: o martelo que transmite as vibrações para frente e para trás da membrana timpânica; o estribo que recebe tais vibrações para o ossículo seguinte; e a bigorna que comunica essas vibrações ao ouvido interno através da janela oval.
IV. O ouvido interno é formado pelo labirinto, uma estrutura tubular e preenchida pela endolinfa, podendo ser dividida em três partes: vestíbulo, cóclea e canais semicirculares.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Estão corretas somente as afirmativas II , III e IV.
Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), há no Brasil cerca de 2,25 milhões de brasileiros com dificuldades na audição. As portarias 587 de 7 de outubro de 2004 e 589 de 8 de outubro de 2004, criadas pelo Ministério da Saúde, instituíram a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva. Analise as afirmativas abaixo quanto a essa política:
I. Atendimento integral a pacientes com deficiências auditivas, com ações que englobam a atenção primária em saúde (trabalhos de promoção da saúde, prevenção e identificação precoce de problemas auditivos).
II. A equipe é composta por um otorrinolaringologista, quatro fonoaudiólogos, um assistente social e um psicólogo.
III. Não mantém relação com a identificação de patologias e situação de riscos que levam à deficiência auditiva, promovendo apenas a distribuição de próteses auditivas.
IV. Estão previstos procedimentos de média e de alta complexidade (triagem em bebês, diagnóstico, tratamento clínico e reabilitação com o fornecimento de aparelho auditivo e terapia fonoaudiológica).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Estão corretas somente as afirmativas II, III e IV.
Dado o audiograma abaixo.
Indique a correta configuração audiométrica correspondente ao gráfico.Vera Lúcia é fonoaudióloga de uma Escola de Educação Infantil e acompanha o desenvolvimento de linguagem de todas as crianças da escola. Ela observou no último trimestre que na turma das crianças de dois a três anos houve modificação no modo de organizar os enunciados. As crianças que utilizavam em geral palavra-frase para fazer solicitações, como /aga/ para pedir água, passaram a organizar frases com duas palavras justapostas deste modo /nene aga/. A modificação observada por Vera Lúcia nessa turma corresponde ao adequado desenvolvimento do:
As afasias são transtornos de linguagem causados por acidente vascular encefálico (AVE). O AVE modifica o funcionamento do sistema nervoso central, produzindo manifestações sintomáticas na linguagem dos afásicos, como a parafasia. A parafasia pode ser compreendida como:
Execução de movimentos articulatórios repetitivos.
Fala repetitiva sem conexão semântica com o contexto.
Emissão verbal com organização sintática inadequada.
Emissão verbal que traduz a função do objeto em lugar do nome.
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