Lista completa de Questões de Fonoaudiologia da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma maternidade, quando do nascimento de um bebê portador de fissura labiopalatina completa, o fonoaudiólogo geralmente é chamado para orientar a equipe e a família em relação à alimentação. Marque a alternativa INCORRETA em relação à conduta do fonoaudiólogo para este caso:
Priorizar o estado nutricional do bebê, escolhendo alternativas para complementar o aleitamento materno.
Orientar a postura mais ereta ou verticalizada do bebê e a realização de pausas freqüentes para eructação durante a alimentação.
Indicar o uso de complemento na mamadeira com bico macio e furo ligeiramente aumentado ou em formato de "x" para facilitar a extração do leite.
Insistir no aleitamento materno exclusivo, independente do tipo de fissura e estado emocional da mãe, visto que ele irá, além de outros benefícios, prevenir as otites de repetição.
De acordo com a classificação dos transtornos do espectro autístico, é INCORRETO afirmar:
Autismo de alto funcionamento é uma nomenclatura alternativa para a distinção entre autismo e transtorno de Asperger.
Transtornos invasivos do desenvolvimento e distúrbio global do desenvolvimento são nomenclaturas diferentes de fontes diferentes para uma mesma alteração: os transtornos do espectro autístico.
O diagnóstico do autismo é dado a partir da identificação de uma série de sintomas listados e sugeridos pelo DSM-IV. As principais características do indivíduo são o repertório restrito de atividades e interesses e o déficit de linguagem, que não prejudica a interação social.
O conceito ou noção de espectro autístico envolve uma gama de distúrbios neurodesenvolvimentais e possibilita a identificação de graus diferenciados de comprometimentos em indivíduos diferentes.
Em relação ao processo de apropriação da linguagem escrita, considera-se INCORRETA a seguinte afirmativa:
A fase pré-silábica é caracterizada pela diferenciação estabelecida pela criança entre o desenho e a escrita.
A criança silábica opera com conceitos próprios, fazendo suas representações escritas de uma letra para cada sílaba.
A criança alfabética já faz a distinção e a transposição fonema/grafema, permitindo uma escrita compreensível e adequada ortograficamente.
O hábito de escrever, ou manusear lápis e papel em brincadeiras ou simulações, é significativo para a criança pequena, uma vez que, dessa forma, a mesma vai se familiarizando com a escrita.
Em relação ao processo de envelhecimento e suas conseqüências, marque a afirmativa INCORRETA:
Os quadros demenciais constituem o envelhecimento saudável com deterioração lingüística e se dividem, didaticamente, em três estágios progressivos da doença: demência inicial, moderada e severa.
O envelhecimento acarreta mudanças heterogêneas nas habilidades comunicativas e lingüísticas decorrentes da história de vida do sujeito, da constituição genética, das condições gerais de saúde e de outros fatores.
As diferenças discursivas observadas nas diferentes fases da vida do ser humano sofrem interferência, dentre outros fatores, do nível de letramento e do esforço mnêmico do sujeito.
O fonoaudiólogo participa do diagnóstico do quadro das demências, contribuindo na análise discursiva e dos distúrbios semânticos, assim como na identificação dos sinais afásicos, distúrbios fonológicos e sintáticos.
Marque a afirmativa CORRETA, considerando o conceito de Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) e suas manifestações clínicas:
A classificação dos DELs em subtipos dificulta a compreensão do quadro, pois as manifestações lingüísticas do distúrbio são muito heterogêneas.
A criança com Del não apresenta alterações fonológicas significativas, sendo que as principais alterações se referem aos aspectos semânticos e pragmáticos.
As alterações morfossintáticas são manifestações observadas na linguagem da criança com DEL evidenciadas pela dificuldade de elaboração coerente dos enunciados, mesmo quando estes se apresentam adequados quanto à forma.
Os distúrbios específicos de linguagem são alterações persistentes que decorrem de dificuldades da linguagem propriamente dita, não sendo secundários a outras alterações mais abrangentes, como transtornos globais do desenvolvimento, perda auditiva ou deficiência mental.
Assinale a afirmativa INCORRETA sobre a respiração oral:
Na respiração oral, a alteração oclusal pode gerar hipofuncionalidade dos músculos mastigatórios e do complexo velofaríngeo.
No respirador oral, a ação antagônica exercida pela língua e pelo músculo bucinador nas arcadas dentárias está alterada pela abertura constante da boca, o que aumenta a pressão intra-oral.
Abordagens da motricidade oral, da voz e da fala são utilizadas na reabilitação da respiração por meio da harmonização dessas funções.
Técnicas de mioterapia e uso do espelho de Glatzel são indicadas como ferramentas terapêuticas no tratamento da respiração oral.
Em relação à atuação do fonoaudiólogo na rede pública, é INCORRETO afirmar:
A fonoaudiologia deve propor ações nos três níveis de atenção à saúde: primário, secundário e terciário.
O fonoaudiólogo deve reproduzir o modelo clínico-privatista, que se traduz em atenção à saúde de caráter exclusivamente individual, assistencial e curativo.
As orientações em grupos devem ser pautadas por uma prática educativa e informativa e não somente como mero processo de transmissão de informações.
O fonoaudiólogo deve procurar superar a concepção de saúde como ausência de doença e procurar incorporar um conceito mais amplo que leve em consideração o bem estar físico, mental e social.
Sobre a respiração oral, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
A respiração oral decorrente de alergia é tratada estritamente pelo otorrinolaringologista.
A flacidez dos músculos da face pode levar a posição habitual da boca aberta e propiciar a respiração oral.
Os pacientes com respiração oral podem apresentar hipotonia, hipotrofia e hipofunção dos músculos elevadores da mandíbula.
O uso do espelho de Glatzel, assim como técnicas de mioterapia, são indicadas como ferramentas terapêuticas no tratamento da respiração oral.
Em relação à aquisição fonética e a aquisição fonológica, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
A aquisição fonética diz respeito à produção articulatória dos sons da língua.
As aquisições fonética e fonológica estão diretamente relacionadas às condições de audição do sujeito.
A aquisição fonológica está relacionada ao uso e à organização que o falante faz dos sons adquiridos foneticamente.
As aquisições fonética e fonológica ocorrem concomitantemente, iniciando aos 6 meses e finalizando por volta dos 5 anos de idade.
Vanda, fonoaudióloga designada para trabalhar em uma Unidade Municipal de Educação Infantil, observa que as crianças fazem uso contínuo de chupeta tanto nos horários de descanso quanto durante as atividades desenvolvidas nessa UMEI.
Em relação às propostas que Vanda deverá fazer, a fim de abordar essa situação, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Realizar ações integradas junto às famílias das crianças.
Não interferir, pois é consenso que o uso de chupeta acalma as crianças.
Promover palestras elucidativas sobre o desenvolvimento da linguagem oral e do sistema sensório-motor oral.
Organizar encontros com os funcionários que lidam com as crianças (recreacionistas, cuidadoras e professoras), a fim de orientar sobre a necessidade de retirada da chupeta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...