Questões de Fonoaudiologia da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

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A partir da avaliação perceptivo-auditiva da voz de uma paciente do sexo femi-nino de 30 anos, obteve-se as seguintes medidas de tempo máximo de fonação:

[a] = 10 segundos, [i] = 11 segundos, [u] = 9 segundos, [s] = 10 segundos e [z] = 9 segundos.

O que estes achados caracterizam?

  • A.

    Hipofunção do mecanismo fonatório.

  • B.

    Equilíbrio entre as forças mioelásticas e aerodinâmicas.

  • C.

    Suporte respiratório insuficiente e hipofunção do mecanismo fonatório.

  • D.

    Suporte respiratório insuficiente e hiperfunção do mecanismo fonatório.

A partir da avaliação perceptivo-auditiva da voz de uma paciente do sexo feminino de 20 anos, obteve-se as seguintes medidas de tempo máximo de fonação: média das vogais = 12 segundos; contagem de números = 10 segundos.

Qual seria mais provavelmente o tipo de voz apresentado por esta paciente?

  • A.

    Tensa

  • B.

    Rouca

  • C.

    Áspera

  • D.

    Soprosa

Sobre a terapia das disfagias orofaríngeas neurogênicas, é CORRETO afirmar:

  • A.

    A estimulação térmica não interfere no limiar de excitabilidade do reflexo de deglutição.

  • B.

    Exercícios sensório-motores, exercícios vocais, estimulação térmica e gustativa compõem a terapia indireta e de estimulação.

  • C.

    As manobras compensatórias de deglutição são realizadas na terapia indireta, promovendo facilitação da passagem do bolo alimentar pela orofaringe.

  • D.

    A estimulação gustativa com a utilização de pequenas quantidades de líquido azedo (5 ml) pode facilitar a função de deglutição em pacientes com disfagia neurogênica.

Em relação ao processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, é CORRETO afirmar:

  • A.

    As primeiras palavras são manifestações comunicativas significativas da criança caracterizadas pelo caráter representativo da linguagem.

  • B.

    O uso da linguagem inicia-se somente aos dois anos, quando as crianças produzem suas primeiras palavras dotadas de significação.

  • C.

    A expressão da linguagem é manifestada um pouco mais tarde que a com-preensão, sendo um marco do desenvolvimento lingüístico infantil.

  • D.

    O surgimento da linguagem oral pode ser observado pela manifestação seqüencial dos componentes pragmáticos, semânticos e fonológicos.

Em relação à avaliação de linguagem de crianças pequenas, é CORRETO afirmar:

  • A.

    A avaliação da imitação com e sem o modelo tem o mesmo significado para o observador.

  • B.

    Considera-se significado convencional quando a criança dá ao objeto uma função simbólica, substituindo-o adequadamente.

  • C.

    O fato de uma criança desistir de uma atividade diante de um obstáculo é um dado significativo para o terapeuta, considerando-se que a maioria das crianças não persiste numa mesma atividade diante de obstáculos.

  • D.

    Ao se observar a interação da criança com os objetos, algumas delas apre-sentam manipulações superficiais e outras mantêm a exploração por um tempo prolongado, sendo este um dado bastante significativo na avaliação da linguagem oral.

Em relação às alterações no desenvolvimento da linguagem, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    O gap entre a idade mental e a idade lingüística pode ser considerado um fator de risco para a ocorrência de alterações de linguagem.

  • B.

    Retardo ou atraso de linguagem referem-se ao mesmo tipo de alteração e as diferentes terminologias são simplesmente variações de nomenclatura.

  • C.

    No processo de avaliação da linguagem, a identificação do que é ou não um problema é anterior à avaliação propriamente dita e envolve o discernimento entre variação da performance lingüística e alteração de linguagem.

  • D.

    A intersecção do conteúdo, da forma e do uso da linguagem engloba os componentes da linguagem que devem ser avaliados, entretanto, a ruptura na integração destes componentes não caracteriza alteração de linguagem.

Em relação à avaliação da linguagem, é CORRETO afirmar:

  • A.

    A avaliação pragmática envolve a observação dos aspectos funcionais da comunicação através da análise dos atos comunicativos da criança.

  • B.

    Na avaliação da fluência, analisa-se a velocidade de fala do indivíduo, para identificar o grau de severidade da gagueira.

  • C.

    A coleta de amostra da fala espontânea não se faz relevante no processo de avaliação fonológica, visto que a nomeação e a repetição são ferramentas mais eficazes para a análise dos processos fonológicos.

  • D.

    As habilidades dialógicas como, por exemplo, indicação de turno comunicativo e inserção de novos tópicos no processo comunicativo não são de grande relevância na avaliação pragmática, visto que devemos nos ater basicamente à intenção comunicativa da criança.

Em relação ao tratamento das alterações da linguagem oral, é CORRETO considerar:

  • A.

    O uso de linguagem metafórica do autista refere-se à habilidade de compreensão e domínio do sentido figurado.

  • B.

    Como o transtorno de Asperger é manifestado pelo comprometimento prag-mático, deve-se estimular principalmente a intenção comunicativa.

  • C.

    O programa fonoaudiológico de promoção da fluência privilegia o tratamento para interrupção das rupturas, visto que as alterações de tensão, respiração, voz e motricidade orofacial são consideradas irrelevantes nesses pacientes.

  • D.

    Os tratamentos dos distúrbios específicos de linguagem devem privilegiar a imitação, visto que a linguagem é adquirida por meio da imitação de modelos fornecidos pelo adulto, conforme propõe o modelo gerativista.

Em relação à apropriação da escrita considera-se INCORRETA a afirmação:

  • A.

    A maioria dos sistemas de escrita são mistos, ou seja, são logográficos e silábicos / alfabéticos.

  • B.

    A consciência fonológica é uma habilidade metalingüística caracterizada pela descoberta do fonema.

  • C.

    A linguagem escrita, assim como a linguagem oral, é uma habilidade desenvolvida por todos os indivíduos.

  • D.

    O objetivo maior da linguagem escrita é possibilitar uma representação convencional de conteúdos lingüísticos.

O exame otoneurológico tem como objetivos, EXCETO:

  • A.

    Sugerir um prognóstico.

  • B.

    Identificar o fator etiológico do exame otoneurológico.

  • C.

    Identificar se existe ou não distúrbio em alguns dos sistemas relacionados ao equilíbrio e ao posicionamento do corpo no espaço.

  • D.

    Realizar dois principais diagnósticos diferenciais: patologia central, em que o distúrbio é situado acima da entrada do VIII par no tronco encefálico, ou patologia periférica, em que o distúrbio é situado abaixo da entrada do VIII par no tronco encefálico.

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