Questões de Fonoaudiologia da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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O erro ortográfico denominado "Junção/Separação inadequada das palavras" está relacionado à dificuldade da criança para:

  • A.

    fazer a segmentação silábica das palavras e identificá-las nas sentenças

  • B.

    fazer a segmentação fonêmica das palavras e identificá-las nas sentenças

  • C.

    escrever corretamente, devido a influência dos erros da fala

  • D.

    compreender a variação de categorias de palavras e identificá-las nas sentenças

  • E.

    fazer a correspondência grafema-fonema de forma adequada nas sentenças

Nas afasias semânticas o distúrbio de linguagem observado se caracteriza por:

  • A.

    incapacidade para compreender palavras isoladas

  • B.

    incapacidade para compreender sentenças completas

  • C.

    dificuldade para as palavras de baixa frequência na fala

  • D.

    dificuldade para escrever e ler palavras isoladas

  • E.

    incapacidade para manter a fluência na fala espontânea

A área de Broca, cuja lesão resulta em desordens motoras da fala, localiza-se em:

  • A.

    área auditiva primária do lobo temporal

  • B.

    área visual primária do lobo occipital

  • C.

    giro pós-central do lobo parietal

  • D.

    giro supra-marginal do lobo parietal

  • E.

    giro frontal inferior do lobo frontal

Na criança com autismo, a linguagem se encontra seriamente comprometida, pois não há intenção comunicativa. Esse aspecto da linguagem se refere ao aspecto:

  • A.

    semântico da linguagem

  • B.

    sintático da linguagem

  • C.

    gramatical da linguagem

  • D.

    pragmático da linguagem

  • E.

    morfológico da linguagem

Faça a correspondência entre os músculos mastigatórios e sua função:

A. Músculos depressores da mandíbula

B. Músculos elevadores da mandíbula

( ) m. pterigóideo medial

( ) m. pterigóideo lateral

( ) m. temporal

( ) m. digástrico

A alternativa que apresenta a correspondência correta é, respectivamente:

  • A.

    B A B A

  • B.

    B A A B

  • C.

    A B A B

  • D.

    A A B B

  • E.

    A B A A

As alterações anatômicas encontradas na fissura submucosa oculta ocorre devido à:

  • A.

    não fusão dos processos palatinos laterais do palato primário e do septo nasal

  • B.

    falta de fusão dos processos maxilares com os nasais medianos

  • C.

    não fusão das placas ósseas e musculares, pois só ocorre a fusão da mucosa

  • D.

    falta de fusão dos processos palatinos entre si e com o septo nasal

  • E.

    uma hipoplasia do músculo da úvula e uma disjunção da musculatura velar na superfície nasal

Analise as afirmativas em relação às alterações de fala decorrentes das alterações músculo-esqueletais:

I. As distorções de fala só ocorrem quando há uma má formação anatômica

II. Nos indivíduos portadores da classe II podemos encontrar o ceceio lateral em razão do posicionamento elevado do dorso médio da língua

III. Os sons sibilantes são os mais afetados pelas alterações oclusais

IV. O ceceio anterior não é esperado em nenhuma fase o desenvolvimento dento - esqueletal da criança

V. Nas mordidas cruzadas o deslizamento lateral da mandíbula, favorece a distorção dos fonemas sibilantes

Está (ao) correta (s) apenas:

  • A.

    III e V

  • B.

    II, III e V

  • C.

    I, II, III e V

  • D.

    I, III e V

  • E.

    I, II e V

Marque a característica que podemos encontrar no quadro de uma criança de sete anos que recebeu o diagnóstico de desvio fonoaudiológico de origem funcional:

  • A.

    sinais de alterações neurológicas importantes, como quadros epiléticos

  • B.

    pequeno déficit auditivo prejudicando a percepção para a fala

  • C.

    alterações músculo-esqueletais nos órgãos fonoarticulatórios

  • D.

    déficit cognitivo com prejuízo da compreensão da linguagem

  • E.

    processos normais persistentes na fala que estão além do esperado para sua idade

Assinale entre as alternativas abaixo o local da lesão que determina a disartria atáxica :

  • A.

    neurônios motores inferiores

  • B.

    gânglios basais associados a núcleos do tronco cerebral

  • C.

    neurônios motores superiores

  • D.

    cerebelo e/ou conexões

  • E.

    neurônios motores inferior e superior

De acordo com Behlau e Pontes (1990 e 1995), as disfonias podem ser classificadas em:

  • A.

    funcionais e comportamentais primárias e secundárias

  • B.

    comportamentais e estruturais primárias e secundárias

  • C.

    funcionais, organo-funcionais e orgânicas

  • D.

    funcionais e orgânicas primárias e secundárias

  • E.

    estruturais e orgânicas primárias e secundárias

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