Questões de Fonoaudiologia da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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Um homem de 56 anos acorda referindo que perdeu a audição do lado direito. Nunca teve nenhum problema auditivo, nega dor e infecção, de repente acorda surdo, com zumbido e tontura. Trata-se de uma surdez súbita unilateral. Os possíveis resultados da audiometria tonal limiar, da imitanciometria e do Weber audiométrico são respectivamente:

  • A. limiar auditivo normal na orelha esquerda e perda auditiva mista de grau moderado com configuração horizontal na orelha direita; curvas tipo A bilateralmente, reflexos acústicos contralaterais direito ausentes por aferência e esquerdo ausentes por eferência; Weber lateralizando para a esquerda em todas as frequências.
  • B. limiar auditivo normal na orelha esquerda e perda auditiva condutiva de grau moderado com configuração ascendente na orelha direita; curvas tipo A na orelha esquerda e tipo B na orelha direita, reflexos acústicos contralaterais direito ausentes por aferência e esquerdo ausentes por aferência e eferência; Weber lateralizando para a direita em todas as frequências.
  • C. limiar auditivo normal na orelha esquerda e perda auditiva neurossensorial de grau profundo com configuração descendente na orelha direita; curvas tipo A na orelha esquerda e tipo B na orelha direita, reflexos acústicos contralaterais direito ausentes por aferência e eferência e esquerdo presentes; Weber indiferente em todas as frequências.
  • D. limiar auditivo normal na orelha esquerda e perda auditiva neurossensorial de grau moderado com configuração descendente na orelha direita; curvas tipo A bilateralmente, reflexos acústicos contralaterais direito ausentes por aferência e esquerdo presentes; Weber lateralizando para a esquerda em todas as frequências.
  • E. limiar auditivo normal na orelha esquerda e perda auditiva condutiva de grau moderado com configuração ascendente na orelha direita; curvas tipo A na orelha esquerda e C na orelha direita, reflexos acústicos contralaterais direito ausentes por aferência e esquerdo ausentes por eferência; Weber lateralizando para a direita em todas as frequências.

A linguagem é um tema central da fonoaudiologia, muitas vezes ela está na origem e na solução de muitos problemas. Nesse sentido, é importante conhecer as teorias de linguagem. Relacione as teorias de linguagem às suas características.

1 – Teoria Inatista - Chomsky

2 – Teoria Construtivista - Piaget

3 – Teoria Sociointeracionista - Vygotsky

Trata da linguagem como um conhecimento, e, assim, sua aquisição (e seu desenvolvimento) não é nada mais que a atualização de um saber prévio, biologicamente determinado.

Nessa proposta, a mente deverá ser um produto futuro, fruto da atividade de um corpo que se constitui numa circunstância de natureza social, num processo histórico, uma vez que aborda um movimento denominado “formação social”.

Segundo o autor dessa teoria, “os fatores sociais nada explicam, por si só, se bem que sua intervenção seja necessária para o desabrochar da razão”.

Essas características referem-se respectivamente às teorias:

  • A. 1 – 2 – 3.
  • B. 2 – 1 – 3.
  • C. 3 – 2 – 1.
  • D. 1 – 3 – 2.
  • E. 3 – 1 – 2.

O processo de aquisição de linguagem que inclui diversas categorias, envolvendo aspectos funcionais da comunicação, atos de fala, trocas de turno e funções comunicativas denomina-se:

  • A. fonético.
  • B. fonológico.
  • C. semântico.
  • D. sintático.
  • E. pragmático.

Em relação ao desenvolvimento da aquisição da linguagem escrita, analise as afirmativas a seguir.

I. O estágio de adivinhação linguística caracteriza-se pela aquisição de um vocabulário visual, a criança é capaz de reconhecer um pequeno grupo de palavras como se fossem desenhos.

II. No estágio logográfico há o desenvolvimento do léxico logográfico, com acesso direto da palavra escrita à memória semântica.

III. No estágio alfabético, a criança inicia o processo de associação fonema-grafema, podendo decodificar palavras novas e escrever algumas palavras simples.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

Analise as afirmativas:

I-Uma das condições necessárias para registro do reflexo acústico é a preservação da orelha interna

II- Deslocamento do pico de máxima complacência (posição de relaxamento) para pressões negativas, em torno de 150daPa sugere presença de líquido em Orelha Média.

III-Reflexo acústico presente em perdas auditivas neurossensoriais podem sugerir problemas cocleares.

IV-Disjunção da cadeia ossicular promove alta mobilidade do sistema tímpano-ossicular.

Estão corretas apenas:

  • A.

    I e III

  • B.

    III e IV

  • C.

    I, II e IV

  • D.

    II, III e IV

  • E.

    I e II

Resultados obtidos na avaliação audiológica de um determinado paciente apontam: orelha esquerda (OE): média tritonal de Via Aérea = 55dB e Índice de Reconhecimento da Fala (IRF): 100% orelha direita (OD): média tritonal de Via Óssea = 55dB e mobilidade normal em orelha média (OM). Em relação aos demais testes, poderemos encontrar:

  • A.

    mobilidade normal em orelha média E; reflexo acústico ipsilateral direto ausente; Índice de Reconhecimento da Fala de 100% em OD.

  • B.

    mobilidade muito reduzida em orelha média E; reflexo acústico contralateral direito ausente; Índice de Reconhecimento da Fala de 68% em OD.

  • C.

    mobilidade reduzida em orelha média E; reflexo acústico contralateral direito presente; Índice de Reconhecimento da Fala de 88% em OD.

  • D.

    mobilidade normal em orelha média E; reflexo acústico contralateral direito ausente; Índice de Reconhecimento da Fala de 20% em OD.

  • E.

    mobilidade muito reduzida em orelha média E; reflexo acústico ipsilateral esquerdo ausente; Índice de Reconhecimento da Fala de 92% em OD.

Sobre os Potenciais Auditivos Evocados podemos afirmar que:

  • A.

    são sinais elétricos gerados pelo SN em resposta a estimulação acústica e/ou visual

  • B.

    são classificados, segundo o período de latência das respostas, em precoces, médios e tardios

  • C.

    são utilizados para triagem auditiva neonatal

  • D.

    investigam a relação entre as características dos potenciais e o processamento da informação

  • E.

    utilizam cliques de amplo espectro de freqüência para análise das respostas

As características eletroacústicas referentes ao ganho acústico, saída máxima e resposta de freqüência, definidas durante o processo de seleção e indicação de uma prótese auditiva, baseiam-se, respectivamente, nos seguintes dados:

  • A.

    limiares tonais por via aérea e óssea; limiares de desconforto, configuração audiométrica

  • B.

    imitanciometria; limiares tonais por via aérea; mensurações com microfone sonda

  • C.

    índice de reconhecimento da fala; reflexo acústico contralateral e ipsilateral; configuração audiométrica

  • D.

    limiares de desconforto; mensurações com microfone sonda; logoaudiometria

  • E.

    limiares tonais por via aérea e óssea; índice de reconhecimento da fala; limiares de desconforto

Na literatura especializada é possível observar estudos que analisam e estabelecem relações entre a linguagem e o jogo simbólico. Na hierarquia da brincadeira simbólica, os esquemas simbólicos representam a fase que se caracteriza por:

  • A.

    uso não convencional de objetos e sua exploração ser de maneira rápida e superficial

  • B.

    uso, somente de objetos substitutos, com exploração das propriedades físicas dos mesmos

  • C.

    reproduções curtas das atividades de rotina da criança através do brinquedo

  • D.

    exploração sensório-motora com predominância para os movimentos de bater e jogar

  • E.

    transição entre o período sensório-motor e o uso convencional de objetos

O uso do conhecimento prévio do assunto e de recursos cognitivos próprios do leitor para estabelecer antecipações e fazer previsões sobre o conteúdo do texto lido se refere ao modelo de decodificação e compreensão da leitura conhecido como:

  • A.

    modelo interativo

  • B.

    modelo Top-Down

  • C.

    modelo Bottom-Up

  • D.

    modelo de Aproximação Visual

  • E.

    modelo de Decodificação Sequencial

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