Lista completa de Questões de Fonoaudiologia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Eduardo é uma criança de 6 anos e 10 meses de idade que apresenta a seguinte produção de fala: /patata/ para dizer batata; /panãna/ para dizer banana; /poyta/ para dizer porta; /co'Lasaw/ para dizer coração. A partir da análise da fala da criança, identifique os processos fonológicos que caracterizam sua alteração de fala:
Substituição de plosivas e semivocalização das líquidas.
Dessonorização de obstruinte, semivocalização de líquida e anteriorização de fricativa.
Dessonorização de obstruinte, semivocalização de líquida e substituição de líquida.
Dessonorização de obstruinte, apagamento de líquidas, posteriorização de líquida intervocálica.
Os músculos elevadores da mandíbula são:
Masseteres, temporais, pterigóideos mediais e laterais.
Uma mulher de 35 anos realizou audiometria para exame demissional e desligamento do trabalho. O fonoaudiólogo que realizou o exame percebeu assimetria entre os limiares tonais de ambas as orelhas na audiometria tonal. A fim de evitar a participação da melhor orelha, quando a pior estiver sendo testada, esse profissional deve aplicar o seguinte procedimento:
No atendimento de uma criança autista, observou- se o seguinte funcionamento de linguagem no diálogo entre o terapeuta (T) e a paciente (P):
(linha 1) P: Tia, apaga a luz do quarto, apaga a luz do quarto tia.
(linha 2) T: De que jeito? Não 'cê' ta pensando que aqui é seu quarto? De jeito e maneira não, não
(linha 3) P: Jeito e maneira, jeito e maneira, jeito e maneira.
A partir da análise do diálogo acima, é possível afirmar que:
A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como disglossia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.
A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como ecolalia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.
A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como glossolalia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.
A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como parafasia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.
A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como jargonafasia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.
O trabalho de estimulação da consciência fonológica, realizado pelo fonoaudiólogo em seu trabalho na escola com crianças em vias de alfabetização, promove maior sucesso na leitura e escrita. Para o desenvolvimento da consciência fonológica, são corretas as afirmativas abaixo, exceto:
Realizar atividades de cobrir palavras com barbante e bolinhas de papel.
Realizar atividades de derivação de palavras com o nome de profissões: jardineiro, barbeiro, enfermeiro.
Realizar atividades de elencar palavras com finais iguais: ala, bala,mala.
Marcos é um adolescente de 14 anos e tem sido motivo de piada dos colegas na escola por apresentar mudanças na voz quando está conversando com colegas e amigos. Esse fato o tem deixado constrangido, motivo pelo qual procurou o acompanhamento de um profissional fonoaudiólogo. Durante o acompanhamento fonoaudiológico, o profissional percebeu que o adolescente encontra-se em período de muda vocal e apresenta uma variação de freqüência fundamental de 245 Hz para 125 Hz. Considerando que este rapaz não apresenta outras variáveis incidindo sobre sua qualidade vocal, a mudança no seu padrão vocal está tornando sua voz mais:
O trabalho do fonoaudiólogo na reabilitação da deglutição ocorre diretamente na fase:
Relacione os casos apresentados abaixo com suas características vocais.
Caso
1. Rouquidão
2. Voz tendendo ao agudo
3. Voz soprosa e alteração da coordenação pneumofonoarticulatória
4. Esforço e tensão ao falar com interrupções intermitentes.
Características
( ) nódulos vocais
( ) paralisia de prega vocal
( ) muda vocal incompleta
( ) disfonia espástica
Assinale a alternativa que indica a seqüência correta, de cima para baixo.
Considere as afirmativas abaixo, quanto à terapia vocal.
I. Os exercícios com sons fricativos suavizam ou ajudam a suavizar o ataque vocal brusco e aumentam os tempos máximos de fonação.
II. Os exercícios com sons vibrantes auxiliam o aquecimento vocal e reduzem o esforço à fonação.
III. Os exercícios com som basal auxiliam a diminuição da contração diafragmática.
IV. Os exercícios com sons hiperagudos auxiliam o aumento da percepção da voz.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
No Brasil, em média, uma criança em cada 800 nascimentos apresenta algum tipo de deformidade no lábio, palato, ou lábio e palato, podendo ser de um ou ambos os lados. Pela localização, essas deformidades podem acarretar inúmeros problemas, tais como na alimentação, respiração, fonação, audição e também problemas psicológicos e sociais. Nos casos de fissura lábio-palatina, a insuficiência velofaríngea produz:
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